Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

ASSIS GURGACZ RECEBE TÍTULO DE CIDADÃO RONDONIENSE

FONTE: Matéria publicada no jornal Diário da Amazônia em 29/03/2010


O empresário Assis Gurgacz, do grupo Eucatur, será homenageado nesta quarta-feira, 31, pela Assembleia Legislativa com o título de Cidadão do Estado de Rondônia. A solenidade será no plenário da Assembleia, a partir das 9h. O título foi proposto pelo deputado Euclides Macial (PSDB) e aprovado por unanimidade na casa.

O deputado Euclides Maciel destacou que o título é uma homenagem mais do que justa para um dos pioneiros que mais contribuiu para o desenvolvimento do Estado de Rondônia. “O empresário Assis Gurgacz, a dona Nair e toda a família tiveram um papel fundamental na abertura de caminhos para o desenvolvimento do Estado, numa época em que as dificuldades eram muito maiores do que as atuais e só mesmo grandes homens como o seu Assis tiveram coragem e determinação para fazer dos obstáculos uma grande oportunidade para vencer na vida e ajudar o Brasil no seu projeto de integração”, destaca. “Portanto, além de ser um grande rondoniense, um pioneiro de nosso Estado, o empresário Assis Gurgacz é um cidadão do Brasil”, frisa Maciel.

Para o presidente da Assembléia Legislativa, Neodi Carlos de Oliveira (PSDC), a homenagem é o reconhecimento público da trajetória de luta e realizações do empresário Assis Gurgacz em favor do Estado de Rondônia. “A trajetória de Assis e da Eucatur se confundem com a história do desenvolvimento de Rondônia e será uma homenagem justa para um grande pioneiro deste Estado”, destaca Neodi.

O parlamentar afirma que os empreendimentos da família são sinônimos de arrecadação, investimentos, geração de renda e emprego, desenvolvimento para o Estado e contribuição para a sociedade rondoniense. Amigo particular do empreendedor há mais de 20 anos, acompanhou a luta pelo desenvolvimento e acredita que a figura do filho como Senador é uma prova do compromisso da família com o Estado, no âmbito político e empresarial.

O deputado estadual Neri Firigolo (PT) garante que o histórico de trabalho da família resultou em uma das maiores empresas do Estado e de transportes do Brasil, inclusive culminou com a figura de um Senador da República, o filho Acir Gurgacz. “A homenagem é uma forma de reconhecer um homem que tem honrado o Estado com seu trabalho empreendedor” - justificou.

O deputado Silvernani Santos (DEM) ao falar da homenagem a Assis Gurgacz lembrou de quando chegou à Rondônia, em 1.978, época em que para fazer o trecho Cuiabá/Porto Velho era gasto 15 dias. A Eucatur era a única empresa que fazia a ligação do Território com os grandes centros. Desde então o parlamentar acompanhou o trabalho da família, “a organização, o crescimento e o espírito empreendedor e determinado” – seqüenciou, ressaltando que tais atributos não são peculiares apenas ao patriarca, mas de toda a família. “Essa homenagem aprovada pela Assembléia, de autoria do deputado Euclides Maciel, é justa, merecida e oportuna, e homenageia um cidadão que muito fez e continua fazendo pelo nosso Estado de Rondônia”, frisou.

Silvernani justifica os elogios dizendo que na época as estradas eram precárias e a empresa encurtou distâncias, promovendo a integração do Estado com outros centros e no próprio Estado. “Hoje é fácil chegar a locais como Costa Marques, Machadinho, Cerejeiras, onde era muito complicado. O empreendedor Assis Gurgacz na verdade é um desbravador”, finalizou.

História

A Eucatur foi criada pelo empresário Assis Gurgacz em 31 de março de 1964, em Cascavel. Na década de 70, quando se falava em colonização do Norte do país, Assis Gurgacz e Nair Gurgacz, aproveitaram a oportunidade para expandir os negócios e ajudar no desenvolvimento desta região, e decidiram se instalar em Rondônia. A pequena Eucatur, hoje uma gigante no transporte interestadual de passageiros, foi quem deu curso a partir de 1971, a uma das maiores diásporas da humanidade de todos os tempos, trazendo migrantes do Sul do Brasil para colonizar então território federal de Rondônia.

Naquele tempo, as dificuldades eram muitas, mas que não intimidaram o empresário que sempre teve no desafio, seu estilo de vida. Mesmo depois de 46 anos de Eucatur no Brasil, o empresário Assis Gurgacz se emociona ao falar da empresa que iniciou no ramo do transporte em 1964 com apenas um ônibus que percorria uma linha de 20 quilômetros, ligando Cascavel a Santa Tereza, no Estado do Paraná. “Desde muito jovem eu sonhava em ser motorista de ônibus. E nessa época eu era motorista e ao mesmo tempo, mecânico e lavador”, lembra o empresário. “Foi com muito trabalho e a união e determinação de minha família, com apoio dos funcionários, que conseguimos vencer as dificuldades impostas pela selva e abrir caminhos em Rondônia”, reforça.

“Como irmão mais velho, Assis sempre foi um grande sonhador e não se intimidou a conhecer Rondônia. Ele veio numa época em que a malária fazia cada dia mais vítimas. Um ano depois de sua chegada, preocupado e assustado com a quantidade de mortes que a doença gerava ele pensou em desistir. Houve um momento de desespero onde ele pensou em largar tudo, mas ao se reunir com sua equipe, todos se mostraram solidários e confiantes a esperar pelo prazo de seis meses para só assim se pensar em ir embora. Logo veio a seca e os casos foram diminuindo e aqui estamos até hoje, felizes por ter valido a pena”, recorda o gerente operacional da empresa e irmão do empresário, Airton Pedro Gurgacz.

O empresário atribui o sucesso da empresa a essa união de todos funcionários e diretores, enquanto uma única família. “Com a garra e união dos colaboradores conseguimos nos firmar no Estado. Percebo que conseguimos transmitir o nosso sentimento a eles, trabalhamos apaixonados pelo que fazemos. Nossa equipe tem crescido firmada na unidade, responsabilidade, respeito e confiança. E fazemos questão de valorizar os mesmos que desde o início tem enfrentado as dificuldades sem desanimar”, reafirmou Assis Gurgacz.

O filho mais velho de Assis, Acir Gurgacz, hoje senador da República, e que sempre esteve ao lado do pai desbravando caminhos pelo interior de Rondônia, diz que leva para a vida pública e política o exemplo e os ensinamentos do pai. “A visão de mundo e de futuro, a firmeza nas decisões, a seriedade e o compromisso com a comunidade são características de meu pai que eu sempre respeitei, aprendi a aplicar na vida empresarial e carrego comigo para a vida pública”, salientou Acir.

1 comentários:

magno disse...

homenagem justa a quem tem feito muito pelo estado, um grande desbravador nao esqueço que uma vez em Brasilia la pelos idos de 81 o entao assessor do ministro Andreazza Elizeu Resende ja dizia "esse homem ainda vai ser um dos maiores empresarios do pais pela sua vontade de vencer" parabens a o Assis e a todo o seu grupo