Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

A QUEM INTERESSA, O LIXO DE CASCAVEL?

O lançamento do edital da coleta do Lixo de Cascavel vem demonstrando que alguns políticos que pensam comandar tudo e a todos, pensam mesmo só no próprio umbigo. Vejamos: Até a poucos dias, o jornal que tem engajamento político e econômico com o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB), fazia o papel do "amiguinho do Rei". Passado as eleições de outubro, a baixa votação que o deputado fez em Cascavel, deu início a um racha no grupo que elegeu Edgar Bueno (PDT) prefeito de Cascavel em 2008.

Não presta mais?
Com o início de uma intriga política entre o deputado federal Kaefer e o prefeito Edgar, os jornais do deputado passou a criticar severamente as ações do prefeito, o que não fazia desde quando Edgar assumiu a prefeitura. O que mudou de janeiro de 2009 até outubro de 2010? Bom, na minha opinião, muitas coisas, mas na editoria dos jornalões do deputado, somente neste momento de intrigas e "puxadas de tapetes" é que o prefeito parece "não prestar mais".

Limpeza pública
Até outubro, o contrato do lixo vinha sendo mantido através de "contrato emergencial", pois o contrato original havia vencido em março de 2010. Daí um prato cheio para os críticos começarem a atuar, o que este blogueiro vem fazendo há tempos, mas sem nenhuma atração, seja política ou econômica, o que não parece ser dos críticos do momento. Vi esta semana matéria no jornal Hoje de Cascavel, datada de 28, que a Associação brasileira pede a impugnação de licitação. Pois bem, onde estava o presidente desta Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais (ABRELPE), Senhor Carlos Silva Filho quando na contratação do serviços emergênciais ou até mesmo na prorrogação do Contrato do Lixo feita ainda no apagar das luzes em 2008?

Onde estava ele?
Questionamos alguns fatos suspeitos de interesses pessoais de alguns figurões de Cascavel no contrato do Lixo: Cadê o homem forte da ABRELPE quando vimos que em Curitiba, o contrato do Lixo foi mote de críticas durante a campanha para o governo do Estado? Cadê o "cara", para sanar os lixões abertos nos Municípios da Região Oeste do Paraná? Se servir a dica, Céu Azul e Santa Teresa do Oeste não possui aterro Sanitário, o que no meu entendimento é crime ambiental, praticado pelo prefeito em exercício.

Fontes fortes
Para terminar, analiso a matéria veiculada no dia 28 de dezembro no Jornal Hoje, como direcionada a uma causa, porém, esta mesma causa, não foi jamais, defendida pelos críticos que ora as fazem. Diante do exposto, há no meio interesses de alguém; mas a quem interessa? Fontes fortes o jornal que publicou possui, pois mesmo antes da documentação enviadas a Prefeitura de Cascavel pela ABRELPE chegar, o jornal Hoje já possuía as informações das possíveis irregularidades no edital do lixo. O lixo cheira mal, porém uma "fragrância" boa, vindo de "cima" para baixo, pode mudar totalmente o contexto da história, pois isso é "estória".

2 comentários:

Margarete Storto - GP Comunicação disse...

Com relação ao post “A quem interessa, o lixo de Cascavel”, publicado no dia 29/12/2010 no blog Rádio Peão, a ABRELPE – Associação Brasileira de Empresas de Limpeza Pública e Resíduos Especiais faz os seguintes esclarecimentos:

Além de representar e defender seus associados, garantindo o direito à livre concorrência no setor de resíduos sólidos, a ABRELPE é uma entidade engajada em incentivar a sociedade a buscar soluções para a correta gestão dos resíduos sólidos. Entretanto, como reforça a Política Nacional de Resíduos Sólidos, sancionada em 2010, cabe exclusivamente ao poder público a responsabilidade de gerir os serviços de limpeza pública, assim como os processos pelos quais esses serviços são contratados – desde que respeitem as legislação vigente, como por exemplo a lei nº 8.666/93.

Com mais de 30 anos de atuação, a ABRELPE é uma associação civil sem fins lucrativos cuja missão é promover o desenvolvimento técnico-operacional do setor de limpeza pública e gestão de resíduos sólidos, dentro dos princípios da preservação ambiental e do desenvolvimento sustentável.

Informações à imprensa:

GP Comunicação
Margarete Storto/ Clara Costa
Giovanna Picillo
F.: (11) 3129-5158
www.gpcom.com.br

Anônimo disse...

Dr Manoel - Procon vem ai gente