Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Taxa de sinistro

Voltou a ser tema de discussão a taxa de sinistro em Cascavel. Aproximando-se o fim do recesso parlamentar na Câmara de Vereadores, o dilema em torno da taxa de sinistro novamente retomou forças na mídia local. Ontem, no programa do radialista Valdomiro Cantini (rádio CBN/Cascavel), o vereador Otto Reis - autor do projeto que dá fim à cobrança deste imposto por causa de sua inconstitucionalidade -, declarou esperar que os vereadores derrubem o veto do prefeito, uma vez que quando aprovada a extinção desta taxa na Câmara, houve aprovação pela maioria dos vereadores. Se agora for mantido o veto do prefeito é sinal de que em Cascavel o Legislativo não serve pra nada.

Desnecessário

Ainda sobre a taxa de sinistro, a CBN entrevistou o ex-comandante do Corpo de Bombeiros de Cascavel, Tarcísio Effegem, que, como conhecedor das causas da corporação, disse: “a taxa de sinistro, além de ser desnecessária no momento, também é ilegal e inconstitucional”. Para Effegem, a taxa foi muito importante para estruturação da corporação, entretanto, uma vez consolidada passou a ser desnecessária a cobrança dos contribuintes do município.

Reunião do PDT

O pré-candidato a governo do Estado, Osmar Dias (PDT), se reuniu na segunda-feira com membros do partido para deliberar algumas prioridades para o pleito deste ano. Segundo, Osmar Dias, foi votado pela continuidade do Projeto Paraná (seu plano de governo em construção ouvindo as reivindicações da população paranaense). Osmar afirmou que fechará o Estado até Abril ou Maio, terminando assim o projeto que busca informações para seu Plano de Governo.

Carta Compromisso

O senador Osmar Dias, declarou ainda que uma carta de princípios será feita e distribuída pelo PDT em todo o Paraná para que a população conheça o Plano de Governo, e para que também aos partidos que queiram fazer uma aliança com o PDT, saibam das prioridades do partido. A carta servirá para o PDT construir uma forte aliança de apoio e para levar ao conhecimento da população alguns projetos como Educação em Tempo Integral e o projeto pré-sal.

Apoio do PT

O pré-candidato a governo do Estado, Osmar Dias, declarou que o PDT deliberou a indicação de apoio à ministra Dilma Rousseff em sua candidatura à presidência da República. “Nós estamos discutindo um projeto para o Paraná e não um palanque para a Dilma”, declarou o senador. Osmar Dias disse que não se pode admitir um apoio de aliança a partidos e não receber retorno, apoio de volta. Parcerias políticas têm de ter duas vias. Os partidos que querem fazer uma aliança com o PDT podem indicar projetos no Plano, estando convidados a fazer parte da coligação.

Cheque em branco

Há rumores de que a aprovação do cheque em branco pela Câmara de Vereadores de Cascavel voltará à baila e o caso poderá parar na Justiça. Tudo porque a aprovação foi concedida em um segundo momento já que no primeiro veio junto ao Orçamento e o artigo do “cheque em branco” foi suprimido e, portanto, não aprovado junto com a LOA.

Orçamento 2010

Abriu no dia 25 de janeiro o Orçamento do município de Cascavel para o ano de 2010. O secretário de Finanças, Luiz Frare, disse que com a abertura do Orçamento, o Município já pode abrir licitações e fazer pagamentos necessários de despesas da Prefeitura. Sinal que definitivamente as férias do Paço terminaram.

0 comentários: