Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 4 de maio de 2010

COLUNA LUIZ NARDELLI 04 05

BASTIDORES POLÍTICOS

Mês de maio chegou e junto, chegou as pré-definições de como irão agir os proponentes a candidatos estadual e federal de Cascavel. Mesmo faltando cerca de 60 dias para as convenções, as articulações em busca de apoios políticos - cabos eleitorais de luxo -, tomam conta do tempo de muitos pré-candidatos que ainda não tem uma base solidificada, e tão pouco conta com um grande time capaz de obter votos em outros municípios, que não sejam, de Cascavel e cercanias. Para deputado estadual, Cascavel conta com mais de 15 nomes com proposições de vir a disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa, já para deputado federal, o número é inferior, mas não menos que 10.

Fim de uma era

O deputado estadual de Toledo e da região Oeste, Duílio Genari (PP), depois de seis mandatos de deputado estadual, parece que vai “pendurar as chuteiras”. São fortes as conversas nos meios políticos da região de que Duílio não será candidato este ano, apoiando o ex-prefeito de Toledo, Derli Donin (PP) para o cargo.

PP reunido

Ontem pela manhã, alguns membros do PP de Cascavel, estiveram no escritório político do partido debatendo sobre as eleições deste ano. Com os rumores de que o deputado Duílio Genari não será candidato, o PP de Cascavel deve lançar Cassius Barreiros, filho do ex-prefeito Salazar Barreiros para a cadeira, completando assim, com Derli Donin, os nomes da Região Oeste para disputar uma cadeira na Assembleia Legislativa.

Marcon fora

O secretário do Meio Ambiente de Cascavel, Luiz Carlos Marcon (PSDB) se reuniu com o prefeito Edgar Bueno ontem pela manhã, quando o comunicou que se desincompatibilizará do cargo no final deste mês para coordenar a campanha do candidato a deputado federal Alfredo Kaefer e, para estadual, Antonio Baratter, ambos do PSDB.

Pedido aceito

Logo após a comunicação e do pedido feito por Marcon, o próprio prefeito comunicou os jornalistas que estavam na prefeitura sobre o assunto, porém, não comentou sobre quem será o substituto. Cogita-se vários nomes, desde a volta de Paulo Carlesso, ex-secretário da gestão passada de Edgar, até o do atual diretor técnico e servidor de carreira, Elmo Rowe Júnior. Consta na lista de possíveis nomes o da também atual Chefe do IAP de Cascavel e pré-candidata a deputada estadual, Marlise da Cruz (PV).

Cadeira vazia

Como as especulações são muitas neste período pré-eleitoral, os comentários nos meios políticos são proporcionalmente grandes também, tanto que um “chute” de que Marlise da Cruz poderia ser o nome indicado para a secretaria do Meio Ambiente de Cascavel, acertou a trave e foi confirmada por ela mesmo no programa Bate Rebate. Segundo Marlise, ela recebeu o convite do prefeito Edgar Bueno para assumir a secretaria do Meio Ambiente, mas não aceitou, uma vez que se diz estar preparada para ser deputada.

Grupo desfeito

É comentário em rodas de conversas de que o grupo que esteve junto na campanha de 2008 e que levou Edgar Bueno (PDT) a Prefeitura de Cascavel, está em decomposição. PSDB, PSL ficarão sem cargos na administração, uma vez que Adelino Ribeiro (PSL) se desincompatibilizou para ser candidato a deputado estadual e Luiz Carlos Marcon sai para coordenar a campanha dos candidatos do PSDB a deputado federal e estadual. Ainda resta o PTB, que tem o vice-prefeito, mas “línguas de trapo” comentam que é por pouco tempo, até porque, Jadir também será candidato e assim, deverá ficar fora do grupão de Edgar.

Reprise

Para muitos não será surpresa de o grupo de 2008 se esfacelar nesta campanha, já que cada partido vai rumar para candidaturas possivelmente diferente em nível estadual. De outro lado, esta reprise já foi vista em 2002, quando o PMDB, principal apoiador de Edgar em 2000, inclusive com o vice-prefeito naquela ocasião eleito na chapa de Edgar, Leonaldo Paranhos, deixaram de apoiar a administração no final de 2002, início de 2003.

1 comentários:

Jair B. disse...

O Duilio esta certo ja passaou a hora dele parar, agora ele vai cuidar dos netos e deixar a assembleia para o Derli, jovem e promissora liderança Toledana