Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

sábado, 4 de dezembro de 2010

REFRESCO EM PÓ (Manchete Popular) 04/12 á 10/12

* POR LUIZ NARDELLI

DILUÍDO E CONCENTRADO

Sabe-se que numa gestão pública, em qualquer esfera, a reforma administrativa é necessária, pois a oxigenação do sistema favorece a própria gestão em questão. Dois anos se passaram da administração Edgar Bueno e apesar de muitos ainda não acreditarem, nomes serão substituídos. Quais? Visando a eleição de 2012 e sua provável candidatura a reeleição, o prefeito vem articulando junto aos partidos que estiveram juntos no pleito de 2010 na eleição Majoritária do Paraná, para compor seu secretariado a partir de 2011. PMDB e PT, então, são partidos que o prefeito quer ao seu lado. Assim, não será surpresa se Walter Parcianello (PMDB) aparecer nomeado na secretaria de Esportes (até para iniciar a obra da Arena Multiuso), e, por sua vez, Juarez Berté deixe o Esporte para assumir a secretaria de Indústria e Comércio, substituindo Suzana Gasparovic. Já a entrada do PT no governo Edgar, segundo fontes, acontecerá com Aderbal de Mello (PT) ocupando a secretaria de Assuntos Jurídicos.

POSITIVO

Divulgado o resultado final do censo 2010, Cascavel apresentou um aumento no número populacional; o suficiente para superar a cidade de Foz do Iguaçu, tornando-se a quinta maior cidade do Paraná.

NEGATIVO

Os 283.193 moradores da “Cidade do Futuro” não foram suficientes para atingir a esperança que era de chegar aos 300 mil habitantes, aumentando assim o número de vereadores na Câmara de Cascavel.

NOTAS

Secretário de Cascavel

Durante o pleito de 2010, o então candidato Beto Richa declarou que se eleito fosse, Cascavel seria contemplado com uma Secretaria. Eleito, a equipe de Beto sondou três nomes para a Secretaria de Agricultura: Ibrahim Fayad, Dilvo Grolli e Roberto Kaefer. Não se sabe se os convites foram feitos para não serem aceitos; o fato é que os convidados, por óbvio, não aceitaram, face aos seus empreendimentos.

Nome novo

Passado o primeiro momento, sem a aceitação dos nomes sondados para a Secretaria de Agricultura, surgem novas especulações políticas no Município. Dizem que o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) indicou pessoalmente ao governador eleito o nome do agrônomo e secretário de Meio Ambiente de Cascavel, Luiz Carlos Marcon.

Apoios

Este colunista ligou para deputados estadual e federal eleitos - Leonaldo Paranhos, Adelino Ribeiro, Alfredo Kaefer e Eduardo Sciarra - que disseram apoiar o nome de Marcon. Se o governador for contemplar uma Secretaria para Cascavel, o nome está aí. Resta saber se ele aceita ou não.

CEI dos medicamentos

Por algum tempo achei que a CEI dos Medicamentos realizada na gestão passada não daria em nada. Como muitos, nos enganamos. Esta semana, a Refresco em Pó recebeu a informação de que a Polícia Federal está investigando o caso e que servidores ligados à Secretaria de Saúde, Farmácia Básica e almoxarifado serão ouvidos. O caso foi levantado pelo vereador Julio César (PMDB) e investigado pelo então secretário de saúde Fernando Bacana e agora vem tirando o sono de muitos “espertinhos” que ainda estão na “teta”.

Pulseiras prateadas

Parece que alguns servidores de carreira - outros não de tanta carreira assim -, acabarão tendo de usar as famosas “pulseiras de prata” da PF. O assunto envolve desvio de medicamentos e venda dos mesmos (pagos com dinheiro público) para farmácias da rede privada. Prefeitos e secretários parecem estar fora da “quadrilha”, mas alguns dos servidores (...).

Fase ruim

Kennedy Machado parece estar num péssimo mapa astral. A última do secretário foi um bate boca, em reunião do Conselho Habitacional, com Silvio Gonçalves, coordenador do MNLM. A penúltima foi novamente não conseguir emplacar a licitação para concessão do direito de uso dos quiosques do Calçadão da Avenida Brasil que, pela enésima vez, voltou a ser discutida na Justiça.

A volta de Aderbal

Imagine o Kennedy indo para Curitiba assessorar o deputado André Bueno (PDT)? Talvez lá na capital, ele consiga defender o Município em alguns processos e não perder prazo {risos}. Na reforma administrativa que ora está para acontecer na Prefeitura, Aderbal de Mello (PT) voltará à Secretaria de Assuntos Jurídicos de Cascavel no lugar de Kennedy Machado, assim o PDT de Edgar Bueno alia-se ao PT, visando às eleições de 2012.

Indústria e Comércio

Por algum tempo a Página tem publicado algumas opiniões sobre o futuro de alguns secretários do governo Edgar Bueno. O ciclo de aprendizado passou, chegou a hora dos remanejamentos de nomes e até mesmo exonerações de alguns que não conseguiram desempenhar trabalho a contento. Juarez Berté é tido como uma surpresa à frente da Secretaria de Esportes, porém, será o substituto de Suzana Gasparovic que deverá voltar a ser membro da ACIC.

Exonerações

Judet Bilibio da Cultura é tida nos bastidores da política cascavelense como nome fora do governo, mas... Outro nome que deverá deixar o governo Bueno é Maristela Becker da Educação, que segundo comentários dará lugar a Valdecir Nath e voltará, com menos força, para a lida nas escolas municipal.

MIGUÉ DA MÍDIA

Em muitos veículos de comunicação se viu certa comemoração pelo aumento da expectativa de vida no Brasil. É bom comemorar a vida, mas chegar à terceira idade no País ainda é sinônimo de enfrentar preconceitos (até estéticos), para não dizer sobre aposentadoria, planos de saúde...

Depois de 30 anos de domínio da contravenção nos morros cariocas, a mídia tem divulgado que em uma semana o Estado baniu os bandidos da cidade. Parece mais um slogan publicitário para os eventos de 2014 e 2016. Jornalisticamente, só pode ser mais um daqueles miguelaços.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

O deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) foi convidado para assumir a secretaria de Indústria e Comércio do Estado, mas não aceitou, quer mesmo é ser deputado!

Enquanto o papai Noel da secretária Suzana Gasparovic desceu de um mini-prédio de elevador no centro de Cascavel, o papai Noel da região norte chegará naqueles bairros de helicóptero.

Só depois de dois anos de mandato de Edgar Bueno o presidente da Fundetec, Paulo Porsh, teve aparições públicas devido ao Seminário Mercosul de Bebidas. Não era pra tanto, mas já era tempo de Porsh “dar as caras”.

O Serjão “Tuiuiú” de Cascavel viajou novamente nesta semana para Curitiba para uma audiência com Beto Richa, governador eleito. Segundo informações, Serjão deverá ser mesmo nomeado como coordenador da Microrregião Oeste.

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes andaram presenciando conversas de que o secretário de Esportes e ex-presidente da Câmara de Cascavel, Juarez Berté, voltará em 2012 a disputar eleição. Segundo elas, não ficou decidido se ele vai ser candidato a prefeito, vice ou a vereador, mas que voltará à lida, isso é garantido.

As primas das paredes, as divisórias, que não perdem nada do que é tratado sobre política, informaram que aconteceram conversas no escritório do presidente do Sintrivel, Oracildes Tavares. O intuito é para ele vir a disputar uma das cadeiras da Câmara de Vereadores em 2012. As divisórias ainda disseram que mudança de partido será certa para Oracildes, uma vez que no momento, a ficha de filiação está no PDT. Será a volta de mais um dos “gigantes” vereadores do passado.

Os biombos, por sua vez, disseram que pelo andar da carruagem muitos dos vereadores que fizeram história no passado estão dispostos a voltar. Segundo eles, nomes como de Berté, Folador, Oracildes Tavares, Alcebíades, Jorge Lauxen, Reinaldo Vilela, Rui Capelão, Léo Risso, Egídia Covatti, Baratter, Renato Silva, Hostílio Lustosa, Cidão da Telepar e até mesmo Paulo Gorski podem figurar em 2012 como candidatos a vereador, tudo porque a fragilidade dos vereadores nos últimos tempos é absurda.

Os tapumes, divertidos como são, nunca se comprometem. Esta semana eles nos confidenciaram que alguns empresários espertalhões são donos de mais de um imóvel que ora está em construção no prédio da nova Sede da ACIC. Segundo os tapumes, tem “diretor” da ACIC com mais de um imóvel (se um já é um abuso, imagine mais, então?). Os tapumes chegaram a estranhar porque o Ministério Público ainda não se manifestou sobre o assunto e caso necessite de documentos, eles disseram que darão procuração a este colunista para provar que a maracutaia é das grandes naquele terreno.

CHUPA QUE A CANA É DOCE

O presidente do Sismuvel, Noraci Nonato, na última semana disse que há sindicatos gaveteiros, que existe somente para receber o imposto sindical dos trabalhadores. Entretanto, Noraci garantiu que o Sismuvel vem desempenhando um trabalho importante junto aos servidores públicos de Cascavel. E acrescentou que a categoria sindicalizada que descobrir que o presidente ou membro da diretoria seja “boleiro” - recebe propina para acordos suspeitos – deve expulsar o corrupto do sindicato. Chupa essa que a cana é doce!

CHUTANDO O BALDE

Quem resolveu chutar o balde foi o gerente da unidade regional da Sanepar, Carlos Roberto Pinto, que esteve na última semana na Câmara Municipal para falar sobre as obras do Lago Municipal. Depois de admitir falhas nas obras de contenção, durante suas explanações finais, o gerente fez questão de frisar que o assoreamento do Lago Municipal foi causado, em grande parte, pela falta de cuidado da população que mora nas redondezas, depositando entulhos e outros materiais que acabaram carregados para o Lago com a força das chuvas. Isso, chuta!

BOCA DE PENICO

Alguns atos do poder público municipal são sem explicações. Mesmo que escondam, a mentira sempre aparece. No site da Fundetec, no quadro “nossa equipe”, aparece o nome de Osires Batista Nadal Junior, jornalista e advogado de profissão, porém, no momento ele presta serviços para a CBN em Foz do Iguaçu, ou seja, se ele está lá, como pode estar aqui? O ícone desta semana está recheado de [m....]. Caso o MP queira investigar, acesse o site.

DIZEM QUE...

... a servidora Cristina Hotz virou coordenadora da Agrotec deixando assim o cargos que no passado era de “leva e traz”. Será verdade?

... para dar o exemplo, cada vereador cascavelense irá adotar pelo menos uma carta dos Correios e assim alegrar mais o Natal de uma criança. Será verdade?

... alguns vereadores querem agregar “horas extras” ao salário já que na última semana tiveram de participar de duas sessões da Câmara. Será verdade?

SAIDEIRA

“Cascavel é uma cidade pujante, progressista. Estou honrado em receber este título e ser mais um cascavelense”. Desembargador Celso Rotoli de Macedo, presidente do Tribunal de Justiça do Paraná, ao receber o título de Cidadão Honorário do Município.

0 comentários: