Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 21 de fevereiro de 2011

REFRESCO EM PÓ - POR LUIZ NARDELLI

DILUÍDO E CONCENTRADO

É a hora dos espertos! A concentração de chupins atrás de um ninho para se alojar é constante neste início de mandato de políticos eleitos. Também de reforma administrativa em alguns setores da administração municipal. No âmbito municipal, Cascavel poderá ter na secretaria de Comunicação, Julio César Fernandes, ex-secretário de Salazar Barreiros e Lísias Tomé. Outros nomes figuram na lista: Marcos Vinícius Pires de Souza e Léo Rigon, ambos do grupo de Edgar. Corre por fora Toninho Sbardelotto, quase ex-O Paraná e ex-funcionário de Alfredo Kaefer (PSDB). Diluído o assunto, vamos aos deputados. Ivan Zuch é o mais novo tucano no ninho do deputado Leonaldo Paranhos (PSC). Quem diria! Mas é fato! Ivan Zuch, competente jornalista, é o nome que Paranhos precisava como assessor de comunicação. Boa contratação, porém, alguns aliados de campanha, como Paulo Alexandre, ficaram fora da nomeação. Nem tudo está perdido; sempre sobram algumas migalhas {risos}. Cocão, fiel escudeiro de Adelino Ribeiro, não foi a Curitiba para assessorar o deputado, ficou em Cascavel. Indicativos são de que vai virar secretário de Edgar. O jogo é bruto, mas é fácil de interpretar: tem eleições em 2012. O PMDB, se acertar com Edgar, vai ter Walter Parcianello na secretaria de Cultura. Enquanto isso, na secretaria de Educação, Maristela ainda se segura, pois Nath não deve aceitar o cargo; vai terminar o mestrado.

POSITIVO

Finalmente alguém com “poder de caneta” - o superintendente regional do Dnit no Paraná -, veio a Cascavel ouvir as reivindicações da construção das marginais na BR 277 (antiga bandeira do Oeste) quanto à diminuição da largura das pistas, que se levado ao pé da letra, serão mais de R$ 4,5 milhões de economia à empreiteira.

NEGATIVO

O superintendente, José da Silva Tiago, parece se esquecer para quem trabalha (o povo), pois só fez criticar o projeto doado pela Acic, defender empreiteiras, justificar um aditivo no contrato e enaltecer o deputado Giacobo do Partido da República, que foi quem o indicou para o cargo de superintendente do DNIT no Paraná.

NOTAS

De volta a Santa

O PPS de Cascavel anda mais perdido que “cachorro caído de mudança”. Depois de um início em 2011 com reuniões e até nomes para disputar a prefeitura em 2012, o PPS entrou em colisão e Chico Menin deverá voltar a Santa Teresa do Oeste. Menin está apertando o Passo para chegar ao Paço, seja aqui em Cascavel ou na Santa Teresa.

PT sem direção

O PT de Cascavel nunca foi aquilo tudo nas eleições municipais e parece que continua o mesmo. Nas mãos de Aderbal de Mello, é apenas uma sigla de figuração no meio político daqui. Alguns garantem que o PT será um novo partido, eu não acredito, mas...

Fontana deixa ninho

Ex-vereador e membro do PSDB de Cascavel, Fernando Fontana deve mudar de ninho nos próximos dias. Segundo informações, Fontana deverá assinar ficha de filiação no PSL de Adelino Ribeiro. Com a possibilidade das coligações não servirem para nada nas próximas eleições, ou até mesmo nesta que está em curso - como no caso de suplentes assumirem os cargos -, o PSL vem se ajustando, até para lançar candidatura a prefeito.

Pintor de meio fio

O deputado Adelino Ribeiro (PSL) não está tão badalado neste início de mandato, mas o tempo fará com que ele mostre seu potencial. A primeira ação está em curso: Adelino adquiriu quatro máquinas de pintura de meio fio e faixas em vias públicas e pretende pintar e embelezar os bairros de Cascavel e cidades da região no início do próximo mês.

De volta o roçador

A volta do roçador Adelino Ribeiro já tem data para acontecer. O trator e a roçadeira passam por uma reforma geral e em breve deverá começar a roçar os terrenos baldios da cidade, uma vez que esses mais parecem uma “mata urbana” em vários pontos do Município. Os interessados devem correr, pois a agenda vai ser cheia e longa!

Richa na corrida

O governador do Paraná vem a Cascavel no próximo mês, porém de corrida. É que o governador, adepto a corridas de velocidade, vai participar de uma corrida de Kart no kartódromo municipal juntamente com Edgar Bueno - o Neto, porque o avô já não corre mais, nem da imprensa, talvez de cansaço, para não dizer, por causa da idade avançada! {risos}. O presidente do Kartódromo, Oracildes Tavares, assegura que Edgar (avô) correrá também, até para ser bom anfitrião.

MIGUÉ DA MÍDIA

Os migués oficiais da assessoria da Prefeitura de Cascavel são os melhores. Na última semana, a RIC TV fez uma denúncia sobre pacientes que estavam deitados em colchões no chão do PAC II. A nota da Prefeitura respondendo a denúncia da emissora foi que o paciente já havia sido transferido ao HU, e que o tempo que esteve no chão do PAC II foi apenas por escolha própria. Eita miguelaço do “Migué”, o aspone da Prefeitura.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

A Prefeitura de Cascavel demorou tanto para iniciar a construção do Restaurante Popular que agora a licitação se tornou emergencial, até para não perder a verba federal.

Enquanto o prefeito Edgar Bueno continuar “mandando” na Prefeitura e na Câmara, novos líderes não se criam em Cascavel.

Edgar Bueno faltou com o respeito com os vereadores e assistência quando deixou por duas vezes a Tribuna da Câmara na terça-feira para falar ao telefone. Armação, ou, desrespeito àqueles que lá estavam?

Trenas de empreiteiras e de órgãos públicos de Cascavel chegam a medir dois metros a menos em obras contratadas por nove metros. E tudo parece estar certo!

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes da Escola Municipal Michalina Sochodolak de Cascavel nos contaram que a diretora Rosangela T. Rubel do Prado está mais para cabo eleitoral do prefeito Edgar Bueno do que uma servidora educacional. Na quinta-feira, a diretora reuniu pais de alunos para uma reunião. As paredes ouviram barbáries da diretora. Durante o discurso disse que a culpa da escola estar em péssimo estado é do ex-prefeito Lísias Tomé. Esqueceu Rosangela que a escola foi inaugurada em dezembro de 2009, portanto, Edgar Bueno é quem recebeu a obra e a inaugurou.

As divisórias, primas das paredes, também estavam na escola e ouviram Rosangela enaltecer a administração Edgar Bueno e descer o pau no ex-prefeito Lísias. As divisórias analisaram o comportamento da diretora Rosangela, de cabo eleitoral do prefeito Edgar já para 2012. Se a escola tem goteiras, paredes mal feitas e parque infantil destruído, é porque alguém entregou a obra neste estado e esse alguém é da gestão Edgar Bueno.

Os biombos, mesmo à distância da reunião da diretora com os pais dos alunos, disseram que a Michalina tem todos esses problemas desde a inauguração, ou seja, 2009. O prefeito Edgar é quem inaugurou e pagou a empreiteira no final da obra. Então se há problemas a serem resolvidos na infraestrutura da escola Michalina, é responsabilidade do prefeito Edgar Bueno. Foi ele quem recebeu a obra assim da empreiteira, já com os problemas, afirmam os biombos.

Os tapumes da obra da Escola Michalina não puderam opinar, pois viram e sabem como é difícil servir de tapa-visão em obras públicas. Os tapumes deixaram a obra muito antes da entrega à Prefeitura, portanto não participaram da reunião da diretora Rosangela com os pais dos alunos.

CHUPA QUE A CANA É DOCE

As reclamações dos motoristas de Cascavel por falta de sinalização nos pardais são muitas, como são muitos os buracos que “nascem” nas vias secundárias da cidade. Ah, mas as vias que possuem sinalização eletrônica, aquelas controladas por radares, estão um tapete. Os gaiatos dizem que é para os motoristas pisar mais forte no acelerador e a indústria da multa se manter no mercado de arrecadação. Chupa essa que é boa!!!

O vereador Otto Reis (PDT) esteve bem próximo de Edgar Bueno durante a semana. Edgar na Tribuna da Câmara e Otto na primeira bancada junto à Tribuna, e nada mais.

Ivan Zuch, tire a foto da coluna do jornal O Paraná antes de começar a assessorar o deputado Leonaldo Paranhos (PSC). Senão seria mais uma puxada de tapete no deputado Alfredo Kaefer (PSDB). Bem a cana é doce, mas o bagaço amarga e assim, entre o azedo e o doce, o Alfredo vai ficando sem seus asseclas, mantendo apenas o engenho deste canavial.

CHUTANDO O BALDE

Apesar do clamor, o prefeito Edgar Bueno (PDT) continua irredutível quando o assunto é pintura de faixas para sinalizar pardais. Fontes próximas do prefeito informaram que ele está irredutível para ficar mais na mídia e que em breve vai ceder e as pinturas acontecerão, mesmo que seja no próximo ano, já que é ano eleitoral.

Só falta o prefeito Edgar chutar o balde e acabar por aceitar as pistas das marginais da BR 277 com apenas sete metros de largura. Se isso acontecer, sinal de que o prefeito resolveu chutar o balde da população e ficar com os empreiteiros.

BOCA DE PENICO

Não se sabe ao certo qual a origem do conteúdo do penico desta semana. O que sabemos é da quantidade de merda que vem aparecendo na construção das marginais da BR 277. Os culpados? A Prefeitura, a Acic (que bancou o projeto) e o DNIT? É o que menos importa. O importante é que a maracutaia veio à tona, e, alguma coisa tem de ser feita. Há mais de 20 anos, estas marginais vêm sendo discutida por políticos do município, ora em período eleitoral, ora por gestores, tudo para não demonstrar incompetência no exercício da função, ou seja, no poder.

O ícone Boca de Penico da semana vai para o informativo Pitoco. O Vira-lata trouxe matéria na terça-feira (15) com o título “E só ficou o nariz do Edgar...”. Pois bem, Jairo Eduardo, o grande. Você insinua na matéria que a descoberta é de um leitor atento do rabugento, mas esta descoberta foi da coluna Refresco em Pó, deste jornal, edição do dia 12 deste mês. Que feio plagiar descobertas de outros veículos de comunicação como sendo suas! Releia o ícone Migué da Mídia do dia 12.

DIZEM QUE...

...alguns automóveis particulares em Cascavel, ao serem emplacados na cidade deveriam receber placa branca já que foram adquiridos com o benefício do dinheiro público. Será verdade?

...Cascavel deveria ser no Maranhão pela quantidade de coronéis que ainda querem comandar a cidade. Será verdade?

...a trairagem na política é coisa normal. Chupins se alojam em ninhos que jamais imaginavam, ou melhor, antes até eram contra a candidatura. Será verdade?

SAIDEIRA

“Se alguém duvida do colapso do sistema político partidário brasileiro, veja a votação do salário mínimo. Se quer saber como funciona a Câmara; ela não funciona”. Lúcia Hipólito, comentarista política da rádio CBN Nacional.

0 comentários: