Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 27 de dezembro de 2011

ÚLTIMA REFRESCO EM PÓ DE 2011

DILUÍDO E CONCENTRADO
Não sei se faço uma despedida ou um convite! Leitor, esta (24/12/2011) é a última edição do ano do Jornal Manchete Popular. Nossa equipe, como boa parte dos brasileiros, vai dar uma “parada” para um merecido repouso depois de um ano duro de muito trabalho (sem falar da pressão). Voltamos em Janeiro de 2012, com ânimo redobrado para fazer o jornalismo que você espera e que já acostumou a ver estampado em nossas páginas. A volta do jornal Manchete Popular, assim como aconteceu nos anos anteriores, deve ser marcada por mudanças, novidades e significativa evolução. Tudo porque nosso compromisso e meta é não ficar acomodado no tempo. Como diz a música: “pedras que rolam não criam limo”. Aproveitamos este espaço para agradecer você leitor, por ter nos dado sua significativa contribuição para que toda a semana pudéssemos estar empolgados em levar as informações que muitos outros da imprensa escondem. Também estampar nossa opinião, seja ela com sua concordância ou não. De todo modo, sobrevivemos a mais um ano, sem que tivéssemos de nos esconder desse ou daquele. Porque jornalismo de informação e de opinião, você encontra aqui, nas páginas do Manchete Popular. Aos colaboradores deste semanal, nossos agradecimentos. Também aos anunciantes, que mesmo tímidos ainda, apostaram neste sonho de fazer jornalismo sem ter rabo preso com quem quer que seja. Então a Refresco em Pó deste final de ano de 2011, deseja a você um Feliz Natal e um bem aventurado ano novo. Que Deus ilumine a todos.



POSITIVO
O projeto da administração pública municipal em dar aos alunos da rede municipal de educação da 4ª e 5ª série a oportunidade de desenvolver conhecimento em computadores.




NEGATIVO
É a doação de mais de 7 mil netbooks aos alunos da rede municipal de educação enquanto o correto seria a montagem de laboratórios de informáticas em todas as escolas públicas.



NOTAS


Fiasco
Como dizem no linguajar popular: foi um fiasco o encontro do deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) com o vereador Gilmar Gaitikoski (PSL) na inauguração de entrega do projeto Minha Casa Minha Vida do Parque dos Ipês. Depois das trocas de “gentilezas” entre um e outro, acabaram ficando no mesmo palco, mais cada um num lado do tablado.


Faísca
O arranca rabo entre o vereador Gilmar Gaitikoski (PSL) e o deputado Alfredo Kaefer (PSDB) foi de sair faísca. O assunto que gerou a discussão não foi nitidamente ouvido, porém os dois sabiam porque estavam discutindo. Muito embora é certo que depois do rompimento do PSDB com a administração pública local (PDT), o PSL - partido de “sovaco” do deputado Kaefer - que até a eleição de 2010 era tido como alicerce do PSDB, com o rompimento dos tucanos com o PDT acabou ficando do lado do PDT. Pode estar aí o motivo da discussão.


Sem segredo
Não é segredo para ninguém que o PSL é um dos partidos que apoiou a eleição de Edgar Bueno em 2008 e continua firme na empreitada. Basta ver as votações no Legislativo cascavelense por parte dos dois vereadores: Osmar Cabelereiro e Gilmar Gaitikoski. Porém, o deputado Alfredo Kaefer, que dizem ter bancado a eleição para deputado estadual de Adelino Ribeiro (hoje presidente estadual do PSL), quer ainda que o partido continue sob sua tutela. Ou seja, está no PSDB mais quer mandar no PSL. Isto tem gerado certo desconforto à tucanada de Cascavel.


Sem moral?
Porque será que o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná, o tucano Valdir Rossoni, veio a Cascavel no final da semana passada e sequer procurou os membros do PSDB que naquele dia estavam fazendo uma confraternização de final de ano... Segundo conta a “lenda”, Rossoni veio, mostrou para quem quisesse ver que o PSDB do Paraná está muito, mais muito próximo de apoiar o prefeito Edgar Bueno do PDT. Ou os tucanos cascavelenses estão sem moral com os líderes maiores do Estado, o governador Beto Richa e o presidente da ALEP?



AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA
As paredes do Paço Municipal nos contaram que na penúltima sexta-feira ((16/12) o deputado federal Eduardo Sciarra (PSD) e o presidente da Cettrans, Jorge Lange (PSD), estiveram reunidos com o prefeito Edgar Bueno tratando de assuntos políticos. Segundo as paredes, a eleição de 2012 foi pauta da reunião e o assunto ficou quente, foi quando as divisórias tiveram que intervir.


Para as divisórias que falam tudo sem esconder nada, o assunto tratado no gabinete do prefeito foi a entrega do cargo do presidente da Cettrans - Jorge Lange - ao alcaide. As divisórias disseram à coluna que o PSD de Cascavel, partido recém criado, terá candidatura própria. Isso fez com que tal atitude fosse antecipada para este mês com o pedido de exoneração de Lange ao prefeito.

Os biombos informaram que o prefeito mesmo sabendo do inoportuno assunto, atendeu aos dois membros do PSD, Sciarra e Lange, e pediu um tempo para encontrar um outro nome para substituir Jorge Lange. O assunto não poderia vazar para imprensa, mas... personagens deste quadro sabem das coisas e não seguram segredinhos da política nativa.

Os tapumes das obras da Cettrans, sabem tudo. Disseram que até o final de janeiro, Jorge Lange deixa a Companhia de Tráfego e o prefeito Edgar Bueno é quem terá que encontrar um nome. Então façam suas apostas: quem assumirá a Cettrans? Os tapumes não quiseram dar o nome, mas sabe quem substituirá Jorge Lange na Cettrans. Esta será a primeira baixa da administração Edgar Bueno por questão partidária.



CHUPA QUE A CANA É DOCE
Conversas ocultas e mensagens ocultas, só com o aparelho celular “Black Berry” para aparelho “Black Berry”. Então isto explica o porquê do secretário de obras do município de Cascavel, Paulo Gorski, possuir um “Black Berry” e o prefeito Edgar Bueno, outro “Black Berry”? Que assuntos tratam os dois entre mensagens e conversas que não podem ser nos aparelhos celulares convencionais? Porque os números deste dois aparelhos não são divulgados? Algo que intriga, porém, toda segurança de segredo de governo é válida. O que não é válido é fazer a população chupar o bagaço enquanto eles desfrutam do doce calda da cana.



ARDE MAS NÃO QUEIMA
Porque esconder tickets de caixa do supermercado em outra empresa do mesmo grupo?

Pelo jeito Beto Richa já escolheu quem vai apoiar para prefeito em Cascavel. Edgar Bueno do PDT é o nome.

Paranhos disse que fará uma pesquisa para saber a opinião da população se cumpre o mandado de deputado ou se sairá candidato a prefeito de Cascavel.

O PMDB de Cascavel parece estar morto. Ninguém vê, ninguém fala. Até mesmo os membros mais atuantes estão desaparecidos.



CHUTANDO O BALDE
Os comentários que giram nos bastidores políticos de Cascavel dão conta que tem vereador querendo chutar o balde e contar tudo, mais tudo mesmo que sabem sobre a administração pública no Executivo Municipal. Segundo os comentários, tem vereador que não sairá mais candidato, então não custa levar mais alguns - que se julgam os “arautos” da moralidade - junto com ele. Se isto acontecer, vai faltar leite no balde depois do chute.



DIZEM QUE...
...quem entregou à polícia rodoviária o carregamento de 280 quilos da “erva mardita” sendo transportada no veículo oficial da prefeitura de Cascavel, foi um dos 15 vereadores. Será verdade?

...a confusão entre o Executivo e o Legislativo cascavelense vai render muito mais quando janeiro chegar. Será verdade?

...tem dossiê prontinho para ser distribuído sobre as ações de um servidor de “alto coturno” da prefeitura Municipal. Será verdade?


SAIDEIRA
"Se uma pessoa te enganar ela merece uma surra, se esta mesma pessoa voltar a te enganar quem merece a surra é você". Uma frase para inspirar as coligações do próximo ano, de autor desconhecido.

0 comentários: