Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 4 de fevereiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 04 02

Indecisos
E nos bastidores da política cascavelense acontece uma votação para saber qual é o vereador mais “em cima do muro” da Câmara Municipal. Estão bem cotados os vereadores Mário Seibert (PTC), que se elegeu como oposição e tem sido situação desde o início da gestão, e desde ontem, o vereador Valdecir Nath (PDT) que na segunda-feira se manifestou contra a cobrança da taxa de sinistro em enquete de jornal impresso local e na terça-feira mudou o voto, aprovando a continuidade da cobrança da taxa.

Na ativa
Tudo leva a crer que o prefeito de Cascavel Edgar Bueno (PDT) retorna ao cargo hoje às 7h30 para comandar o Executivo Municipal. Sem alarde, o prefeito até então licenciado, percorreu a maioria das secretarias durante o período que se encontrava de férias e, da mesma maneira (sem alarde), assume hoje a cadeira do terceiro piso do Paço. Com agenda lotada, Edgar Bueno inicia 2010 com menos dívida de precatórios, com um superávit em caixa para obras e expectativa de construção de muitos metros de asfalto no Município.

IPVA 2010
E para aqueles que acham que por um milagre o Estado esqueceu que você possui um carro e que está na época de pagar o IPVA, é bom relembrar que neste ano a continha não chegará ao conforto da sua casa e que o governo está doido pra você se esquecer que o pagamento com desconto começa já na próxima segunda-feira para placas com final número 1. Portanto já é tempo de entrar no site da Secretaria do Estado da Fazenda (www.fazenda.gov.pr.br), imprimir o boleto e pagar em dia para aproveitar o desconto.

Safra recorde
O tempo e a temperatura dos últimos meses não têm sido mal para todos. Segundo dados repassados pela Emater a média de sacas colhidas por alqueire em Palotina superará a marca de 150 sacas, maior que a marca recorde do ano de 2005 quando foram colhidas 130 sacas por alqueire. Os fatores climáticos estão sendo favoráveis para o produtor que poderá alcançar uma safa recorde no Município.

Alianças
Tudo indica que o PT deverá anunciar em suas convenções que o partido está unido ao presidente da Câmara dos Deputados, Michel Temer (PMDB-SP), para ser vice na chapa da ministra Dilma Rousseff. De olho nisso, Temer deve levar para votação o projeto de lei Ficha Limpa que veta candidaturas dos políticos com condenação na Justiça ainda que apenas em primeira instância. Será que vinga?

Cadeiras vazias
Com a perspectiva de Orlando Pessuti (PMDB) assumir o cargo de governador a partir de abril deste ano, cresce a expectativa de uma grande reforma no secretariado de governo. Alguns dos atuais secretários e nomeações de confiança permanecerão, outros serão exonerados, até por força da legislação brasileira que determina a desincompatibilização do cargo para aqueles que irão pleitear uma candidatura nas eleições de outubro. Assim sendo, muitas cadeiras irão vagar e muitos outros serão nomeados para fazerem parte do governo nos últimos nove meses.

Perguntar não ofende
Com o esvaziamento de alguns cargos em confiança no primeiro e segundo escalão do governo do Paraná e algumas exonerações que serão feitas pelo novo governador Orlando Pessuti, comentários em Cascavel dão conta que a cidade terá uma grande lista de nomes que irão compor o primeiro e segundo escalão. Como perguntar ainda não ofende, a coluna quer saber para informar aos leitores: onde Pessutão arrumará vagas para todos aqueles que dizem aos quatro cantos da cidade que serão nomeados no governo do Paraná a partir de abril?

Saúde cascavelense
Dentre todos os comentários e articulações políticas do momento - tudo na esperança de Cascavel ser lembrada e ter nomes compondo o primeiro escalão do governo Pessuti - a nomeação que apresenta maior certeza é a do médico e diretor da 10ª Regional de Saúde com sede em Cascavel que poderá ocupar a cadeira de secretário de Estado da Saúde, substituindo o atual, Gilberto Martin, nome certo para disputar candidatura de deputado estadual.

Dizem que...
...a troca de elogios ocorrida na sessão da Câmara na última terça-feira, quando os vereadores de Cascavel voltaram do recesso, acabou em chamamentos do tipo “piá pançudo” e “nono esclerosado”. Será verdade?

1 comentários:

magno disse...

sobre as eleiçoes sem comentarios o parana nao merece um governador como o Osmar o cidadao e muito indeciso como confiar em uma pessoa que nao sabe escolher o lado que quer ficar e nem se quer ficar ou sera que os irmaos dias acham que o parana e um feudo deles, pena que o requiao nao vai disputar de novo com eles para levarem mais uma sova, qto aos comentarios de alguns vereadores nao merecem resposta falam tantas besteiras que deveriam ir para um picadeiro com certeza o palhaço ficaria envergonhado