Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sexta-feira, 23 de abril de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 23 04

Novo site

O anúncio do lançamento do novo site de notícias da Câmara de Vereadores de Cascavel, que se esperava vir acompanhado da notícia de mais transparência por parte dos vereadores, ficou mesmo somente na apresentação do novo layout da página. Enquanto isso, a Casa de Leis apresentou um balancete ‘falsete’ do mês de março, sem apontamento dos gastos do Poder Legislativo detalhadamente.

Velhas práticas

Segundo o presidente Marcos Damaceno (PDT), só será feita a discriminação por dados das compras a partir da vigência da lei federal que obriga a apresentação do balancete de forma detalhada. Mesmo contra o bom senso e a opinião pública, o presidente disse estar ‘dentro da lei’ cumprindo recomendações do Tribunal de Contas do Estado que aceita o balancete de forma resumida, ou seja, lançamentos feitos pelo total e não pelos individuais.

Transparência

Quanto ao novo site, o presidente discursou de modo prático, dizendo que a transparência é primordial, porém, não confirmou durante o discurso de que irá lançar na página o nome de todos os servidores e assessores nomeados no Legislativo. Por falta de pedido não foi. Damaceno recebeu a solicitação do vereador João da Tropical para inserir no site, o nome de todos os 1º suplentes de cada partido.

Custo baixo

Damaceno, ao enaltecer o baixo custo do site de notícias da Câmara de Cascavel – o investimento foi de cerca de R$ 5,5 mil - acabou criticando de forma velada o gasto que o Executivo Municipal teve para construção do Site da Prefeitura que foi em torno de R$ 40 mil.

Sindicância

O caso do cascalho e aterro executados pela Prefeitura (sub-prefeitura de São Salvador) em uma associação particular - motivo de denúncia do vereador João da Tropical (PTB) na sessão de terça-feira -, teve o primeiro desfecho ontem de manhã. O prefeito Edgar Bueno e o secretário de Obras, Paulo Gorski, se reuniram com Francisco Marmentini, sub-prefeito da localidade, e decidiram abrir sindicância para apurar os fatos.

Afastamento

Logo após o término da reunião, o prefeito Edgar Bueno e o secretário de Administração, Allison Ramos, assinaram uma resolução indicando três servidores de carreira do Município para realização de uma sindicância no intuito de apurar os fatos. A resolução também afasta por 15 dias – prazo para o término da sindicância -, o sub-prefeito Francisco Marmentini.


Reunião do PDT

Acontece hoje, na associação da Rádio Colméia em Cascavel, a reunião do PDT com líderes políticos de 21 municípios da região. Segundo informações, o jantar também servirá para apresentar o pré-candidato a deputado estadual, André Bueno, aos líderes dos municípios que irão desenvolver trabalhos, em suas respectivas cidades, em prol de sua candidatura. A expectativa é de haja mais de 300 pessoas no encontro.

Rolo e confusão

A indicação de Renato Silva (PTB) para uma secretaria no governo Edgar Bueno poderá rachar o PTB, uma vez que o vice-prefeito, Jadir de Mattos (PTB), não concorda com a forma com que o presidente do partido, João da Tropical, vem conduzindo o assunto. Segundo Jadir, ora João oferece a secretaria para Renato Silva, ora não quer que o prefeito o designe em nome do PTB. Para Jadir, as reuniões em que João fala a sós com Edgar Bueno, já é uma prova da confusão que se estabeleceu.


Eleitores

Se o movimento visto no Fórum Eleitoral de Cascavel neste feriado continuar no mesmo ritmo, em breve Cascavel alcançará os tão desejados 200 mil eleitores para 2012. Com o plantão do feriado de Tiradentes, muitos eleitores, especialmente aqueles que precisavam fazer a transferência de título, procuraram o Fórum para regularizar sua situação e em média de 15 minutos ficaram aptos a votar nas eleições de outubro. Para quem está em débito com a Justiça Eleitoral, ainda dá tempo: o prazo final é 5 de maio.


DIZEM QUE...

... a ação judicial da ‘banca do Waltão’ poderá render multa indenizatória de alta quantia monetária e muita mais dor de cabeça ao prefeito. Será verdade?


... por falar em alta quantia monetária e perda de prazo (ops!), outra situação que poderá dar o que falar são as ações sobre o Calçadão de Cascavel. Será verdade?

0 comentários: