Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 30 de março de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 30 03

ILUMINAÇÃO PÚBLICA

Há muito tempo se discute em Cascavel o exorbitante valor cobrado de taxa de iluminação pública dos contribuintes. Ontem, o secretário de Obras do Município, Paulo Gorski, declarou que existe um superávit de aproximadamente R$ 6 milhões no caixa da Prefeitura e que esta verba está sendo aplicada na revitalização do sistema de iluminação nos binários, área central da cidade e também será efetuado a instalação de luminárias em alguns pontos escuros nos bairros de Cascavel.

Luminárias

Quanto aos questionamentos que ora são feitos por parte de alguns vereadores e população a respeito do que é feito com as luminárias substituídas, o secretário de Obras declarou que parte das luminárias retiradas na reforma do sistema de iluminação será reutilizada em outros locais. Já as danificadas, ou as muito velhas, serão descartadas. Entretanto, o secretário afirmou que todas as luminárias retiradas – substituídas – estão no almoxarifado da secretaria à disposição de quem quiser verificar.

Avanço tecnológico

Para Paulo Gorski, o avanço da tecnologia faz com que a administração pública acompanhe os novos sistemas até para economizar, uma vez que os materiais defasados pelo tempo consomem mais e, portanto, não dá o resultado esperado.

Reunião da Acamop

O presidente da Acamop (Associação das Câmaras Municipais do Oeste do Paraná), Julio César, realizou ontem no plenário da Câmara de Cascavel mais uma reunião sobre a duplicação da BR 277. A reunião que contou com vereadores dos municípios que se localizam as margens da 277 – Medianeira a Cascavel -, estão imbuídos de “brigar” para que a Concessionária cumpra o Contrato Firmado com o Estado do Paraná. A esperança é quue o governador Orlando Pessuti, ao assumir o cargo, lute junto com a população do Oeste para que isso se concretize.

Parecer contrário

A Comissão de Economia e Finanças da Câmara de Cascavel, formada pelos vereadores Osmar Cabelereiro (PSL), Léo Mion (PSDB) e Mário Seibert (PTC), deram parecer contrário ao anteprojeto do Executivo que solicitava remanejamento na casa dos R$ 2,7 milhões para a Cohavel (Companhia de Habitação de Cascavel). A solicitação do remanejamento seria para manutenção da estrutura administrativa da Companhia.

Requerimento

Ao analisar o anteprojeto para dar parecer no final de fevereiro, a comissão de Finanças enviou ao Executivo um requerimento solicitando informações detakhadas sobre de que forma seriam utilizadas as verbas. Ontem a resposta chegou à Comissão, porém sem esclarecimentos, o que fez com que os vereadores dessem parecer contrário ao anteprojeto de remanejamento

Pressão

No final da tarde, o prefeito Edgar Bueno e o secretário de Obras, Paulo Gorski, estiveram reunidos com membros da Comissão para reverter o parecer, mas os membros se mantiveram firmes e o projeto deverá ser retirado da pauta de votação de hoje. A resposta dada pelo Executivo à Comissão foi de que não existe maneira de detalhar em planilhas indicando onde serão utilizados estes recursos, uma vez que ainda não são obras da Companhia. isso poderá ser feito em obras futuras. Por esses motivos é que os vereadores se mantiveram firmes no parecer contrário.

Dizem que...

... o diretor administrativo da secretaria de Educação de Cascavel, professor Marcelo Mariotti, deixará o cargo nos próximos dias. Será verdade?

... a exoneração do diretor administrativo da Educação, foi motivado pela incompatibilidade profissional entre a secretária Martistela Becker e ele. Será verdade?


1 comentários:

magno disse...

se for verdade essa demissao meus parabens a secretaria Maristela finalmente pois o tal do marcelo parecia um rei que mandava em tudo e tratava os outros com desdem, um bom começo para recomeçar um trabalho