Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 11 de maio de 2009

Fim da radiodifusão

A era da Rádio AM em Cascavel pode estar com os dias contados. Historicamente a AM sempre teve por característica a forte influência no dia a dia das pessoas, estejam elas nas zonas urbanas ou rurais. Assim como, também dentro da história da prática da media Rádio, esse é o veículo que mais estabelece laços afetivos entre seu público e o comunicador. Porém, com a divulgação do último censo de ouvintes medido pelo Instituto IBOPE, percebe-se que as programações locais de Cascavel estão perdendo espaço para as programações das emissoras do Rio de Janeiro e São Paulo. Para o legendário Joel Damásio, um dos precursores da rádio no Município, “hoje só temos noticiário policial, não há programação local e nem a preocupação de interagir com o ouvinte. Se as emissoras locais continuarem transmitindo as programações de outros estados em detrimento à local, a Rádio AM em Cascavel está fadada a ser extinta”.

3 comentários:

VLemainski disse...

Parabéns Nardelli por dar destaque a esse assunto. É realmente preocupante, pois devagarinho vamos perdendo a nossa identidade sulina, algo puro, nosso e que faz parte da história de nosso país. Já temos aqui alguns sãopaulinos, corintianos, santistas, flamengiostas, etc... misturados a cologados e gramistas.

Carlos Montagnoli disse...

E é uma pena. Uma cidade tem que ter uma rádio que trate com mais carinho os problemas dela e não de outros lugares. Aquí em Jundiaí ouço na parte da manhã a rádio local e só depois passo para a Jovem Pan que tem 129 retransmissoras por este Brasil afora, inclusive aí em Cascavel.
Que saudades da Colméia com Ivan Taborda, Paulo Martins, Bindé e outros.
Abraços
Carlos Montagnoli

Soraia David disse...

Caro Nardelli,

Tardiamente posto aqui breve comentário, registrando porém que venho acompanhando seu blog desde sua criação, ano passado. Pertinente a postagem sobre as rádios AM em Cascavel, embora deva discordar quando afirma que não haja interação com o ouvinte. Esta foi uma de minhas preocupações quando formatamos, na Integração Metropolitana, o programa Tudo de Bom, que vai ao ar diariamente pela manhã, e que traz em seu bojo, a característica de ouvir e interagir com o ouvinte de Cascavel e região. Aproximar pessoas, informar, criar e cultivar vínculos locais e regionais - estendendo obviamente a estas pessoas a oportunidade da informação global - através do rádio é uma necessidade que não podemos ignorar e que nos contenta inteiramente.

Parabéns pelo trabalho jornalístico, grande abraço!

Soraia David