Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 12 de março de 2012

PAGINA REFRESCO EM PÓ DE 10/03 à 16/03

DILUÍDO E CONCENTRADO

Nos últimos tempos Cascavel tem sido sacudida por um ti-ti-ti nauseante: a possível existência e atuação de uma Máfia de Branco. Tal corja, se realmente existe, beira o satânico porque não apenas rouba, mas provoca a morte de inocentes ao drenar o escasso “sangue” da Saúde Pública. O nome disso tudo só pode ser “ganância”. É importante, mesmo no campo das suposições e boataria que assola Cascavel, uma reflexão sobre o assunto. Porque “raramente um bandido mata para roubar”. Mas, se a suposta Máfia de Branco existir, ela não pode roubar, sem matar. Neste diapasão é que levantamos uma discussão: porque a Saúde Pública vive na UTI? Bem, quando se tem médicos que recebem do governo do estado para trabalhar oito horas em um determinado órgão, e, esse profissional exerce as funções em mais órgãos públicos e particulares, este profissional está roubando e também matando aquele que aguarda nas filas dos hospitais por uma consulta ou cirurgia, pois a fila não anda! Chega o momento de a população saber quem é quem! Nomes desses “vampiros” do erário têm de aparecer, e nada melhor para isso acontecer são eleições para presidir entidades ligadas à saúde. Por falar em entidades, vamos dar um pitaco no HU (Hospital Universitário) de Cascavel. Comentários dão conta que direcionamentos começaram acontecer novamente, também pode estar havendo rejeição de pacientes encaminhados pelas UPA´s, já que a reclamação é de que pacientes estão ficando internados na UPA I, porque sempre a desculpa do HU é que não há vagas. Direcionar pacientes ou beneficiar diretores de hospital privado, também é crime. Estamos de olho nisso tudo, e penso que o promotor público também.


POSITIVO

Deputado federal Nelson Padovani (PSC) em conjunto com o prefeito Edgar Bueno e Paulo Porsch da Cettrans conseguirem junto a ANAC a liberação dos voos de aeronaves médias para Cascavel já para este mês.


NEGATIVO

Alguns deputados federais de Cascavel trabalhar contra a administração pública, por rixas políticas e até pessoais travando assim o desenvolvimento do município. Porém, buscam na população o voto para se manter no poder.


NOTAS


Ambulância dellivery

Chegou informação à coluna de que servidores públicos do SAMU, além de trabalhar mais horas do que o permitido pela legislação, ainda sofrem outros danos. O assunto é a refeição oferecida a eles. Segundo informações, “marmitas” são transportadas dentro das mesmas ambulâncias que fazem atendimento e transportam pacientes doentes, muitas vezes pacientes com doenças crônicas. Mesmo assim, os “marmitex” são transportados dentro das ambulâncias. Cadê a Vigilância Sanitária?


Influência negativa

O IAP de Cascavel travar as obras do Autódromo Internacional da cidade é no mínimo uma falta de coerência. Seja ela política ou tão somente administrativa. Apesar da afirmação de representantes do IAP de que o fato ocorrido foi estritamente técnico, o caso levantou suspeita nos meios políticos. Quem está por trás disso tudo?


Impacto ambiental

De todo modo, seja influência política ou não, ficou ruim para imagem daqueles que se dizem representantes da população, até porque, se a obra causou impacto ambiental, isto ocorreu a mais de 40 anos, e não agora como querem fazer o povo engolir. No momento, o autódromo só está sendo reformado e nada mais!


Quebra molas

Porque será que o pedido do prefeito Edgar Bueno à Cettrans para instalação de um semáforo na Avenida Brasil esquina com a Rua Catanduvas próximo ao Shopping West Side substituindo um quebra-molas só foi atendido nesta semana? Segundo informações, o pedido de um empresário estabelecido no Shopping ao prefeito teve aprovação, já que este empresário tem se mostrado bem “próximo” da atual administração nos últimos tempos. Semáforo em avenida sem haver cruzamento, serve para que mesmo? Respondo: atender pedidos de futuros aliados!


Período de sessão

A Câmara de Vereadores de Cascavel recebeu requerimento do Promotor de Justiça do Patrimônio Público solicitando a informação da duração da sessão legislativa do dia em que o pedido de “cassação” ou investigação do prefeito Edgar Bueno foi apreciado e votado. Tal solicitação levantou discussão, pois para que saber a duração da sessão? Dizem os mais afoitos que é para complementar investigação de que servidores públicos naquele dia “gazetearam” o trabalho e não foi descontado pela administração publica. O caso deve render muitos bochichos ainda!!!


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes dos recintos em que o G-11 + 1 = G-12 (mas não querem propagar o número por ser o número do PDT) nos informaram que mesmo o PSC de Cascavel, diante da possibilidade de lançar para candidato a prefeito o nome do ex-secretário de obras do município por três ocasiões, Fernando Dillenburg, o deputado Leonaldo Paranhos ainda é o nome que atrai outras siglas para uma possível coligação até as convenções.


Já as divisórias disseram que o PTB pode figurar na vice do PSC caso Paranhos seja o candidato a prefeito. Renato Silva é o nome do PTB para compor a chapa. Caso Paranhos não seja o candidato, a discussão volta à estaca zero e Dillenburg poderá ser o nome do PSC na vice de Renato Silva. Tudo parece estar alinhavado entre PTB e PSC, mesmo tendo inversão de nomes de quem será o cabeça da chapa para disputar a cadeira de prefeito.


