Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 2 de outubro de 2008

QUEM É QUEM EM CASCAVEL?

ADERBAL DE MELLO
Candidato a prefeito pelo PT, coligação Vida Nova. Disputa o cargo de prefeito pela PRIMEIRA vez. Vereador de 5 mandatos consecutivos, Aderbal, advogado de formação, é um dos candidatos mais preparado desta eleição. Autor de vários projetos importantes para Cascavel na Câmara de Vereadores e um dos que mais conhece o sistema Legislativo e Executivo do quadro de vereadores e candidatos a prefeito nesta eleição. Foi procurador do Município de 2001 até meados de 2002. Sua eleição ainda é uma incógnita.

EDGAR BUENO
Candidato a prefeito pelo PDT, coligação Cascavel para Todos. Disputa o cargo de prefeito pela QUINTA vez. Deputado estadual eleito três vezes, uma delas cumprindo o mandato pela metade, e nesta, também poderá cumprir somente metade, se eleito prefeito. Edgar desde 1992, disputa todas as eleições de prefeito ou deputado, não disputou em 2002, na ocasião estava prefeito. Das 4 candidaturas a prefeito que já disputou, perdeu três, venceu apenas uma.É o único candidato sem formação profissional (diploma), embora tenha conhecimento político administrativo muito além de muitos político do Paraná. Edgar tenta pela quinta vez chegar a prefeitura.

PROFESSOR IVANILDO CLARO
Candidato a prefeito pelo PSol, coligação Cascavel Socialista. Disputa o cargo de prefeito pela primeira vez, aliás, nunca disputou eleição partidária. Ivanildo traz em seu programa de governo, projetos socialista para a cidade, sua candidatura veio para colocar o partido em evidência nesta eleição. Sem estrutura, Ivanildo é a novidade nesta eleição.

CHICO MENIN
Candidato a prefeito pelo PR, coligação Política Nova. Disputa a cadeira de prefeito em Cascavel pela PRIMEIRA vez, foi prefeito em Santa Teresa do Oeste por três oportunidades, duas delas consecutivas. Menin traz propostas de industrialização e algumas até mirabolantes em seus discursos. Para alguns, uma novidade, para outros apenas mais um candidato a prefeito. Sua campanha é vista pelos concorrentes ao cargo, como uma campanha demagógica.

LÍSIAS TOMÉ
Candidato a reeleição para prefeito pelo PSC, coligação O Ser Humano em Primeiro Lugar. Disputa a cadeira de prefeito em Cascavel pela SEGUNDA vez, seu mandato atual é discutido pela população nos quatro cantos da cidade. Alguns avaliam como bom, outros nem tanto. Lísias foi secretário de Saúde do Município de 1998 à 2000, candidato a deputado federal em 2002 pelo PPS, fazendo mais de 22 mil votos somente em Cascavel, eleito prefeito em 2004 com mais de 48% dos votos, mais de 66 mil sufrágios nas urnas. Lísias executou muitas obras no município, mas parece que a população não reconhece obras como boa administração.

MARLISE DA CRUZ
Candidata a prefeita pelo PV, coligação Honestidade e Trabalho. Disputa o cargo pela PRIMEIRA vez. Marlise foi vereadora em três ocasiões, presidente do Legislativo Cascavelense e é a vereadora mais votada de todos os tempos em Cascavel pelo índice de votos da população da época. Marlise vem para disputa com “feras” da política nativa, mas não demonstra “medo”, tem tido comportamento diferenciado dos demais candidatos, possuidora de conhecimento acima de muitos do que estão na disputa, possui um currículo com três faculdades, especialista em Meio Ambiente sem contar o cargo de Chefe da regional do IAP em Cascavel por mais de 6 anos. A candidata espera ser a surpresa nas urnas.

SALAZAR BARREIROS
Candidato a prefeito pelo PP, coligação Uma Cascavel + Forte para Todos. Disputa o cargo de prefeito pela TERCEIRA vez. Salazar foi eleito prefeito em 1988 e voltou a comandar a prefeitura em 1997. O candidato conta ainda em seu currículo duas candidaturas a deputado, uma federal e outra estadual. Nesta campanha, Salazar prega desenvolvimento industrial, educação e saúde. Seus adversários o criticam pela idade, embora ele mesmo se defenda, dizendo que a idade só lhe proporciona conhecimento. Salazar conta com apoio da população e é no momento um dos que poderá governar o município nos próximos 4 anos. Sua ficha de obras é de dar inveja a qualquer prefeito que passou pela prefeitura.

0 comentários: