Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 31 de março de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 30 03

VALIDADE DAS SESSÕES

Já não está mais somente no cochicho dentro da Câmara que as últimas sessões do Legislativo cascavelense poderão perder a validade. Ontem o vereador Otto Reis (PDT) fez uso da palavra na 2ª sessão ordinária do dia e desafiou a todos por estas sessões estarem acontecendo de forma inconstitucional. O fato da mudança no Regimento Interno da Câmara aprovado no início deste mês pode gerar uma dor de cabeça muito grande futuramente para a Câmara de Vereadores. Acontece que se alguém entrar na Justiça questionando a forma de votação - o processo como está sendo feito na Câmara, realizando duas sessões ao mesmo tempo em 1ª e 2ª sessões (mesmo dia) - podem levar a muitas interpretações, até mesmo de inconstitucionalidade das sessões da Câmara de Cascavel.

Vaga aberta

Com a desincompatibilização do cargo em confiança que Adelino Ribeiro (PSL) exercia na Administração Pública Municipal de Cascavel, a vaga de secretário de Ação Comunitária entra em “leilão” para os partidos que formaram a grande coligação em 2008 e elegeram Edgar Bueno prefeito. As coisas não parecem ser das melhores, quando se fala no nome do substituto de Adelino. Os partidos que juntos chegaram ao poder, querem a vaga. Até mesmo o PMN, que estava na coligação de Salazar Barreiros (PP) e Walter Parcianello (PMDB), quer a vaga para o partido, simplesmente porque no momento é base de governo na Câmara com o vereador Robertinho Magalhães.

Porque o PTB?

O PTB de Cascavel diz ser dele a vaga de Adelino Ribeiro, uma vez que o partido tem na administração apenas o vice-prefeito, Jadir de Mattos, e não conseguiu indicar nenhum outro nome para o primeiro escalão. Por isso, membros do PTB querem a vaga para o partido e assim, continuar dando apoio ao prefeito Edgar Bueno (PDT) na administração, caso contrário, o racha poderá acontecer.

PMN com André

O PMN também cogita a vaga de Adelino Ribeiro (PSL) que deixará o cargo de secretário da Ação Comunitária para buscar uma candidatura a deputado estadual. O partido quer colocar o ex-vereador Sadi Kisiel na função e assim, apoiar a candidatura de André Bueno, uma vez que mesmo sendo adversário na eleição de 2008, o PMN no momento é um dos partidos que dá sustentação ao governo municipal na Câmara de Vereadores.

Troca de funções

A possibilidade da vaga na secretaria de Ação Comunitária ser preenchida por um integrante da administração é quase certa. Algacir Portes (PDT), que atualmente é assessor direto do secretário de Governo, Atair Gomes, é o nome para substituir Adelino na Ação Comunitária. Se o ato for concretizado, Sadi Kisiel poderá ser nomeado o assessor de Atair na Secretaria de Governo no lugar de Portes.

Vaga para PSDB

Quando tudo parecia estar certo, eis que surge em meios a grande discussão a reivindicação do PSDB de Cascavel para preencher com o nome de um integrante do partido na vaga de Adelino Ribeiro. Segundo fontes, o PSDB reivindica a vaga por entender que a secretaria de Ação Comunitária é do partido, já que este foi um dos acordos firmado entre o deputado Alfredo Kaefer e o prefeito Edgar Bueno antes da eleição de 2008. O caso agora fica para ser decidido pelo prefeito: ou ele continua com os apoiadores, ou perde uma fatia do grupo que o apoiou.

Levantamentos

O vereador Valdecir Nath (PDT), descontente com a administração da secretária de Educação de Cascavel, Maristela Becker (PDT), está elaborando um levantamento em todas as escolas municipais no intuito de buscar argumentos para pedir ao prefeito Edgar Bueno providências quanto ao modelo administrativo da secretária. Tudo isso porque não aguenta mais reclamações de diretores e representantes das escolas quanto ao tratamento que Maristela vem dando as escolas.

1 comentários:

magno disse...

infelizmente a sua informaçao sobre a saida do marcelo estava errada a secretaria mandou comunicado as escolas desmentindo tal boato, uma pena perdeu a grande oportunidade de fazer algo de bom