Os biombos por sua vez se veem a volta do presidente de honra do PTB de Cascavel Arnaldo Curioni nas discussões políticas, como peça fundamental para que o partido lance candidatura a prefeito, ou que faça uma coligação onde o PTB possa indicar o vice e ter voz dentro da administração, já que na atual gestão, o PTB figura como simples coadjuvante.


Os tapumes da obra de reforma do Autódromo de Cascavel não estão conformados com a paralisação dos serviços. Segundo eles, o IAP fez a paralisação motivada pela política partidária. Entretanto os tapumes avisam: porque será que o IAP não tem as mesmas ações de interdição com a Sanepar? Exemplo é o que aconteceu durante a semana com o esgoto estourados no bairro Guarujá. Até o momento, não se tem notícia de que o IAP agiu com multas para a Sanepar. O crime ambiental em que dejetos do esgoto vazaram aconteceu, e o IAP parece ter feito vistas grossas quanto ao assunto.


MIGUÉ DA MÍDIA

Este fica para o jornalista Fábio Campana que publicou em sua página que a candidatura a prefeito de Cascavel do comunicador Valdomiro Cantini (DEM) é fato concreto, e que terá o apoio irrestrito do PSDB. Que a candidatura de Cantini poderá ser concreta, até pode, resta apenas ele convencer Jacy Scanagatta. Mas dizer que terá o apoio do PSDB cascavelense é o maior migué que o Campana poderia ter cometido.


CHUPA QUE A CANA É DOCE

Vereadores e puxa-sacos da Câmara Municipal de Cascavel não conseguem cumprir o que eles mesmos normatizam. Criaram uma norma para não mais permitir a entrada de profissionais da imprensa cascavelense na antessala do plenário em dias de sessões. Recado dado pelos bajuladores e cumprido pela imprensa. Mas bastou a imprensa criticar a atitude de eles estarem agindo às escondidas em reuniões dentro da sala, principalmente com secretários do Executivo, para que esta fosse liberada na última sessão.


Então só resta dizer que não aguentaram o “rojão”. Mas o resultado não foi satisfatório, chuparam a cana e o bagaço junto, porque mesmo abrindo as portas da antessala e convidando membros da imprensa para adentrar ao recinto, poucos foram os que figuraram no local. Os vereadores e puxa-sacos terão de amargar mais esse bagaço, porque a cana é doce, mas o bagaço...


ARDE MAS NÃO QUEIMA

Assessor de imprensa da Cettrans desvia informações em que outros veículos de comunicação solicitam para elaborar matéria jornalística, informações esta de “furo” de reportagem para o veículo em que trabalha.


Assessor de imprensa ter vínculo empregatício em empresas jornalísticas não funciona. Ainda mais quando este possui empresa que presta mesma assessoria para vários órgãos, mesmo que seja através de empresa com CNPJ.


Tem assessor de imprensa e médicos que prestam serviços a órgãos públicos, com vinculo no CPF ou no CNPJ que somados os horários, o relógio do cidadão deve medir mais de 36 horas dia. Tudo pelo tempo que necessita para cobrir todos os horários a que recebe por prestação de serviços.


CHUTANDO O BALDE

A inauguração do escritório político do PSD de Cascavel demonstra que definitivamente o deputado Eduardo Sciarra chutou o balde de vez. Com discurso afinado, membros do PSD de Cascavel não se intimidam e relatam: “O PSD terá candidatura própria a prefeito de Cascavel, e não há possibilidades de uma junção de apoiamento no segundo turno, até porque, estaremos no segundo turno disputando a prefeitura de Cascavel”. Vale lembrar que o nome do PSD a prefeito é Jorge Lange. Portanto, o chute no balde é certo, a não ser que alguns membros do partido sejam mentirosos!


Alguns médicos que fazem parte da cooperativa UNIMED em Cascavel parecem que vão chutar o balde na eleição da entidade. Segundo informações, um grupo de médicos cooperados que não concorda com a forma em que a atual diretoria vem conduzindo a cooperativa está montando uma chapa para disputar a presidência da UNIMED. O caso vem gerando discussões no meio dos envolvidos e, até pedido de informações sobre a contabilidade da Unimed foi ventilado pelos médicos que formam o grupo de oposição. Além de chutar o balde, ainda vão promover uma caça às bruxas na entidade que parece não ser mais a mesma de outrora.


BOCA DE PENICO

“Quem fala muito dá bom dia a cavalo”. No início da administração pública municipal de Cascavel, o prefeito Edgar Bueno (PDT) era “Deus” para o deputado federal, Alfredo Kaefer (PSDB). Passados os anos e com a eleição de deputado em 2010, o não apoiamento de todo o staff do governo Edgar ao então candidato Kaefer, mudou-se o comportamento e o que eram flores passou a ser pedras.


É nítido os “cacetes” que Edgar sofre diariamente dos veículos de comunicação em que Alfredo tem engajamento. Jornal Hoje e O Paraná. Ressaltando que alguns “cacetes” que Bueno leva, é fundamentado e bem fundamentado, ou seja, merecedor dos “paus” que leva. Mas outros, cá entre nós, são por pura “mágoa”.


DIZEM QUE...

...provavelmente a compra dos netbooks ficará para depois das eleições. Será verdade?


...os Kits Escolares chegaram a Cascavel em Caixas, mas também chegaram outros materiais de “agrados” que não foram divulgados. Será verdade?


SAIDEIRA

“As mulheres estão descobrindo neste século que ser mulher é bom, coisa que os homens já sabem há séculos.” Homenagem ao Dia Internacional das Mulheres.

0 comentários: