Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI - GAZETA MUNDIAL

SIATE e SAMU

A coluna foi buscar junto a LOA - Lei Orçamentária Anual - explicações sobre verbas repassadas para o Siate e SAMU e acabou descobrindo que tais verbas para o funcionamento destes dois serviços tão importantes para atendimento à população estão lançadas no orçamento da Secretaria de Saúde do Município. Isto pode gerar mais debates no plenário da Câmara sobre o projeto de Lei para acabar com a taxa de sinistro vetado pelo prefeito e deverá entrar na pauta de votação nesta semana. Se o SAMU e o Siate são mantidos pela Secretaria de Saúde, para que taxa de sinistro então? Com a palavra o prefeito e o comandante do Corpo de Bombeiros de Cascavel que chegou a declarar na imprensa que sem o repasse da taxa sinistro, os serviços do Siate poderiam ficar comprometidos e assim prejudicaria a população.

Taxa de sinistro

O presidente da Câmara de Vereadores de Cascavel, Marcos Damaceno (PDT), em entrevista a rádio CBN/Cascavel, revelou que espera dos vereadores a aprovação para dar continuidade na cobrança da taxa de sinistro pelo Município, uma vez que determinada porcentagem dos valores arrecadados atende também o serviço prestado pelo Siate.

Baratinho

Apesar da super taxação de impostos federal, estadual e municipal e mesmo com as entidades ACIC, AMIC e CDL revelando ser contra a cobrança da taxa pelo Município, o presidente da Casa de Leis, Marcos Damaceno, disse na entrevista que em pesquisa informal, muitos dizem ser favoráveis à cobrança da taxa de sinistro por ser de um valor muito pequeno.

Segunda na Capital

Os prefeitos de Cascavel – o licenciado, Edgar Bueno (PDT), e o em exercício, Jadir de Mattos (PTB) – iniciaram a semana cumprindo agenda em Curitiba. Segundo a assessoria, Edgar cumpriu agenda visitando Osmar Dias, pré-candidato ao governo do Paraná. Já Jadir cumpriu uma série de visitas aos secretários estaduais, como de Justiça, da Cultura e da Segurança. Será que Edgar e Jadir não se esbarraram na Capital?

Debate quente

Em ano eleitoral, as atividades na Câmara de Vereadores de Cascavel se iniciarão com temas polêmicas para discussão. Taxa de sinistro (que já foi revogada e re-revogada), nova licitação para contratação de serviços de coleta de lixo e o questionamento da legalidade da votação do “cheque em branco” no final do ano passado - quando se votou Projeto com conteúdo repetido - são algumas polêmicas que deverão esquentar os debates na Casa de Leis logo no retorno do recesso dos vereadores.

Logo cedo

Ontem, logo cedo, os vereadores Paulo Bebber (PR) e Marcos Damaceno (PDT) se reuniram na Câmara para assinar a pauta que será levada à votação hoje às 14h30. Bebber, primeiro secretário da Mesa Diretora, e Damaceno, presidente, permaneceram na Câmara como também o vereador Léo Mion (PSDB). Os demais vereadores... bem, os demais não foram vistos.


Passando a sacolinha

O quase-pré-candidato a deputado federal, João Destro (PPS), pretende fazer o oposto do que sempre se faz em campanhas eleitorais na cidade. Ao invés de ser o apoiador de campanha eleitoral ou “financiador” (como queiram), este ano ele pretende passar a sacolinha e arrecadar fundos para sua campanha. Pelo andar da carruagem, Destro buscará de volta o que distribuiu nas campanhas até hoje.

Filhos dos grandes

Do jeito que está caminhando as conversas e possíveis coligações no Paraná entre PDT e PT, não será surpresa se os filhos de Zé Dirceu, o Zeca Dirceu (PT), prefeito de Cruzeiro do Oeste e o filho do prefeito de Cascavel Edgar Bueno, André Bueno (PDT), fazerem uma dobradinha nas eleições deste ano na região Oeste e Noroeste do Estado. Zeca Dirceu é nome certo do PT para candidato a deputado federal enquanto André Bueno também é nome certo do PDT para deputado estadual.

Canteiro de obras

Caso Zeca Dirceu (PT) e André Bueno (PDT) obtenham êxito na eleição de outubro, além de serem representados por dois jovens políticos do Paraná, os municípios das duas regiões e os municípios de origem de cada um poderão virar um verdadeiro canteiro de obras, disse um gaiato a este colunista. Esperamos que isto realmente aconteça, pelo menos para cobrarmos depois.

Ponto escuro

Informações chegaram à redação desta Gazeta de que a promotoria do Patrimônio Público de Cascavel está notificando empresários do ramo elétrico que prestaram serviços à Prefeitura Municipal. Segundo informações, o promotor ouvirá dos empresários, explicações sobre algumas denúncias que chegaram ao Ministério Público sobre dúvidas a respeito de prestação de serviços e materiais elétricos adquiridos pela Prefeitura.

DIZEM QUE...

... o secretário de esportes de Cascavel, Juarez Berté, vai ajudar na coordenação da campanha do deputado Eduardo Sciarra (DEM). Será verdade?

... o churrasco na Cancha de Bocha do bairro Interlagos no final de semana foi o local em que Sciarra e Berté acertaram os últimos detalhes para estarem juntos na campanha deste ano. Será verdade?

2 comentários:

magno disse...

sobre a taxa que vai para os bombeiros, acho que foi bem aprovada pois os bombeiros declararam que ela era necessária, rejeita-la significaria dizermos que os comandantes dos bombeiros sao mentirosos e acho que nao sao ela era e e importante para que o atendimento continue evoluindo, qto a dobradinha do andre com o zeca e uma boa e independente de ele ser ou nao filho do prefeito e um otimo candidato e ja la atraz falávamos nele e no ederson muffato como renovação para a nossa cidade, tomara que seja uma boa renovação

VLemainski disse...

Esta dobradinha entre o Zeca e o André ainda vai dar o que falar. O André, segundo sei, não tem intestino de urubu para digerir tamanha audácia.
Acredito que o Edegar deverá votar no Alfredo, pois assumiu o compromisso publicamente na última eleição. Agora, se fará campanha para reelegê-lo, não sei...