Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 29 de junho de 2011

PAGINA REFRESCO EM PÓ

* Por Luiz Nardelli


DILUÍDO E CONCENTRADO

A guerra estabelecida na Câmara de Vereadores de Cascavel entre os próprios legisladores vem transformando aquela Casa de Leis em um verdadeiro “estábulo”. São discursos ofensivos de um lado (oposição) e do outro (situação). Ninguém se entende e tão pouco fala a mesma linguagem. Um quer couro, o outro, plástico. Neste diapasão, vereadores, na sua maioria, ignoram ações do vereador Otto Reis (PDT) que na “boca” da tchurma do Edgar, é um “falador”. Mesmo assim, Otto vem tentando no Ministério Público e ações na Justiça, mostrar o que é ser um vereador. Da mesma maneira, vemos o vereador Julio César (PMDB) brigando sozinho contra o poder Executivo. Não se trata de uma luta partidária, enfatizam Otto e Julio, até porque, o vereador Otto é do PDT, mesmo partido do prefeito; é uma questão de visão política administrativa, resume Julio César. Tudo na Câmara tem um “por que”. Vereadores que não leem a cartilha do prefeito é colocado na geladeira e as obras para seus “currais” eleitorais são cortados da planilha de execução de obras. Diluído isso tudo, percebe-se que a Câmara de Vereadores nada mais é que um braço do Executivo Municipal funcionando no outro lado da Rua. A concentração desta visão pequena evidencia um comportamento de inoperância legislativa, o que deveria ser banida do dicionário quando se enfatiza a existência de três poderes distintos e independentes.


POSITIVO

Os poderes públicos municipais decidiram pelo expediente normal dos servidores numa sexta-feira, depois do feriado de Corpus Christi. Nada de emendar.


NEGATIVO

A volta do expediente não valeu para todos, uma vez que teve chefe “cumprindo agenda em Curitiba” já na quarta-feira e, claro, emendando o feriadão.


Tatame

As críticas do vereador Julio César (PMDB) com a administração Edgar Bueno (PDT) vêm se transformando em um grande embate político na cidade de Cascavel. Durante a semana que passou a troca de farpas entre os dois protagonistas foi grande, porém, alguns membros da administração e outros mais “chegados” tentaram uma trégua, sem êxito, é claro. A situação, no entanto, poderá ser resolvida no “tatame”: um debate ao vivo entre os dois seria mais do que conveniente neste momento.


A razão

Quem está com a razão neste imbróglio todo? Julio César, vereador de oposição ou o prefeito Edgar Bueno que ora é o mandatário do Município? Ainda é cedo para dizer este está certo, aquele está errado! Mas uma coisa é certa: a discussão do momento sobre uniformes e tênis para alunos da rede municipal de ensino vai longe e não termina tão cedo.


Desgaste

Para o prefeito que deverá buscar a reeleição para a cadeira do terceiro piso do Paço Municipal, o desgaste sobre a licitação dos uniformes e tênis é grande, podendo até manchar a ficha de político “sem mancha”, o “ficha limpa”. Já para Julio César, apesar de sofrer severas críticas do prefeito, ele poderá figurar como um dos nomes capazes de enfrentar Edgar Bueno nas urnas e nos debates. Documentos e denúncias de ambas as partes parecem não faltar para nenhum dos dois na próxima eleição.


144 dias de mandato

O deputado estadual Leonaldo Paranhos (PSC) ofereceu um café da manhã na AMOP na última sexta-feira (24) para divulgar seus atos nos 144 dias de mandato. Durante o evento Paranhos fez uma demonstração dos projetos que protocolou na Assembleia Legislativa e as indicações feitas durante este período. A CPI dos leitos do SUS, projeto da mudança da 15ª SDP/Cascavel foram os assuntos mais questionados. Dentre os diversos projetos, a criação da Secretaria Antidrogas no Estado ainda é um assunto que vai render muita conversa.


Firme no PPS

O ex-chefe de gabinete do governo Lísias Tomé, Vilson de Oliveira (PPS), vem sendo sondado por algumas siglas para engrossar as fileiras de membros do partido. Segundo informações Vilsão ainda não decidiu se fica ou de sai, mas adiantou que continua firme no PPS. Daí, caso o Chico venha a pular de “galho” - ou melhor, de cidade -, ele poderá ser o candidato do partido a prefeito, tudo para não deixar o PPS morrer, já que dificilmente terá uma chapa de vereadores capaz de disputar uma eleição proporcional de igualdade com outras siglas.


ARDE MAS NÃO QUEIMA

A aparição de Marcos Solano no intervalo do Fantástico, mesmo sendo num comercial, movimentou o ambiente político da cidade visto que Solano possui contato direto com a ministra chefe da Casa Civil, Gleisi Hoffmann.

Depois da entrega do condomínio Casa do Professor Moacir Leme da Silva, o prefeito Edgar Bueno e o presidente da Cohavel, Renato Silva, pegaram o gosto e já engataram entregas de casa do assentamento Rivadávia.

Tem obra de reforma e instalação de iluminação pública sendo realizada antes mesmo de ser licitada.

Enfim, o glorioso Estádio Olímpico Regional poderá ser revitalizado. Serão obras de iluminação pública e construção civil. Enquanto isso, o Zoológico continua na mesma; ou seja, jogado aos “bichos”.


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes informaram que a licença para tratamento de saúde do vereador Mário Seibert (PTC) dando lugar para Alcebíades Pereira (PSC) nada tem a ver com os comentários de que Seibert poderia figurar como secretário de uma pasta na administração Edgar Bueno. As paredes disseram que esta discussão só voltará a ser discutida depois da recuperação de Seibert, uma vez que a cirurgia independe de acertos políticos, só depende de uma necessidade urgente.

As divisórias nesta semana não participaram de reuniões secretas, até porque, o PTC está mais próximo do PSC de Paranhos do que do PDT de Bueno. Mas elas chegaram a afirmar em alguns balcões de emprego que a união de PSC com o PTC para as próximas eleições é quase uma certeza. Se assim acontecer, o prefeito Edgar Bueno já tem concorrente, pois até o momento, caminhava “solito” nas vielas da política cascavelense.

Os biombos - depois de presenciar as estratégias do PMDB de dar assento na Câmara para Divino Godói para que este não deixasse a sigla e continuasse no partido -, acabaram presenciando outra situação peculiar. A indicação de Algacir Portes para compor a executiva provisória do PDT de Cascavel foi a saída que o partido encontrou para que Algacir continuasse no PDT, uma vez que o próprio pedetista estava descontente no partido e na administração pública municipal. Algacir na executiva é nome certo do PDT na eleição para vereador em 2012.

Os tapumes de algumas escolas do Município e de outras obras públicas que ora estão em reforma ou construção informaram que tem construtora que sequer mantém um quatro de funcionários registrados. Segundo elas, a construtora “picareta” vai construindo do jeito que dá, pois a fiscalização da Prefeitura no quesito de prazo de entrega e materiais aplicados na obra é omissa. Segundo os tapumes, a omissão não chega a ser de 100%, gira em torno de 25%. Estamos de olho!


CHUPA QUE A CANA É DOCE

E por mais criminoso que possa ser a invasão de hackers na base de dados de computadores da Presidência da República e do Senado, parece que o recado foi dado: no mundo moderno quando estamos “fichados” em bits e bites não há muito que os nossos representantes políticos possam esconder, nem como esconder, da população.

Afinal, o que é mais crime: a invasão dos hackers ou sigilo e a censura oficial destas instituições? Sobrou só uma caninha, patrocinada por hackers. Então, chupa!


CHUTANDO O BALDE

Alguns vereadores de Cascavel deverão chutar o balde e agendar reunião com o prefeito Edgar Bueno a fim de dar uma basta no que vem acontecendo na ciranda partidária que ora está acontecendo na cidade. Segundo vereadores do PR, PSL, PTB e PMN, o PTN que vai caminhar com o PDT na majoritária em 2012 vem se estruturando e está buscando nomes dessas siglas para fortalecer o quadro de possíveis candidatos a vereador. Os vereadores que compõe as siglas acima citadas estão descontentes com a situação, visto serem eles que dão sustentação ao governo no Legislativo e vem prevendo complicações para se elegerem sem os “bagrinhos” que estão migrando para o PTN.


BOCA DE PENICO

O ex-suplente de vereador do PMDB de Cascavel, Divino Godói (agora no PTN), deixou o “manda brasa” e saiu atirando para todo lado. Divino que há tempos é um tipo de representante de associação de bairro que trabalha no intuito de ajudar a comunidade decepciona quando o assunto é política partidária. Não tem uma posição definida sobre o que quer, pula de partido em partido. Pior ainda é quando está em uma sigla e apóia candidato de outra. É mais ou menos um “Maria vai com todos”. Divino faz de uma representação política um verdadeiro prostíbulo. Ainda não conseguiu encontrar um partido que ele possa dizer, o estatuto condiz com minha ideologia, por isso a homenagem no ícone da semana!


DIZEM QUE...

...se os hackers vierem a Cascavel e conseguirem entrar na memória de alguns computadores públicos, o caso dos hackers presidência da República e do senado será esquecido rapidinho. Será verdade?

...o PPS de Cascavel ficará à deriva quando setembro chegar. O nome do partido para candidato a prefeito deixará todos de mãos abanando. Será verdade?

...pensando nisso, membros do PPS de Cascavel, em conjunto com o diretório estadual, poderão rever a executiva e marcar uma nova eleição por aqui. Será verdade?

...os partidos nanicos querem fortalecer a sigla em busca de cadeiras na Câmara de Cascavel, embora eles não queiram nomes que possuam um patrimônio político e façam mais de 1.000 votos. Será verdade?

...com tantas denúncias, “candidato ficha limpa” não poderá ser um slogan da campanha de reeleição de Bueno. Será verdade?


SAIDEIRA

“O prefeito Edgar tem dificuldade no trato. Ele não é nenhum xerife”. Walter Parcianello, presidente do diretório municipal do PMDB, no quadro CBN Entrevista.

0 comentários: