Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sábado, 30 de janeiro de 2010

JORNAL GAZETA MUNDIAL edição sábado (30)

COLUNA LUIZ NARDELLI - PÁGINA 5 -

www.gazetamundial.com.br


A ESPERA DELES

A Câmara de Vereadores de Cascavel vem recebendo uma limpeza geral para receber os vereadores e também assessores que, em sua grande maioria, passaram 30 dias sem aparecer no Legislativo. Estão sendo realizados cuidados com a limpeza dos gabinetes, corredores e saguão. Também a limpeza no plenário da Câmara, onde foram votados muitos projetos que sequer trouxeram algum benefício à população. Comentários nos bastidores dão conta de que neste ano, a Câmara de Vereadores não vai varrer mais a sujeira para debaixo do tapete, mas sim colocar estas que acumularem para fora do recinto, a começar pelo comportamento nas votações dos vereadores, que em ano eleitoral deverá mostrar claramente de que lado está. Muitos tentarão jogar dos dois lados, Executivo e partido, uma vez que se não acompanharem o Executivo em algumas situações, principalmente na política, poderá perder a “tetinha” de ter nomeado cabos eleitorais na Prefeitura. De outro lado, os partidos também cobrarão um posicionamento mais partidário dos vereadores e aí é que a coisa vai pegar.

Quase certa

Começa esquentar as negociações de coligações no Paraná. O Ministro Carlos Lupi, presidente licenciado do PDT nacional, confirmou antecipação de apoio à candidatura de Dilma Rousseff, mas afirmou nesta semana que isso será negociado nos próximos meses. Ele citou as negociações no Maranhão, no Rio de Janeiro e no Paraná, praticamente como certas.

Ponto de ônibus I

De acordo com o secretário de Segurança e Trânsito de Toledo, João Crespão, até o final da semana, Toledo entregará mais 20 pontos de ônibus com cobertura e bancos. Juntamente com esses pontos de ônibus, novas lixeiras estão sendo instaladas para melhor atender os usuários do transporte coletivo.

Ponto de ônibus II

Enquanto Toledo constrói pontos de ônibus equipados com bancos e lixeiras, os usuários do transporte Coletivo de Cascavel continuam se servindo dos serviços públicos ao relento. Muitas paradas de ônibus não existem pontos cobertos e os que existem, não possui bancos, muito menos lixeiras. É o contraste de duas administrações que aos olhos da população deveriam caminhar juntas também no desenvolvimento, já que são constantemente realizados encontros entre secretários dos dois municípios para trocas de ideias e projetos.

Taxa de Sinistro I

O vereador cascavelense Otto Reis (PDT) postou em seu twitter que a ACIC, AMIC e CDL querem o fim da Taxa de Sinistro. Segundo o vereador, estas entidades de classe representam inúmeros contribuintes e entendem que a Justiça considera indevida a cobrança desta taxa no imposto Municipal (IPTU).

Taxa de Sinistro II

Sinistro mesmo será se os vereadores cascavelenses depois de aprovar por unanimidade de votos a revogação da lei que permitia cobrar a taxa de sinistro dos contribuintes cascavelense, voltarem para trás e manter o veto do prefeito. Sinistro também será a Câmara de Vereadores aprovarem um projeto inconstitucional, conforme a Justiça já se pronunciou. Tudo isso marcado para terça-feira na primeira sessão deste ano.

O bote

O senador Osmar Dias (PDT) vive momento de assédio político. Antes de almoçar com a pré-candidata a presidência da República, Dilma Rousseff (PT), na quinta-feira, o senador teve jantar na quarta-feira com membros tucanos da Executiva Nacional, intermediado pelo também senador e irmão de Osmar, Álvaro Dias. Segundo comentários, o bote de Álvaro é emplacar a candidatura de Osmar Dias numa coligação com o PSDB, uma vez que dificilmente conseguirá reverter o quadro político que se desenha no momento no Paraná.

Merenda Escolar

A divulgação durante a semana feita pelo vereador Marcos Damaceno de que está elaborando um projeto para terceirização da Merenda Escolar de Cascavel, mexeu com boa parte da estrutura da secretaria de Educação e também dos vereadores. Valdecir Nath, vereador do PDT, que exerceu a função de secretário de Educação na gestão Edgar e também na de Lísias Tomé, declarou que fez um estudo em 2005 e visitou alguns municípios onde a Merenda Escolar é terceirizada e não viu avanços neste sentido.

Valor nutritivo

Para o ex-secretário, a questão do valor nutritivo para os alunos, pode ser feito das duas maneiras, nas escolas e também com a terceirização. Porém, salientou que se houver um acompanhamento da secretaria de Educação na compra e no recebimento das mercadorias, não há necessidade de terceirizar, uma vez que os alimentos servidos pelo município de Cascavel estão enquadrados na Lei. A discussão sobre o assunto promete render muitos debates ainda.

1 comentários:

magno disse...

tudo bem que a secretaria de educaçao ja nao e mais aquelas coisas com a secretaria que antes chorava ao lado dos professores e hoje ri com nove mil motivos para isso mais essa onda da terceirizaçao cheira a coisa esquisita temos que ficar bem atentos pois daqui a pouco o nosso voto nao vale mais nada de tanta terceirizaçao