Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sexta-feira, 26 de fevereiro de 2010

COLUNA LUIZ NADELLI 26 02

BICOS E PENAS

Hoje Cascavel será mais uma vez palco de desfiles de políticos da capital do Estado. Como é ano eleitoral, nos últimos dias o Município virou corredor da política interiorana. Durante a semana, já passaram por essas bandas, Osmar Dias, candidato ao governo pelo PDT, Gleisi Hoffmann, candidata ao senado pelo PT, e hoje estarão na cidade os tucanos Alvaro Dias e Beto Richa, além do presidente estadual do PPS, Rubens Bueno. Todo este desfile tem um significado: a busca do voto para o governo do Estado e cargos ao Senado, Câmara dos Deputados e Assembleia Legislativa. O bom disso tudo é que poderemos ver finalmente lado a lado Alvaro Dias, o renegado do diretório estadual, e o garoto-propaganda que foi indicado pré-candidato ao governo, Beto Richa, ambos do PSDB. Depois da decisão do PSDB em lançar Beto, esta será a primeira vez que os tucanos Alvaro e Richa estarão sentados na mesma mesa. As informações são de que os dois tucanos estarão no lançamento dos candidatos do PPS cascavelense para a Câmara Federal e Assembleia Legislativa do Paraná.

Noiva assediada I

Correu a notícia ontem em Cascavel de que o presidente estadual do PPS, Rubens Bueno, é a noiva da vez tanto para os tucanos quanto para o grupo do PDT. Segundo os comentários, tanto Beto Richa como Osmar Dias, pré-candidatos declarados ao governo do Estado, querem ter Rubens Bueno na chapa majoritária como candidato a vice.

Noiva assediada II

Explicamos que tudo isso ainda não passa de comentários, porém não podemos descartar essa possibilidade, já que o DEM e o PP querem alinhavar junto à chapa uma aliança para lançar candidatos ao Senado, e o PPS, até agora, parece que só está entrando com a vontade. Talvez, por isso os comentários de que o PPS será a noiva assediada para ser o vice.

Candidato

O até então pré-candidato do DEM a Assembleia Legislativa do Paraná, Alessandro Meneguel, poderá ser o candidato a presidência do DEM em Cascavel. A eleição que está marcada para o próximo mês poderá determinar novos rumos na política de apoios em Cascavel. A presidência do DEM com Meneguel pode significar que num acordo branco (ou não), André Bueno (PDT) e Eduardo Sciarra (DEM) poderão fazer uma das dobradas em Cascavel e região.

Grupão

Não se discute outra coisa em rodas de conversas a não ser o que acontecerá com o grupo que apoiou a eleição para prefeito de Edgar em 2008. Na ocasião Edgar tinha o apoio de oito partidos incluindo o PDT. Hoje, pelo que se vê, somente o PPS se desligou da administração.

“Desagrupando”

Dos sete partidos, cinco lançarão candidatura a deputado estadual e assim sendo cada um poderá apoiar a sua própria chapa. Deste modo, um racha no grupão não está descartado. Apesar de alguns dirigentes dizerem que estarão todos juntos, independente do candidato a governo do Estado. A coluna está que nem São Tomé, só irá acreditar quando presenciar este acontecimento.

Deboche

A carniça encontrada no veículo Clio da Câmara Municipal de Cascavel que virou sátira nos bastidores políticos da cidade – uma vez que nenhuma justificativa plausível foi dada pela direção do Legislativo, sobre quem foi ou foram os vereadores que cometeram este deslize, se apropriando do bem público para fazer uma pescaria no final de semana – agora também já é sátira entre os próprios vereadores.

Reboque

Ontem, Mário Seibert (PTC) desfilava nos corredores da Casa de Leis com o folder de um carrão de luxo explicando a este colunista: “se a Câmara comprar este carro e não colocar a “rabeta” para puxar o reboque eu não vou aprovar. Porque carniça se carrega no reboque e não no porta-malas do carro”.

Coordenador regional

O secretário de Esportes de Cascavel, Juarez Berté, foi indicado pelo senador Osmar Dias - e o fato foi consumado na segunda-feira -, para exercer a função de coordenador regional da campanha do PDT. Serão 21 municípios que Berté comandará. O próprio Berté disse que aceitou a indicação por achar que Osmar Dias tem todas as qualidades para ser o novo governador do Estado e que será uma honra para ele coordenar a campanha de Osmar Dias nesses municípios.

Sem pescarias

O ex-secretário do município de Cascavel, Severino Folador, além de ser um grande pescador também é um grande articulador político com entrada em todos os partidos. Para a campanha deste ano, Folador foi o escolhido para coordenar a campanha de André Bueno (PDT) junto às dobradas que serão feitas com candidatos a deputado federal, seja do PDT ou de outros partidos. Jogo de cintura e conhecimento nas articulações políticas Folador já possui, resta apenas combinar com a população o voto para o seu candidato.

Dizem que...

...a impressora da Secretaria de Assuntos Jurídicos que causou todo o problema no envio de documentos da Cettrans para a Câmara de Vereadores de Cascavel, de tão “útil” continuará servindo o secretário Kennedy Machado. Será verdade?

...o vereador Léo Mion (PSDB) será submetido a uma cirurgia neste final de semana, mas não se licenciará do cargo para não dar o gostinho ao suplente Jorge Lauxen (DEM) de receber o salário e poder viajar para o nordeste. Será verdade?

1 comentários:

Anônimo disse...

sugestão de pauta colega

ministro paulo bernardo pode estar envolvido na compra da radio em laranjeiras do sul, vja mais no link abaixo

http://olhoabertoparana.blogspot.com/2010/02/compra-de-radio-em-laranjeiras-do-sul-e.html

abs