Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sábado, 9 de janeiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 09 01

GAZETA MUNDIAL 09 01

www.gazetamundial.com.br

Rolo, confusão e coisarada

Transcorria tudo dentro da normalidade a transmissão de cargo do prefeito de Cascavel, Edgar Bueno (PDT), ao vice, Jadir de Mattos (PTB). Pelo menos até o final da tarde de quinta-feira, quando um comunicado inesperado do vice-prefeito aos membros do PTB, incendiou o partido. Uma reunião convocada às pressas para resolver o problema foi convocada e, depois de muita discussão e análises, Jadir voltou atrás e aceitou assumir o cargo de prefeito, cobrindo as férias de Edgar Bueno. Acontece que Jadir ficou sabendo que Edgar sairia de férias, mas não deixaria de atender na prefeitura, passaria de vez em quando no Paço para dar uma olhada de como Jadir estaria administrando. Isto bastou para que Jadir recuasse e não quisesse mais assumir a Prefeitura, disse aos membros do partido que não era criança para assumir o cargo por poucos dias e ainda sem ter a tranqüilidade para administrar, uma vez que Edgar ficaria em seu calcanhar.

O retorno

Ontem durante a transmissão de posse do prefeito Edgar Bueno ao vice Jadir de Mattos, Edgar disse que em 15 dias estará de volta ao Paço, inclusive assumindo a cadeira de prefeito, pois a Legislação Municipal (Lei do município) não permite que o prefeito se ausente mais do que 15 dias do cargo. Porém, salientou que mesmo retornando e assumindo a cadeira de prefeito por um dia, entrará novamente de férias por mais 15 dias. Deste modo, Edgar argumentou que não fere a Legislação municipal.

Sem tinta

Conforme a coluna publicou esta semana, o prefeito em exercício, Jadir de Mattos (PTB) no ato de sua posse, quando na pose para fotografia no momento de assinatura do decreto e que somente Edgar Bueno assinou, Jadir satirizou e disse: “eu não vou assinar, minha caneta não tem tinta”.

Falida

O prefeito Edgar Bueno está mesmo mudado. No momento que foi convocado para o discurso de transição do cargo a Jadir de Mattos, convocou os presentes para se aproximarem uma vez que não tinha sistema de som no cerimonial e satirizando disse: “cheguem mais perto, essa Prefeitura está falida, nem som tem mais”.

Ex-inimigos

Durante a transmissão de cargo do prefeito Edgar Bueno ao vice Jadir de Mattos, Edgar convocou seus ex-inimigos declarados e que ora são membros do PTB – partido que assume o cargo de prefeito depois de mais de 40 anos -, Renato Silva e Arnaldo Curioni. Edgar lembrou que Curioni veio da Bahia para prestigiar o evento que foi a posse de um membro do PTB como prefeito de Cascavel.

Os ausentes

Mesmo que a maioria dos secretários estivesse presente na solenidade de posse do vice-prefeito Jadir de Mattos (PTB), as ausências dos secretários da Educação, Maristela Becker; da Acesc, o presidente Léo Rigon; da Projur, Kennedy Machado; da Ação Social, Rosaldo Chemin e da Agricultura, João Cunha Junior foram notadas pela imprensa que cobriram o ato.

Os presentes

Ao contrário do secretariado da prefeitura de Cascavel que na maioria participaram da solenidade de posse do vice-prefeito Jadir de Mattos, como prefeito em exercício, a Câmara Municipal que conta com 15 vereadores, apenas três legisladores prestigiaram o evento. Robertinho Magalhães (PMN), Nelsinho Padovani (PMDB) e João da Tropical (PTB), os demais estão curtindo férias nos litorais por este Brasil a fora.

Para finalizar I

Durante o discurso de posse de Jadir de Mattos, o vereador e presidente do PTB local, João da Tropical disse que o plano 12, plano de governo da coligação vitoriosa na eleição de 2008, está sendo cumprido, só não vê quem não quer ver! Será?

Para finalizar II

Já o prefeito empossado Jadir de Mattos declarou que humildemente conversou com cada secretario e disse a cada um deles que conhecem suas pastas para que continuem realizando o que vinha sendo feito, não terá nenhuma alteração no cronograma administrativo nesses dias que ficará prefeito. Entretanto, utilizou o espaço para agradecer a equipe de governo. “Estamos completando um ano de governo sem que houvesse uma mudança de secretário sequer. Se chegaram até aqui e se nada atrapalhar na vida particular de vocês, nós teremos vocês até o final do mandato”.

Desapropriação da Praça

O secretário de finanças do Município de Cascavel, Luiz Frare, confidenciou a coluna ontem, que a desapropriação da Praça Wilson Joffre foi um ato importantíssimo, pois além de economizar cerca de R$ 25 milhões, libera a Prefeitura para buscar mais recursos, e o endividamento do município baixará com a desapropriação. Porém, informou que se a família detentora do Precatório não assinar a desistência no processo que tramita na Justiça, a desapropriação poderá não ser efetivada, ou melhor, o pagamento da desapropriação poderá não ocorrer.

DIZEM QUE...

... a última vez que o PTB de Cascavel esteve no poder foi em 1965 à 1968, com Odilon Reinhardt (PTB). Será verdade?

... Jadir de Mattos vai implantar a sala da transparência na prefeitura de Cascavel, já que sempre pregou que a transparência é tudo na política. Será verdade?

... perguntaram a um ex-prefeito de Cascavel qual a melhor “copa” que ele viu até hoje. E este respondeu: a melhor copa que vi, foi a “copa” do gabinete, em março de 2006. Será verdade?

0 comentários: