Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 12 de julho de 2011

DILUÍDO E CONCENTRADO

Muitos podem até questionar: a distribuição dos kits de uniformes escolares distribuídos pela Prefeitura aos alunos da rede municipal de ensino não é um ato que se deve enaltecer? Claro que sim, penso eu em minha humilde análise. Mas do que adianta os uniformes escolares para uso de uma ou duas semanas, isso quando esses ainda forem bem cuidados? Antigamente os agasalhos escolares eram bem mais fortes, mesmo com vários meses e até anos de uso ainda eram possíveis de serem utilizados para outros componentes da família, o irmão mais novo. Quem não se lembra daquele “remendo” em “napa” tipo oval colocado na altura do joelho do agasalho para que pudesse ser utilizado sem que ficasse caracterizado de maltrapilho? Hoje não se vê mais remendo em agasalhos, ou melhor, que remendo suportaria estes vestuários que a prefeitura distribui aos alunos da rede municipal de educação? A tecnologia avançada tirou dos alunos a possibilidade de se arrastar ou se jogar ao chão com liberdade e sem preocupação de destruir o agasalho propagado pelo Paço Municipal como sendo de graça. A única graça que podemos ver neste conjunto de “inoperância administrativa”, seja por parte da empresa que vendeu os uniformes aos alunos (filhos) de Cascavel, seja da prefeitura, são os tênis. Além de superfaturados é de baixa qualidade, os uniformes, salvo algumas peças da amostra, não tem nem condição de colocar um “remendo em napa”. Então, a graça fica para os proprietários das empresas envolvidas. Até que se provem o contrário, mas...

POSITIVO

Desde a denúncia da revista Veja sobre a cobrança de propina comandada pelo secretário-geral do PR, Valdemar Costa Neto - que rendia ao partido até 5% do valor de todos os contratos sob a gestão da Valec e do Dnit firmados pelo ministério do Transporte – caíram cinco envolvidos no esquema.

NEGATIVO

Dentre os exonerados, há a relutância em aceitar o afastamento do cargo do diretor-geral do Dnit, Luiz Antônio Pagot – que ficou “famoso” sugerindo à população paranaense que queimassem praças de pedágio como protesto para renegociação de valores. Exoneração só depois das férias de 30 dias.

Os “Gardenal”

Cascavel e região conhecem a dupla “Gardenal” do Bate Rebate do Canal 21 e Catve. Pois bem. Algumas semanas o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Quevedo, foi o entrevistado (debatedor) do programa e lá disparou contra os gestores públicos de Cascavel e conseqüentemente contra o diretor da Secretaria de Saúde, Reginaldo Andrade; este chamado de (Capo) por Quevedo. Não é que o (Rêgi) – para os íntimos – agora quer processar os apresentadores e o Quevedão?

“Gardenal” vencido

O diretor “Rêgi” questionou o presidente do Conselho Municipal de Saúde, José Quevedo, dos motivos que o levou ao programa disparar contra a Saúde Municipal. Para ele, a dupla de entrevistadores são “Gardenal vencido” e isso por si só já desestabiliza o entrevistado. Para tanto, ameaçou o presidente do Conselho em abrir processo contra Quevedo e os “Gardenal” se as ações de denúncias continuarem.


Pente fino

Baseado no que o presidente do Conselho disse aos entrevistadores sobre o processo, e como este colunista faz parte deste contexto – tanto como entrevistador como cidadão cascavelense -, vejo no diretor Reginaldo uma pessoa inconsistente e também despreparada para a função que exerce. Por falar em processos, quando será que a Receita Federal vai fazer um pente fino junto àqueles que têm cargos públicos e que possuem uma riqueza incompatível com o que ganha de proventos recebidos há anos do poder público municipal? Será que alguns diretores e servidores concursados com gratificações altíssimas cairiam no pente fino? Eis a questão, mas a dica está aí!

Rolo compressor

O vereador Alcebíades Pereira (PSC) parece não estar sendo bem aproveitado na Câmara pelo Paço Municipal. A última sessão mostrou pelo menos que, com Alcebíades na Câmara, o rolo compressor da prefeitura (Base) faz a sua parte. A reprovação do requerimento do vereador Otto Reis (PDT) sobre questionamentos da prestação de serviços da Biosfera mostra claramente como se faz articulação com os demais vereadores da base.

Rejeitado

O prefeito Edgar Bueno e sua trupe devem estar se lamentando porque não colocaram o Alcebíades Pereira antes para fazer a articulação entre o Executivo e o Legislativo. Se caso Alcebíades estivesse de articulador antes, muitos dos requerimentos feitos por vereadores da oposição, quase certamente não teriam sido aprovados, inclusive este dos uniformes escolares. A conversa poderia ter morrido no ninho.

Futuro

É quase certo que em um futuro muito próximo, quando o vereador Alcebíades deixar a Câmara - assim que Mário Seibert (PTC) voltar - ele será melhor utilizado na Prefeitura; seja na secretaria de Obras, onde exerce função de encarregado de setor, ou mesmo como articulador do executivo municipal junto ao Legislativo.


MIGUÉ DA MÍDIA

O secretário municipal de administração, Alisson da Luz, está sendo comparado ao cigano Igor - personagem do ator Ricardo Macchi na novela Explode Coração de 1995 que ficou conhecido pela falta de expressão na face na interpretação. Ao contrário do ator, sobra talento ao secretário para manter a mesma face, uma estratégia chamada de cara de “poker”. Não importa qual a pergunta, qual é a denúncia, Alisson enrola, responde, pode até meter um miguelaço, mas fica sempre com a mesma expressão, nem fica vermelho.


ARDE MAS NÃO QUEIMA

A estratégia dos “quatro cavaleiros dos kits escolares” – secretários Alisson, Nath e Kennedy e servidora Miriam - foi: desinformar com explanações difusas e enfadonhas.

Mais impressionante que o cansativo palavrórios dos “quatro cavaleiros” foi o silêncio sepulcral da maioria dos vereadores.

O silêncio da maioria dos vereadores diante dos “quatro cavaleiros” tem pelo menos três significados: 1) eles nunca têm dúvidas sobre o Executivo; 2) eles não tinham nenhuma dúvida sobre as irregularidades dos uniformes; 3) que irregularidades?


Mais impressionante que toda esta cena dantesca foi a nítida tendência do Executivo e até do presidente da Casa em defender a empresa ganhadora da licitação.


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes do HUOP (Hospital Universitário do Oeste do Paraná) disseram que as coisas por lá não serão mais a mesma depois da passagem da CPI do SUS. Algumas salas e quartos serão colocados novamente à disposição como leitos do Hospital. Também as paredes nos disseram que alguns médicos terão a vida devastada pelo Fisco, já que parecem estarem de “gafanhotos”, ou seja, estão na folha, recebem o trato, e o extrato de pagamento, mas não trabalham.

As divisórias do mesmo HUOP não se sentiram tão confortáveis como nos dias em que vigilantes do poder público não estão na cidade. As divisórias temem o pior, ou seja, se levado ao pé da letra a falta de atendimento, a recusa de médicos em fazer cirurgias e a inoperância clínica administrativa por parte de alguns profissionais e a sonegação de leitos, pode até ser necessário o uso das famosas pulseiras prateadas na condução de alguns espertos. Médico fazer 40 horas diárias como foi relatado durante audiência Pública é no mínimo chamar o usuário do SUS de “idiota”.

Os biombos dizem quase tudo. Nesta semana disseram que tem pré-candidato a vereador guardando todo o “retorno” para investir na campanha no ano que vem. Segundo os biombos as reuniões estão sendo feitas em um determinado gabinete refrigerado e que tem o objetivo de solicitar o “retorno” em espécie. Quem é o pré-candidato? Os biombos não revelaram, ainda!

Os tapumes de uma grande obra que ora está em construção nos informaram que se bem medido pelos técnicos que fazem a fiscalização, não será somente queda de Ministro. Tem deputado que terá de dar muita explicação também... Ainda bem que esses tipos de “marginais” não existem em Cascavel, e nem empreiteiros que riscam fora do caderno?

CHUPA QUE A CANA É DOCE

Na política alguns são os fardos, outros os carregadores. Quando o “Falador” aliado do prefeito Edgar Bueno diz que o Aoki chutou o balde mais não deixou o leite derramar é porque sabe das coisas. O “Falador” diz por que já teve lá, então é catedrático no que fala. Segundo consta nos anais do PDT cascavelense, Aoki saiu, mas deixou o filho e a esposa cuidando do ninho. O filho por sinal é nomeado no Procon. Será então que Aoki está tão distante assim de Edgar Bueno? Chupam essa cana enquanto tiver doce, por pode amargar a qualquer momento!

CHUTANDO O BALDE

Gente ligada ao prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT) não consegue assimilar tamanho disparate de alguns ex-aliados. Roberto Aoki chutou o balde do PDT e se alojou no PPS de Chico Menin. Aoki esteve na gestão de Edgar 2001 a 2004 e foi o super-secretário. Houve momentos que chegou assumir quatro secretarias, hoje “sequer” (entre aspas) fala com Edgar. “Também não é assim, Aoki chutou o balde, mas não deixou o leite derramar”, frisa o “Falador” aliado do prefeito.

BOCA DE PENICO

Das duas a uma: ou o vereador Marcos Rios não tem medo de processo por infidelidade partidária ou quer ser “estrela” aqui no ícone Boca de Penico. Na última semana a mídia publicou que diante da decisão do diretório do PSDB de Cascavel para que a bancada tucana seja oposição na Câmara de Vereadores, ele adiantou que continuará sendo da base, se manterá fiel ao prefeito Edgar Bueno (PDT), descumprindo, portanto, decisão do partido. No mínimo a declaração do vereador foi desrespeitosa. No Boca de Penico o vereador já está...

DIZEM QUE...

...as reuniões de representantes de partidos realizadas a cada 15 dias não é para derrubar Edgar Bueno, mas sim para discutir a forma de conseguir os 200 mil eleitores. Será verdade?

...a especificação no edital dos uniformes em Cascavel para que os tênis tivessem o brasão da prefeitura de Colombo não passou de mais um erro de digitação. Será verdade?

...a mesma servidora que digitou o CNPJ errado colocando como fornecedora da Prefeitura de Cascavel uma gráfica inidônea é a mesma que digitou errado a solicitação para que os tênis dos uniformes de Cascavel tivessem o brasão da prefeitura de Colombo. Será verdade?

...vem mais denúncias aí. O vereador Julio César já está de posse de um dossiê para buscar informações de uma licitação, possivelmente com problemas de conchavos entre duas irmãs empresárias. Será verdade?

SAIDEIRA

“Se o preço cair agora, a demanda vai aumentar e nós vamos ter, de novo, o problema na entressafra”. Explicação no Jornal Nacional do diretor-técnico da União da Indústria de cana-de-açúcar, Antonio de Padua Rodrigues, para o aumento do preço do etanol em plena safra. Entendeu? Nem eu!

0 comentários: