Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 11 02

INDICATIVOS

Pelo andar da carruagem, tudo indica que teremos figuras políticas e técnicas do município de Cascavel nas coordenações eleitorais dos candidatos a governador do Estado do Paraná. Conforme anunciamos com antecedência nessa coluna, Marcos Vinícius Pires de Souza (PDT) será um dos coordenadores da construção do Plano de Governo do pré-candidato Osmar Dias (PDT). Indicativos apontam também que Luiz Carlos Marcon, no momento exercendo a função de secretário de Meio Ambiente de Cascavel, será o coordenador de Beto Richa na região oeste e sudoeste do Estado.

À pronto

No futebol, o técnico, antes de um jogo faz o “coletivo à pronto”. Na política, se fala muito em coletivo, até que um não “apronta”. Como as indicações são de que teremos dois coordenadores cascavelenses nas campanhas dos concorrentes Osmar Dias e Beto Richa ao governo do Estado, presume-se que em qualquer possibilidade de êxito na eleição de um dos dois candidatos, Cascavel será representada com a nomeação de um “filho da terra” no governo. Há tempos que Cascavel debate o esquecimento da cidade por parte do governador eleito que não nomeia ninguém de Cascavel. Foi assim nos governos de Lerner e também de Requião.

Na dúvida

Um leitor da coluna questionou ontem sobre a possibilidade do prefeito Edgar Bueno ter um de seus secretários coordenando a campanha de Beto Richa. Como Edgar se elegeu com o apoio do grupo do PSDB, cremos que quaisquer notícias de que o PSDB caminhará com seus membros para eleger Richa, o PDT caminhará para eleger Osmar. Essa separação já foi prevista desde o término da campanha de 2008. Em 2010, será um novo pleito, novas coligações, e a campanha será com certeza totalmente diferente da municipal que elegeu prefeitos e vereadores.

Esquentando o forno

Para não ficar no banho-maria, resolvemos dar uma apimentada na nota anterior. Se os candidatos ao governo do Estado se separarão - Beto Richa, apoiado pelo deputado Alfredo Kaefer, e Osmar Dias, apoiado pelo prefeito Edgar Bueno -, para quem a população recorrerá no caso de fazer algumas reivindicações. Tudo passará pelo crivo de Edgar e Kaefer? Ou seja, tudo ficará como dantes no quartel de Abrantes? Kaefer e Edgar continuarão mandando em tudo aqui na região.

Show Rural

O presidente da Coopavel, Dilvo Grolli, divulgou ontem no programa Bate e Rebate que a cooperativa teve um faturamento de R$ 955 milhões em 2009, e que o Show Rural, que a cada ano cresce acompanhando o desenvolvimento tecnológico na área de agronegócios, não é o carro-chefe que leva a cooperativa a faturar aproximadamente R$ 1 bilhão por ano, mas sim os cerca de 60 mil trabalhadores somados aos empregos diretos e indiretos.

Estacionamento

Dilvo fez questão de frisar que no Show Rural, o estacionamento para 16 mil vagas e o restaurante que serve em torno de 25 mil refeições/dia, não é um “eventozinho” qualquer. Para Grolli, o aumento de visitantes na feira, que iniciou em 1999 timidamente, é resultado de um trabalho de cooperados, funcionários e diretores, bem como a demonstração de credibilidade no sistema cooperativo que acontece dentro da Coopavel.

Prestígio

É aguardado para hoje as visitas ao Show Rural do deputado federal Ratinho Jr. (PSC), do governador Roberto Requião (PMDB), do ministro Paulo Bernardo (PT), e de Gleisi Hoffmann (PT), pré-candidata ao Senado da República. Como Requião e Paulo Bernardo vêm trocando “elogios” pela imprensa, esperamos que pelo menos no Show Rural de Cascavel não haja um bate-papo, uma vez que ambos possuem educação e “hora certa para tomar o Gardenal”, caso contrário ficaria ruim para o Estado do Paraná e principalmente para o evento.

0 comentários: