Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 24 de março de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 24 03

OS IMPOSTOS SUMIRAM?

A Prefeitura de Cascavel licitou escritório de advogados para cobrar ISSQN sobre o leasing contratados no Município pelas instituições financeiras nos últimos cinco anos. Arrecadar é preciso, porém, que arrecadem de todos. Senão vejamos: ao recarregar os créditos de seus telefones celulares pré-pagos, alguém já pediu uma nota fiscal do valor creditado ao celular? Penso que mais de 90% dos usuários do sistema de telefonia pré-paga jamais pediram uma nota fiscal da recarga, não é? Pois bem, se não há nota fiscal da venda dos créditos, as empresas de telefonia pagam para quem os impostos inseridos sobre a venda dos créditos?


Milhões em impostos

Enquanto isso, milhões em impostos são deixados de serem arrecadados mensalmente em todo o País pelo sistema de telefonia celular pré-pago. Voltando a Cascavel. Quantos milhões são deixados de arrecadar das operadoras de telefonia pré-paga nestes últimos anos? Pensando nisso e, em uma conversa rápida com o vereador Julio César, este adiantou que está elaborando um requerimento para o Executivo Municipal, cobrando para que seja implantada no Município uma fiscalização rígida e contundente sobre a venda de créditos de todas as operadoras do sistema de celulares pré-pago.

Sem segurança

Os terminais de transbordo do transporte coletivo tem sido local certo de assaltos e furtos. Celulares e outros objetos são alvos dos marginais que encostam nas vítimas com uma faca e dão voz de assalto em plena luz do dia. A coluna contatou o presidente da Cettrans, Jorge Lange, quando este disse que o assunto já está sendo resolvido. Lange adiantou que está no planejamento da Cettrans disponibilizar agentes nos terminais de transbordo para coibir este tipo de crime. Estamos de olho!

Eu era bobo

O presidente da Associação de Moradores do Diamante 47 (zona rural), o conhecido Taborda, levou o maior chega prá lá do vereador Osmar Cabelereiro (PSL) ontem, antes da sessão da Câmara. Taborda esteve na Câmara vendendo aos vereadores um almoço (churrasco) na localidade e quando oferecido ao vereador Osmar, este disse: “não vou comprar, não sou mais bobo”.

Não sou mais bobo

Mesmo com o não do vereador Osmar Cabelereiro, Taborda tentou argumentar: “Mas o senhor é querido pelos moradores lá no 47 e sempre ajudou a comunidade”, e o vereador retrucou: “sim mais eu não vou comprar, eu ajudava porque era bobo, mas agora não sou mais”. Resultado: Taborda ficou sem vender o churrasco para o vereador e com certeza o vereador perderá alguns votinhos no Diamante 47 na próxima eleição.

Pedido de vistas

Mais um projeto “feito nas coxas” que estava na pauta de votação ontem, ficou de fora devido ao pedido de vistas do vereador Julio César (PMDB). O projeto de autoria do vereador Gilmar Gaitkoski propõe a regularização das edificações irregulares de Cascavel, porém não contempla quem constrói ou construiu dentro das normas regulamentadas pelo Plano Diretor; contempla apenas aqueles que construíram de forma irregular.

Especulação imobiliária

O projeto para regularizar edificações irregulares que teve o pedido vistas aprovado por unanimidade, inclusive pelo autor, foi tema da discussão durante o início da sessão, chegando ao ponto do vereador Julio César (PMDB) argumentar que o projeto deveria ser mais bem analisado, pois do jeito que está beneficiará os especuladores imobiliários, citando como exemplo a Imobiliária Trivellato que constrói casas irregulares e as vende aos cidadãos cascavelense.

0 comentários: