Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 25 de outubro de 2010

LUIZ NARDELLI (REFRESCO EM PÓ) JORNAL MANCHETE POPULAR

O grande susto
Para quem acompanhou a vinda de Beto Richa a Cascavel depois de eleito, percebeu que alguns dos puxa-sacos de Richa levaram um grande susto ao ver Cassius Barreiros (PP), candidato a deputado estadual neste pleito, desembarcar do helicóptero junto ao governador. Ninguém entendeu nada, mas os burburinhos foram grandes. Até porque, ninguém entendeu a aproximação de Cassius e Richa. Explica-se.

Fidelidade

Cassius Barreiros foi o único candidato a deputado estadual que teve em suas propagandas políticas - santinhos, adesivos, placas - a figura de Beto Richa e José Serra. Quem demonstrou fidelidade partidária em Cascavel na prática foi Cassius Barreiros, por isso tal proximidade com Beto Richa. Se alguém estiver imaginando que Beto não sabe quem foi parceiro, pode ir tirando o cavalinho da chuva. Como Cassius teve o reconhecimento de Richa, poucos terão.


Serra, Beto e Cassius

Por falar em Cassius Barreiros (PP), este, além de ser o único a não abandonar em seu comitê a figura de Beto Richa e José Serra tão pouco em suas propagandas de rua, mesmo quando Serra estava em baixa, pode ser um dos que irão ajudar Richa na escolha de diretorias das regionais em Cascavel.


Mesa Diretora

Com a aproximação da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Vereadores de Cascavel, aquece o mercado de apostas e despesas com jantares. No meio dos próprios vereadores, ninguém arrisca a dizer quem será o presidente. Articulações acontecem diariamente, porém, nem mesmo os envolvidos no processo conseguem assimilar o que realmente vai acontecer.


Composição

Existem no momento três nomes para disputa da presidência; todos dizem ter os oitos votos necessários. Se assim fosse, não seriam necessárias tantas reuniões e jantares para articulação. Marcos Damaceno (PDT) quer a reeleição; contrário a essa prerrogativa, vem Léo Mion e Marcos Rios, ambos do PSDB, pleiteando o cargo. A composição na formação da chapa que parecia estar feita, a cada momento é desfeita; e ninguém se entende mais.


O poder maior

Para que não pairem dúvidas ao leitor desta coluna, informamos que o jogo ainda está no começo, mas é demonstrado que o prefeito Edgar Bueno vai entrar nele nos “finalmentes”. Quando isso acontecer, tudo o que foi discutido entre os vereadores, pode cair por terra, já que não existe vereador de “culhão” para ter a coragem de dizer “não” ao prefeito.


Modesta opinião

Na minha modesta opinião, a Câmara de Cascavel tem em sua nomenclatura somente o nome, porque legislador mesmo, aquele que tem o perfil de ser um legítimo representante da população, quem faz este papel é o Executivo Municipal. Assim sendo, a indicação de nomes para compor a eleição da Mesa Diretora virá do Paço, e não das reuniões e articulações dos vereadores.


Marionetes

Sobre a Mesa Diretora da Câmara, veremos no decorrer deste período de negociações se os vereadores cascavelenses são ou não “marionetes” do Executivo Municipal. Se alguém duvida, aguarde as eleições. Caso não se confirme isso, teremos em Cascavel um novo dilúvio, sinal que a “arca” afundou.

0 comentários: