Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sábado, 6 de fevereiro de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI - GAZETA MUNDIAL 06 02

NINGUÉM RECLAMA (4ª parte)

Para não dizer que este colunista é egocêntrico falando apenas se seus problemas – que, aliás, é o cotidiano de todo brasileiro – este espaço hoje trará a reclamação de um cidadão anônimo que esbarrou em mim nas proximidades de um ponto de ônibus. Não sei se o calor ajudava, mas o cidadão estava vermelho, enfurecido, a beira de um ataque de nervos. Contradizendo o que disse o vereador Mário Seibert (PTC) na última sessão, “que brasileiro não reclama” (até cogitei que o cidadão fosse talvez estrangeiro pela avalanche de reclamações, mas como não tinha nenhum sotaque era na verdade o mais puro dos brasileiros), esse não reclamou, esbravejou, falou cobras e lagartos as quais compartilharei com você leitor. Ele reclamou da demora do ônibus que faz linha direta até o centro da cidade, que por sinal absurdamente passa a cada 45 minutos, mas aguardava-o há uma hora. Reclamou do sol quente que ficava mais ardente por falta de um abrigo – que a Prefeitura de alguma forma já deveria ter disponibilizado para os usuários do transporte coletivo. Se não tinha abrigo, quanto mais assento, outra reclamação do cidadão, que reclamou de suas pernas doendo que, por sinal, seriam passíveis de exame num laboratório da cidade, que por causa do atraso do ônibus ele deveria perder consulta, e que ainda teria de fazer uma baldeação no terminal de ônibus que é um caixote, sem conforte, luz, banheiro... Eu apenas concordei, afinal eram reclamações justíssimas. É só os vereadores, deputados e prefeito saírem do conforto de seus carros com ar condicionado para constatar. Será que brasileiro não reclama ou são algumas pessoas - como políticos que conhecemos - que não param para escutar e fingem não ter reclamação?


EstaR I

O vereador Léo Mion (PSDB) está solicitando da Prefeitura de Cascavel a planilha com a movimentação das entradas e saídas de verbas da Companhia de Trânsito de Cascavel (Cettrans). O objetivo é verificar onde está indo o dinheiro arrecadado com as aplicações de multa e vendas do cartão EstaR que nesta gestão aumentou expressivamente a área do estacionamento regulamentado no centro da cidade.


EstaR II

Além disso, o vereador Léo Mion (PSDB) pretende com os dados formular um projeto que evite dar prejuízos futuros para o Município, se, por exemplo, o cidadão começar a buscar seus direitos em relação aos veículos roubados em logradouros quando o proprietário pagou pelo estacionamento. Já há jurisprudência no País, especificamente na cidade de São Carlos (SP), que o juiz interpreta que a cobrança de estacionamento nas ruas pela Prefeitura, assim como nos estacionamento particular, também lhe proporciona deveres como a garantia da integridade do veículo.

Show Rural

A cidade, os hotéis, as ruas, a BR 277, tá tudo cheio em Cascavel. Isso porque acontece na próxima semana, de 8 a 12 de fevereiro, uma das maiores feiras do agronegócio brasileiro, o Show Rural Coopavel 2010 que aguarda neste ano cerca de 150 mil visitantes e muitos, mais muitos mesmo, políticos do território nacional, visto as eleições e as convenções que se aproximam estarão prestigiando o evento.


Escola pública

O Senado deverá colocar em votação um projeto um tanto peculiar para sensibilizar os governantes quanto à questão do ensino público. O projeto obrigaria políticos a terem seus filhos estudando em escolas públicas. O objetivo: quando os políticos se virem obrigados a colocar seus filhos na escola pública, a qualidade do ensino no país poderia melhorar.

Matrícula 34.326

Até agora tudo leva a crer que a praça Wilson Joffre finalmente se tornou propriedade do Município de Cascavel. O prefeito Edgar Bueno foi comunicado nesta semana que a praça está matriculada no Registro de Imóveis 2º Ofício sob o número 34.326. Esperamos que nenhuma denúncias ou vicissitude desfaçam essa grande conquista da população.

Histeria coletiva

O governador de São Paulo, José Serra (PSDB), disse na última quinta-feira que o aumento da violência no estado está relacionado à crise econômica e à alta do desemprego. E afirmou que, após a recuperação da economia, no segundo semestre de 2009, os dados começaram a melhorar. Em outras palavras falta de emprego e de dinheiro causariam atos violentos. Vale a reflexão dos governantes municipais e estaduais, nem que seja apenas para se apropriar de um “excelente” desculpa. Já que as eleições se aproximam e quanto mais engodo o PSDB puder colocar, melhor será a votação nas urnas.

Esporte amador

Ainda sob sigilo, o secretário de esportes de Cascavel, Juarez Berté vem trabalhando na elaboração de projetos para revolucionar o esporte amador no Município. A coluna recebeu a informação de que Berté está buscando junto ao Ministério dos Esportes verbas para construir no local onde funciona o Centro esportivo Ciro Nardi, um mega empreendimento, ou seja, uma Vila Olímpica com pistas de atletismos, picinas olímpicas e uma arena para 12 expectadores. Sinal que o Ginásio de Esportes Sérgio Mauro Festugatto poderá ser demolido.

Indicativos

Tudo indica que o vereador Léo Mion (PSDB) vai apoiar o candidato a deputado estadual Adelino Ribeiro (PSL) nas eleições deste ano. Segundo fontes, o vereador que tem no partido o pré-candidato Antonio Baratter para estadual e Alfredo Kaefer para federal, fará opção de apoiar Adelino por ter sido esquecido pelo partido desde a campanha eleitoral de 2008.

Em Cascavel

O senador e pré-candidato a governador do Estado, Osmar Dias (PDT) estará em Cascavel na segunda-feira. Logo pela manhã, Osmar Dias visita o Show Rural acompanhado do prefeito Edgar Bueno e do presidente da Coopavel, Dilvo Groli.


Doação de córneas

“A bondade está nos olhos de quem doa”, slogan da campanha da Acesc em Cascavel que circula nos veículos da Administradora dos Cemitérios (Acesc) e nos ônibus de transporte coletivos do município. A Campanha também será divulgada nos meios de comunicação impresso, televisão e rádio para que a população seja informada da importância da doaçao de córneas, declarou o superintendente da Acesc, Léo Rigon. A campanha é uma parceria entre Prefeitura de Cascavel, Acesc e Hospital de Olhos de Cascavel.

2 comentários:

VLemainski disse...

Luizinho:
Serra ao firmar que aumentou o desemprego e que houve crise econômica não falou nenhuma inverdade. Agora, quanto ao engodo do PSDB, acho que houve maldade deste blogueiro, ou imparcialidade. Afinal, a segurança melhorou no governo Lulla? A educação melhorou? A saúde melhorou? Quanto melhorou a produção agrícola? O PAC é essa maravilha que divulgam? Anunciam liberação de verbas e assinaturas de contratos e as obras não saem... etc....
Se desligar a TV o governo acaba...

Moacir disse...

Pô Nardeli, o que você me diz das pesquisas que estão pipocando por aí... e aquela do jornal “O GUARANÁ” (sabor laranjada). Tamo feio mesmo de imprensa. Por essas e outras que ninguém mais consegue ler o jornaleco depois da mudança de direção. Virou uma assessoria barata do deputado sonegador, mais nada... Antes Radar era uma indústria de multas, agora é instituto que surge em vespera de reuniao tucana, que serve apenas para comprar voto (e disso ele entende bem!)...