Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sábado, 16 de janeiro de 2010

TV Comunitária

Comentários nos bastidores políticos de Cascavel dão conta que a empresa que detém a comercialização do sinal a cabo no Município implantará dois novos canais concorrentes, ambos comunitários. Até aí nada de contestações, mesmo que as informações destes canais comunitários sejam no fundo de caráter privado para grande parte da comunidade cascavelense. Entretanto, chegou informação à coluna de que um desses canais já está sendo implantado, inclusive com local onde funcionará a TV comunitária.

Político no meio

As conversas nos meios jornalísticos em Cascavel são de que um político influente do Município, ou melhor, um verdadeiro “mandatário”, vai ser sócio de uma das TV´s comunitárias que serão implantadas na cidade. Ganha um pirulito da coluna aqueles que adivinharem quem será o sócio que aparecerá oculto (é lógico), na aquisição desta concessão?

De graça?

Criativa e utilitária a iniciativa da administração pública municipal em lançar o Disk Árvore, um número de telefone onde o cidadão liga, solicita o plantio de uma muda e especialistas da Secretaria de Meio Ambiente avaliam as condições técnicas do local e fazem o plantio. Mas essa história de que não custará nada pra população é balela. Quem pagará pelo arvômetro – sistema eletrônico com designer publicitário para marcar a quantidade de árvores plantadas no governo Edgar Bueno? É claro, sairá de nossos bolsos.

Arvômetro

Vi, li e não entendi, mas pesquisando junto a Secretaria do Meio Ambiente recebi a informação do que é um arvômetro: painel confeccionado em material estilizado que terá um contador digital que informará quantas árvores serão plantadas na administração Edgar Bueno em Cascavel , tudo pelo custo de R$ 30,4 mil.

“Capivarômetro”

Nesta semana, vi, li e não entendi (de novo). A Secretaria do Meio Ambiente acaba de adquirir em licitação um relógio digital para ser colocada no Lago Municipal. O objeto custará aos cofres do Município mais de R$ 20 mil. Ainda bem que as capivaras vão embora, imaginou se precisasse colocar um “capivarômetro” no Lago pra contagem de quantas capivaras irão nascer durante a administração Edgar?

Noves fora

Ninguém conseguiu entender ainda a matemática feita pelo presidente da Fundetec, Paulo Porsch, que apresentou e, tentou explicar ao prefeito Jadir de Mattos (PTB) um orçamento com valor triplicado. A dúvida não ficou no montante apresentado, mas sim, na utilização dos recursos, já que o atual presidente não conseguiu fazer nem 1/3 do realizado pelo seu antecessor, Mário Bracht. De duas a uma, ou de duas a duas mesmo: aplicaram verbas em coisa desnecessária ou o Bracht fez milagres com as migalhas do orçamento da Fundetec!

Lembrando

Uma decisão polêmica aguarda a volta dos vereadores do recesso parlamentar. O veto do prefeito Edgar Bueno ao projeto de lei aprovada na Câmara que revogava a cobrança da Taxa de Sinistro, revertida em favor do Corpo de Bombeiros. A votação terá de ocorrer de forma emergencial uma vez os carnês dos tributos municipais – IPTU, Taxa de Lixo, e também Taxa de Sinistro – geralmente são impressos na primeira quinzena de fevereiro.

DIZEM QUE...

... o prefeito licenciado, Edgar Bueno, deu o cargo ao Jadir de Mattos, mas não a caneta para assinar os cheques da Prefeitura e ainda obrigou o “velho” Jadir a dizer que assinar cheques é muita burocracia. Será verdade?

... em 2001 o prefeito Edgar Bueno se licenciou do cargo para viajar à Europa, passando o cargo ao Paranhos e também lhe tirando a caneta; igualmente nomeou dois secretários através de decreto para assinar os cheques. Será verdade?

0 comentários: