Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 7 de janeiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI

www.gazetamundial.com.br

GAZETA MUNDIAL 07 01


ELEIÇÃO DA MESA


A eleição da Mesa Diretora para o biênio 2011/2012 da Câmara Municipal de Cascavel é o assunto nos bastidores políticos da cidade. Como é ano eleitoral e muitos acordos acontecerão, a eleição da Mesa Diretora e a escolha do presidente para o próximo biênio é discutido neste início de ano mesmo no período de recesso parlamentar. Vereadores que não viajaram de férias, estão articulando a formação de um novo grupo para administrar o biênio 2011/2012. Segundo as informações, mesmo que ainda tímidas, dão conta que vereadores que pertencem a base do governo municipal no Legislativo, querem “negociar” antes do pleito eleitoral deste ano a presidência da Câmara. Nomes como Marcos Rios e Léo Mion (PSDB) e João da Tropical (PTB) vem ganhando força, porém, corre por fora, Mario Seibert (PTC) e Paulo Bebber (PR). O acordo de proposta para obter o apoio do Executivo é simples, os vereadores apóiam o candidato a deputado estadual do prefeito e em troca, o prefeito elege o escolhido pelo novo grupo.

Julgamento

Será julgado na próxima terça-feira (12), o agravo de instrumento impetrado pela Prefeitura de Cascavel que tenta reverter a decisão da MM. Juíza de direito da segunda Vara Civil de Cascavel, que determinou ao município que aumente os salários dos procuradores municipais.

O jardineiro

O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, parece mesmo imbuído de “boas idéias”. Declarou na imprensa que pretende durante as férias pensar no paisagismo da área externa do Teatro Municipal que ora está em construção. Edgar declarou ainda que pretende entregar o Teatro a população com o paisagismo pronto em agosto. Para uma cidade com cerca de 300 mil habitantes que necessita urgente de uma administração que possa pensar como suprir as necessidades da Saúde, Educação, Segurança, o prefeito quer pensar em paisagismo. Esta é a nossa Cascavel do momento!

Projeto vetado

O projeto que revogou a Taxa de Sinistro cobrado junto ao IPTU em Cascavel foi vetado pelo prefeito Edgar Bueno. O Projeto segue agora para a Câmara aprovar ou rejeitar o veto no início de fevereiro. O Corpo de Bombeiros articulou junto ao Executivo e o próprio Legislativo depois da Lei revogada, e conseguiu o primeiro intento, mesmo que a Taxa de Sinistro cobrada pelo Município, seja considerada inconstitucional.

O povo paga

Cascavel mantém a cobrança de um imposto para repassar verbas ao Corpo de Bombeiros que seria obrigação do Estado. Como nossos vereadores não conseguem manter o que votam e aprovam, possivelmente irão manter o veto do prefeito e fazer com que a população pague mais este imposto, mesmo sendo inconstitucional.


Na bronca I

O deputado federal do PT paranaense, André Vargas declarou esta semana que o partido ficou refém do senador Osmar Dias (PDT) quanto a candidatura ao governo do Paraná. Segundo André Vargas, que não é simpático a aliança com o senador Osmar Dias para disputar o governo do Estado, cutucou-o dizendo que o “impasse” se deve ao fato de o senador pedetista “ainda sonhar em ser o candidato do prefeito de Curitiba, Beto Richa (PSDB)”. A bronca com o senador não é só de integrantes do PT paranaense, ela existe em Cascavel também.

Na bronca II

Em Cascavel, o repúdio a candidatura de Osmar Dias ao governo do Estado vem se tornando cada vez mais discutido nos bastidores políticos. As análises feitas por eleitores são de que se Osmar Dias se eleger governador, Cascavel ficará a mercê do prefeito Edgar Bueno, e isso não vem agradando a oposição e também parte da situação. Ao senador resta escolher o caminho que quer trilhar, ou declara que o prefeito é apenas mais um na sua campanha, ou terá sérios problemas para agrupar os “desconfiados” de que serão “capachos” de Edgar.

Elas vão partir

As capivaras do Lago Municipal de Cascavel finalmente vão partir. O secretário do Meio Ambiente do Município, Luiz Carlos Marcon declarou que as 500 capivaras divididas em sete famílias, deverão ser transferidas para a área Indígena do Rio das Cobras em breve.

Fraude do IPTU

O secretário de Finanças da Prefeitura de Cascavel, Luiz Frare, antecipou a coluna que está chegando ao final o processo que investiga a fraude na baixa de IPTU do sistema, executado por dois estagiários no início do ano passado. Frare não quis entrar em detalhes, porém, informou que há possibilidades de existir até assessor de vereador metido na fraude. Quem será? A dúvida continua, pelo menos até o final da investigação!

Multa para Sanepar

A Secretaria do Meio Ambiente de Cascavel deverá multar a Sanepar nos próximos dias. Informações do secretário, Luiz Carlos Marcon são de que o vazamento de dejetos de esgoto da subestação de tratamento do jardim Caravelle, na cabeceira do Lago, acontecido no feriado de Natal, ainda não foi explicado pela Sanepar, apesar de insistentes pedidos de informação da Secretaria. Até o momento não se sabe qual o grau de contaminação foi causado pelo vazamento.

DIZEM QUE...

... o prefeito Edgar Bueno não vai viajar para o exterior em suas merecidas férias que inicia na próxima segunda-feira. Será verdade?

... o ano de 2009 para a prefeitura de Cascavel foi excelente, não baixou a arrecadação, não ficou dívidas para pagar e também não foi feito obras. Será verdade?

... se todos os candidatos a deputado estadual de Cascavel fizerem a quantidade de votos que os puxa-sacos dizem que vão fazer, Cascavel chegará aos 500 mil eleitores já em 2010. Será verdade?

2 comentários:

VLemainski disse...

Luizinho: Aposto no Leo Mion como o novo presidente da Câmara. Tem talento, coragem, dinamismo e competência. Não quero desmerecer os outros, mas acho que a vez é do Leo.

magno disse...

Quanto a camara acredito que nao muda muita coisa o presidente deve ser o marcos damaceno que segundo alguns vereadores realizou um bom trabalho e deu bastante emprego. Quanto ao senador osmar dias nao da mais para discutir o seu nome a sua indecisao chega a ser ridicula tem medo de assumir um lado essa demora vai ser fatal