Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 10 de novembro de 2011

PÁGINA REFRESCO EM PÓ DE 05 À 11/11/2011

* Por Luiz Nardelli


DILUÍDO E CONCENTRADO

O aprendizado político não se aprende nas escolas e faculdades, eles afloram nas pessoas que tem o “dom”, o “tino” de captar no dia a dia, conhecimentos que bem distribuídos, podem levar o político ao patamar que desejar. A história da humanidade nos conta que muito antes de existir a política partidária, - este engodo que nossos representantes dizem ser democracia – alguns “espertos” doutrinavam a população de uma comunidade como sendo ele o representante legal para discutir junto aos demais líderes, as prerrogativas de cada comunidade. Assim iniciou o tal “representante do povo”. Anos depois, este único líder já não podia mais tomar as decisões sozinho, foi quando surgiram os conselhos, que na realidade são os Legislativos de hoje. Daí em diante, a política tornou-se partidária, pois os próprios conselheiros, não falavam a mesma língua, e aí surgiram os partidos, um conselho “partido” em facções. Mas e os partidos políticos de hoje, o que são? Bem, são os conselheiros de um estado, divididos em várias partes, mas serve apenas para indicar representantes, depois das eleições, os partidos são lembrados somente na próxima eleição. O poder é isso, manda quem pode, obedece quem tem juízo. E quanto ao povo? Bem, estes continuam sem saber o que acontece, pois muitos escolhem seus representantes pela aparência, e não pelo conhecimento e capacidade que esse pseudo-político possui! Por isso temos incompetentes distribuídos em toda esfera política, nos Legislativos e Executivos do mundo todo. O voto democrático seria a chave de cadeia para muitos, se a leis no Brasil fossem realmente cumpridas.

POSITIVO

A autorização do governador Beto Richa, estando presente no Oeste, para a duplicação do trecho de 14,4 quilômetros da BR 277 entre os municípios de Matelândia e Medianeira, um dos pontos mais críticos em relação ao número e risco de acidentes na rodovia.

NEGATIVO

A notícia de que a duplicação não causará impacto na tarifa de pedágio é somente temporária. Quem viver verá que depois de concluída a duplicação a concessionária reajustará os valores, porque o contrato permite “revisão na planilha de custos de operação”.

NOTAS

Quem espera, alcança

O vereador Mário Seibert (PTC) pediu licença de 30 dias para que o fiel parceiro e suplente, Josué Oliveira de Souza, assuma. A ascensão à cadeira só será possível porque tanto o primeiro, quanto o segundo suplente – respectivamente, Alcebíades Pereira da Silva e Rosa da Saúde – deixaram o PSC, partido coligado, e também porque o terceiro suplente, Vanderlei do bairro XIV de Novembro, faleceu no ano passado. Josué é o quarto suplente.

Pelissaro na Câmara

O PSC de Cascavel que na eleição de 2008 coligou com o PTC e, tinha como suplente Alcebíades Pereira, o quinto mais votado em Cascavel com mais de 2,3 mil votos, mesmo assim ficou na suplência de Seibert, deixou o PSC em setembro. Com isso, perdeu a possibilidade de continuar suplente, Rosa da Saúde também do PSC, mudou de sigla, foi então que Josué assumiu a cadeira com apenas 613 votos. Mas o que tem Alsir Pelissaro, presidente do PSC com esta história toda? Pelissaro pode virar vereador no início do próximo ano.

Pelissaro vereador?

Alsir Pelissaro, presidente do PSC em Cascavel que no último pleito conseguiu um feito importante para a sigla e para o Município, elegeu Paranhos deputado Estadual e Nelson Padovani deputado federal. Agora Alsir Pelissaro será contemplado com o diploma de suplente da coligação PTC e PSC, já que na eleição de 2008, Alsir, para completar a chapa de vereador, saiu candidato e fez 277 votos. Com esta votação, Pelissaro vai virar vereador. Seibert anunciou que no próximo ano, se licenciará novamente para dar oportunidade a Pelissaro de ser vereador.

Costelão de fogo de chão

Por mais que a administração Edgar Bueno negue, o concurso para criação do prato típico em Cascavel foi uma “fraude”. Porque “fraude”? Porque não deu oportunidade aos cidadãos do município de escolher. Foram impostos cinco tipos de pratos para o concurso, todos com base em carne vermelha. Prato preferido do prefeito. Mas a escolha pode ter sido um tiro no pé, já que ofusca o evento do dia do trabalhador que é o costelão assado no fogo de chão do seminário São José.

Falta de capacidade I

A falta de competência da secretaria de Cultura para organizar uma votação série para escolha do prato típico, demonstra que o “rei” ainda é o animal que comanda o resto da “bicharada”. Para agradar o prefeito, no aniversário do Município, dia 14 próximo, será feita a primeira festa popular do prato típico, Costelão de fogo de chão.

Falta de capacidade II

Esqueceram do almoço dos pioneiros, a propaganda oculta este evento que há anos é feita para os pioneiros que desbravaram a nossa Cascavel. O valor do Costelão, prato típico do município, custa R$ 230,00. Como um trabalhador conseguirá participar desta festa popular? A falta de capacidade e competência da prefeitura, além de ofuscar o Costelão de dia do Trabalhador, também poderá ser o prato dos ricos em Cascavel, porque popular neste preço, eu nunca vi!

CHUPA QUE A CANA É DOCE

Para quem reclamava que o governador estava há muito tempo sem vir ao Oeste, ele veio, e além de reinaugurar o Porto Seco – ele pegou de surpresa alguns críticos quando anunciou o início das obras de duplicação da BR 277 do trecho entre Matelândia e Medianeira. E a oposição ficou mesmo é chupando uma caninha bem doce.

MIGUÉ DA MÍDIA

A quem algumas emissoras de TV acham que enganam quando colocam uma reportagem gravada dizendo que é ao vivo? Na última semana, o repórter de uma emissora local dizia que estava dando a notícia ao vivo, direto do local da notícia, mas de onde vinha tanta claridade de sol se caía uma toró na cidade? O telespectador não é burro, nem desavisado. E migué só pega mal pra emissora...

ARDE MAS NÃO QUEIMA

Algo de muito importante deve ter acontecido no intervalo de uma semana para que a Cettrans abrisse o aeroporto para pouso e decolagens.

Não é coincidência todos os resultados das enquetes publicadas no site da Prefeitura fecharem com números sempre favoráveis à atual gestão municipal.

Com a vacância de algumas vagas no secretariado municipal de Cascavel nos próximos dias, não será preciso retomar a secretaria do Interior para acomodar os “parceiros”do PTC no governo municipal.

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes da semana nos contaram que o vereador Otto Reis (PSDB), depois que deixou o PDT, não é mais o mesmo. Parou com os discursos contra o prefeito do PDT, tudo para ver se o ex-partido não entre com o pedido da cadeira. Mas articulações já iniciaram neste sentido e são os suplentes é quem vão pedir a cadeira de Otto.

As divisórias contrariam as paredes e disseram que Otto Reis é o personagem mais comentado dentro da administração municipal. Segundo as divisórias, membros do PDT que atuam na administração se reúnem para comentar como será “o toco” que vai ser dado à Otto. Tudo porque foram mais de dois anos e meio agüentado os discursos de Otto contra a administração.

Os biombos do gabinete do prefeito, aqueles que ainda não foram colocados, informaram que no início do próximo ano, algumas vacâncias em cargos comissionados acontecerão na prefeitura. Quem estiver do lado do prefeito e mostrar isso, será mantido na “leiteria”; quem foi sondado pelo “sombra” e está desviado da proposição de reeleger Edgar Bueno, vai sair da “leiteria” e voltar a trabalhar, porque o leitinho da mimosa, já era.

Os tapumes das obras que ora estão em andamentos em Cascavel andam comentando que está mais fácil Edgar se reeleger prefeito do que as obras terminarem neste mandato. Segundo os tapumes, os atrasos das obras é estratégia política administrativa. Elas serão entregues somente no próximo ano, quando a campanha iniciar, pois assim é mais fácil da população lembrar quem é que fez a obra, já que a placa estará exposta para o povo enxergar!

CHUTANDO O BALDE

Quem acabou chutando o balde esta semana foi o prefeito de Cascavel Edgar Bueno. Depois do festerê de críticas sofridas sobre a demora na revitalização do aeroporto, e com a falta de pedras do governo do Estado para cumprir o cronograma de obra - já que o contrato firmado entre prefeitura e Estado, a parte do Estado seria as pedras britas e isso não será possível, pois não possui pedras em estoque no DER -, o prefeito resolveu abrir o aeroporto do jeito que está: sem alargamento na pista, sem aumentar as cabeceiras, ou melhor, sem nada, até que o governo resolva a situação das pedras.

Mas que aeronaves vai descer em Cascavel? O chute no “bardinho” o prefeito deu, mas e a população terá aeronave aterrissando por aqui? Bem, esta é outra história, pelo menos ninguém mais vai poder dizer que o aeroporto está fechado. E quando marco de 2012 chegar, as pedras do DER com certeza chegarão também, daí todo mundo esquece as desfaçatez de nossos representantes, tanto da esfera municipal como estadual!

BOCA DE PENICO

Vira e mexe a prefeitura de Cascavel tem de fazer um “desfazimento”. Herança da administração Lísias Tomé, que teve alguns desfazimentos ou incompetência de alguns aspones da atual administração? Bem o troféu do ícone vai para o secretário de administração Alisson Ramos que terá de licitar novamente o “Diário Oficial” impresso em jornais de circulação local e regional.

Alisson já esteve nesse ícone, porque em 2009 havia se utilizado este tipo de mecanismo. Mesmo custando cerca de quatro centavos o centímetro coluna, Alisson resolveu banir o Diário Oficial impresso para favorecer dono de jornal local, e agora com a lei aprovada na Assembléia Legislativa, os municípios terão de divulgar os atos públicos em jornais impressos, para que a população possa ter acesso a tudo do poder público. Cascavel é tudo ao contrário, aqui, o poste é quem mija no cachorro!

DIZEM QUE...

...o secretário de Educação Valdecir Nath está sofrendo de síndrome da “volta de Becker”, por isso só ele dá entrevista pela secretaria. Será verdade?

...o vereador Otto Reis foi a primeira eliminação de Marcos Damaceno na concorrência para reeleição no partido. Os próximos que se cuidem. Será verdade?

...a ordem no Paço é boicotar o presidente da Cettrans para que ele não cresça politicamente, ainda mais que 2012 está chegando. Será verdade?

SAIDEIRA

“Nem baixa, nem acaba. Estamos tratando o tema com responsabilidade, de forma despolitizada, sem ser demagogia de campanha.” Governador Beto Richa, em entrevista a Catve, sobre a duplicação da BR 277.

0 comentários: