Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

coluna Luiz Nardelli

www.gazetamundial.com.br

GAZETA MUNDIAL 06 01

O QUE MUDOU?

Arnaldo Curioni, ex-presidente do PTB cascavelense, depois de um longo período afastado da cidade, curte férias neste início de ano com familiares no município. Curioni tem se reunido com membros do partido e articulado junto a eles, uma possível candidatura a deputado estadual e federal do partido. Inclusive, Curioni tem se colocado a disposição do PTB para concorrer a uma cadeira para o Legislativo paranaense neste ano. Se bem que por muito tempo, Curioni esteve a frente do partido e não foi este articulador que demonstra ser hoje, será que os quatro anos na Bahia, local onde esteve todo este tempo, mudou suas posições e opinião sobre a política de Cascavel e do Paraná?


Candidatura

A pré-candidata ao governo do Paraná pelo PT, Lygia Pulpatto, tem agendada reunião com os colaboradores de campanha para hoje no período da manhã em Curitiba. A pauta da reunião não foi divulgada, entretanto, os colaboradores da pré-candidata imaginam que o assunto não será outro, senão a discussão sobre a sua candidatura.


Sem apoio

O certo é que toda essa discussão sobre candidatura do PT paranaense ao governo do Estado, ainda está no campo das especulações, haja vista que Lygia Pulpatto não tem o apoio da direção estadual do partido. Segundo informações, o partido ainda sonha com uma coligação com Osmar Dias do PDT para vencer as eleições do Estado.


Escolha pessoal

Lygia não é daquelas militantes apaixonada ou orgânica do PT, sua escolha para a Secretaria de Ciência Tecnologia e Ensino Superior não foi indicação do PT, mas sim, uma escolha pessoal do governador Roberto Requião (PMDB). Diante desses fatos, o certo mesmo é que o PT aguarda um “ok” do senador Osmar Dias para uma possível coligação, para daí tomar as decisões de como será a campanha eleitoral no Paraná.


Malandragem na política

Cascavel já viu de tudo quando o assunto é política. Passa eleição e vem eleição e a “malandragem” é sempre a mesma. A população brasileira cai como “patinhos” na malandragem feita nos porões do poder, tais como as propinas pagas pelos governantes a seus apaniguados. É dinheiro na cueca, dinheiro na meia, mensalinho, mensalão, valerioduto, caixa II, compra de votos, enfim, acaba aparecendo de tudo a respeito de nossos representantes.


Técnicas antigas

Como muitos dos políticos não conseguem mais explicar ao seu eleitorado tantas maracutaias existentes dentro dos poderes Legislativos e Executivos, a estratégia para esta campanha é buscar as técnicas antigas, ou seja, o dinheiro deve ser colocado dentro de envelopes, de preferência “amarelos”, ou então, dentro do famigerado “saquinho” de panificadora como já foi feito em um município do Paraná, quando no pagamento de “mensalinho” a alguns vereadores. Afinal, tanto os envelopes amarelos quanto os saquinhos, tiveram e terão o mesmo destino, o “lixo”.


Aventuras jurídicas

A imprensa cascavelense não cansa de noticiar que por aqui, mais precisamente na Procuradoria Jurídica do Município o que não falta são aventuras jurídicas. Sem o devido conhecimento, ou até mesmo por questões políticas partidárias, o departamento Jurídico da Prefeitura de Cascavel, na pessoa do procurador nomeado, Kennedy Machado, tem colocado o prefeito Edgar Bueno em algumas situações vexatórias, bem como causado prejuízos ao Município.


Mãos de ferro

Demonstração de perseguição política faz com que o Procurador Jurídico do Município, Kennedy Machado, comande o órgão Jurídico com mãos de ferro. O procurador, nomeado, diga-se de passagem, não ouve os demais procuradores, tão pouco possibilita aos secretários qualquer opinião acerca de assuntos Jurídicos, mesmo que sejam assuntos pertinentes as suas respectivas pastas.


Perda de Prazo

O município de Cascavel, além de perder o prazo para defesa na Justiça em 3ª instância sobre o imbróglio do Calçadão da Avenida Brasil, ainda terá que pagar cerca de R$ 200 mil de honorários à um escritório de Curitiba que fora contratado para defender o caso e que, por falta de diálogo entre o procurador Kennedy Machado e o representante do escritório contratado, acabaram por perder o prazo e a população cascavelense terá que pagar mais essa conta, além é claro, de aproximadamente R$ 12 milhões do contrato do Calçadão que é quem deu a origem de toda estão questão jurídica.


Novo prefeito

A partir das 10h30 desta sexta-feira, Cascavel terá um novo prefeito. Jadir de Mattos (PTB). Vice-prefeito da cidade assume o comando da prefeitura por 30 dias em substituição ao titular do cargo, Edgar Bueno que entrará de férias. A transmissão do cargo será feita no gabinete do prefeito na presença de secretários, servidores, autoridades e personalidades políticas de Cascavel e região. O PTB espera contar com a presença no evento do deputado federal Alex Canziani e estadual, Fábio Camargo ambos do PTB.


DIZEM QUE...

... alguns “gaiatos” estão elaborando faixas para a transmissão do cargo de prefeito a Jadir de Mattos com os seguintes dizeres, “agora é o povão no poder”. Será verdade?

... mendigos com garrafas de cachaça estão freqüentando o “motel da mata” na rua Manaus em Cascavel, mais precisamente no parque Vitória, trocando a cachaça por momentos sexuais com índias que estão acampadas naquele local. Será verdade?

... enquanto as capivaras do Lago Municipal de Cascavel não vão para a área indígena do Rio das Cobras, os índios e índias daquela área vem para Cascavel. Será verdade?

1 comentários:

Anônimo disse...

Nardelli,o Maleski recebeu algum $$ pra colocar propaganda do Frangão no blog dele ?
Pergunto, pois, está lá com titulo "prestando contas", como se aquele dinheiro do ministério da saude
enviado diretamente aos municipios citados no informe do deputado, tivesse alguma relação com o nobre deputado galináceo.
é meramente um folheto onde o frangão agradece o ministro por enviar verba aos municipios onde ele tem eleitorado,
inclusive deixa bem claro no informativo " ESTAS LIBERAÇÕES NÃO PROVEM DE INTERVENÇÕES PARLAMENTARES (LEIA-SE FRANGÃO OU QUALQUER OUTRO DEPUTADO),
ou seja, está tentando fazer continência com chapéu alheio.....
os menos instruidos olham superficialmente para aquilo e acham que é dinheiro que o frangão trouxe.....