Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 21 de abril de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 21 04

CAMPEÃO DE CANDIDATURAS

Onde tem Lísias Tomé tem surpresas. Em 2006, o então prefeito de Cascavel Lísias Tomé, membro do PPS na ocasião, pulverizou as candidaturas a deputado estadual por Cascavel lançando dois candidatos pelo PPS. O resultado daquele pleito para o PPS e para Cascavel foi deprimente: apenas Edgar Bueno conseguiu o intento, apesar de ter ficado apenas dois anos na Assembleia Legislativa, voltando a Cascavel para ser o prefeito desde o início de 2009. Nesta eleição o PSC, partido no qual Lísias Tomé é membro atualmente, pode repetir o feito de 2006 e ser o campeão de candidaturas por Cascavel, tanto para o cargo de deputado estadual quanto a federal. Para deputado federal o PSC cascavelense conta com três nomes: Lísias Tomé, Nelson Padovani e Carlos Moraes. Para deputado estadual Leonaldo Paranhos e agora há indícios de que Rosiméri Tomé, esposa de Lísias, pode vir a ser o segundo nome do PSC para deputado estadual.

Rosiméri candidata

A ex-primeira dama do município de Cascavel, Rosiméri Tomé, poderá ser candidata a deputada estadual pelo PSC na próxima eleição. Depois de um período afastada das lidas políticas, Rosiméri reapareceu no cenário político neste mês e no início desta semana e já com o nome sendo ventilado nos bastidores políticos para lançar-se candidata a deputada. Se será de fato é outra história, mas a discussão sobre a possibilidade é grande, inclusive com o aval do marido.

Renato convidado

A discussão em torno do nome de Renato Silva (PTB) para vir a ocupar um cargo no governo de Edgar Bueno é grande, principalmente quando o próprio presidente do PTB, João da Tropical, afirma que o convite e a discussão para isso realmente aconteceram.


Nada contra

Ontem, depois da publicação nesta coluna de que o prefeito Edgar Bueno realmente abriu conversa no sentido de ter Renato Silva em seu governo, o presidente do PTB de Cascavel, João da Tropical, não poupou elogios a Renato e ao prefeito, porém frisou: “o PTB não abre mão das duas secretarias acordadas na campanha em 2008; se o prefeito quiser dar uma secretaria ao Renato, ele que dê por conta dele, mas não a do PTB”.

PTB vota (14)

Questionado sobre a filiação de Renato Silva no PTB, João, presidente do partido disse: “o Renato faz uns seis meses que se filiou, pois ele não era do PTB na eleição. Quem é do PTB vota (14), então vejam se o Renato votou em alguém do (14) na eleição de 2008”.

Denúncias graves

O vereador João da Tropical (PTB), e também presidente do partido que tem o vice-prefeito de Cascavel, Jadir de Mattos, fez uma denúncia ontem no plenário da Câmara durante a sessão que poderá adiantar o racha entre o vice Jadir e o prefeito Edgar nas próximas horas. João denunciou possíveis irregularidades cometidas com bens públicos: caminhões e máquinas realizando trabalhos para particulares em propriedades rurais.

Cascalho, o mistério

Como havíamos divulgado aqui na coluna, o vereador João da Tropical munido de imagens e fotos, usou a Tribuna da Câmara ontem e detalhou tudo o que tinha de arquivo para a denúncia. Mostrou caminhões e máquinas trabalhando em um aterro de uma Associação particular no distrito de São Salvador. Segundo informações, cerca de 400 caminhões de cascalho foram utilizados no aterro em dois finais de semana.

Indignado

Pior que o uso da estrutura pública para realização de trabalhos a particular, a indignação do vereador João da Tropical (base do governo na Câmara) foi quanto à comparação, feita em plenário, das condições sub-humanas dos pequenos produtores rurais que penam para trafegarem nas estradas rurais por faltar cascalho e máquinas para realizar o serviço de recuperação das estradas. De outro lado, a Prefeitura está fazendo trabalhos para particulares. Para finalizar, João disse: “Quem tiver alguma denúncia a fazer, não pode ameaçar; se não tiver coragem de apagar o interruptor e ficar no escuro, traga para mim que eu divulgo. Não tenho mais idade para jogar meu nome no lixo”.

Destocador

Antes de sair do secretariado da Prefeitura de Cascavel para se dedicar a campanha deste ano, o secretário Luiz Carlos Marcon inovou com mais uma aquisição de maquinário para a Secretaria do Meio Ambiente. Depois da campanha do 0800 para plantar uma árvore, e do arvômetro que mede o número de árvores plantadas, a novidade de Marcon agora é um equipamento que irá auxiliar na retirada de tocos de árvores, o destocador, que foi testado ontem nas ruas Paraná e Mato Grosso, fez a retirada de tocos em 40 minutos.

0 comentários: