Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

POR LUIZ NARDELLI - PÁGINA REFRESCO EM PÓ DO JORNAL MANCHETE POPULAR

DILUÍDO E CONCENTRADO

Poderia aqui falar de muitas coisas, porém, há coisas que não se podem dizer antes do tempo. Então vamos ao mesmo batidão que não haverá problemas nem para mim, nem aos que neste espaço se tornam personagem. Caro leitor, você já percebeu que as maiores confusões se dão no Poder Público? Sabe por quê? Tentarei explicar. É no Poder Público que se tem chefe, mas não se tem patrão. Onde existe apenas chefe, algumas coisas não são tão rigorosas como na rede privada. Fora da administração pública, existe um “dono”, um “proprietário”. No Poder Público, passado os mandatos ou as nomeações, muitos se vão e outros chegam: é o famoso troca-troca de comando. Nesta gangorra, ninguém cuida de nada, apenas administra e tenta fazer o máximo; mas o máximo nas repartições públicas passa a ser o mínimo e é aí que as confusões passam a existir. Vejamos o Porto de Paranaguá. No passado disseram que foram as pombinhas que consumiram mais de 1,2 mil toneladas de soja, agora com a saída daqueles que comandavam o grande “Pombal”, se vê que “pombas” por aquelas bandas têm nome: “roubo”. E olhe leitor que segundo as informações da mídia, as “pombas” do Porto tinham um nome bem pequeno: (1%). Às vezes é mais fácil colocar a culpa em uma ave do que assumir que consumiu a soja. Para quem chegou a comer mamona, soja é fichinha!

POSITIVO

Finalmente as entidades que representam o comércio de Cascavel resolveram se manifestar contra a falta de uma sinalização mais expressiva e ostensiva para identificar os radares implantados pela Cettrans.

NEGATIVO

Os representantes do povo e fiscalizadores por direito e obrigação – vereadores – ainda não se manifestaram. O recesso da Câmara segue até a próxima semana, mas é bom lembrar que vereador não tem férias.

NOTAS

Ferro Velho I

A secretária de Indústria e Comércio de Cascavel, Suzana Gasparovic, usa de dois pesos e uma medida para atender empresários que a procuram para resolver problemas de suas empresas. Segundo informações, a secretária não atende um empresário do ramo de ferro velho que necessita de uma audiência para solucionar o problema que ocorre em seu estabelecimento - mudança de local - simplesmente porque é apenas um ferro velho. Oras, será que Suzana não percebeu ainda que um ferro velho pode ser também um depósito do mosquito da dengue.

Ferro Velho II

Resultado disso tudo é que se a secretária de Indústria e Comércio de Cascavel, Suzana Gasparovic, não resolve o problema e não marca a audiência com o empresário do ferro velho que busca isso há cerca de um ano. É sinal de que o desenvolvimento econômico do Município, que parece não existir, acabará atrapalhando também a Saúde da população, já que a dengue é um caso de saúde pública. Com a palavra, o prefeito Edgar Bueno.

Ditadura I

A ditadura ainda impera entre nós? Pois bem, mesmo que nos idos de 1985, com o início de mudança com a abertura política, a ditadura ainda permanece nos meios. Profissionais da comunicação parece ainda serem coagidos pelos poderosos, tanto nos momentos de lazer como naqueles em que a opinião seja a balança de um ponto de vista.

Ditadura II

Fotos publicadas neste jornal na edição passada com o título “Eleições 2012” causaram reboliço para alguns dos presentes naquela reunião de corneteiros. Foi apenas um jantar em que estavam alguns políticos com cargos e outros que poderão utilizar cargos. Mesmo assim, alguns sofreram na pele o que é ser bem relacionado com os cidadãos de bem: tiveram que dar explicações até do seu ponto de vista. Kakaka!!!

Burguesia

Não queria aqui entrar em detalhes da história, mas a burguesia de hoje que tenta coagir profissionais da imprensa, parece que é a mesma que enriqueceu à custa da ditadura, quando na construção da Itaipu e que vendia gêneros alimentícios de toneladas sem licitação. No momento esses querem ser os arautos da moralidade, mas a história é outra bem diferente do que se vê hoje. Uma pena que na época não existia “chip”, porque se tivesse...

Ciranda, cirandinha...

...vamos todos cirandar, porque na política cascavelense a ciranda partidária começou. O PTN vem se articulando na formação de um grupo forte para que em 2012 tenha nomes fortes no partido visando cadeiras na Câmara de Vereadores, buscando nomes em outras agremiações. A cada eleição, partidos nanicos tentam estratégia para se colocar entre os intitulados “grandes”. A cada eleição a história muda, mas na cabeça de nossos pseudo-políticos, o fortalecimento de siglas sem expressão é importante para puxar votos para o candidato da Majoritária. Assim pensam, porém esquecem de combinar isso com o eleitor.

MIGUÉ DA MÍDIA

O migué da mídia desta semana será o migué para mídia. Segundo informações, o governador Beto Richa vai assinar a liberação das obras do asfalto - aquele dos R$ 14 milhões durante a realização do Show Rural, porém a liberação já foi feita e as obras já estão sendo executadas. Assim o migué para a mídia é que a assinatura do convênio será apenas para fotos e matérias jornalísticas, porque a liberação já aconteceu. Até porque a Prefeitura de Cascavel não iria iniciar as obras se o convênio não estivesse sacramentado.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

Bastou aparecer na mídia que grupos estão se reunindo com vistas às eleições de 2012, para Chico Menin chamar reunião do PPS mesmo não sendo ele o presidente.

O “primeiro ministro” da Prefeitura de Cascavel, Ivan Serafin, também conhecido como “sombra” é um túmulo quando o assunto é dar informações. Ele não tem estabilidade no emprego, é nomeado e não concursado.

Se continuar nesse chove e não molha as nomeações em cargos de 2º e 3º escalão do governo Beto Richa nos cargos da regional Oeste, é bem provável que até a Copa do Mundo as vagas estarão preenchidas.

As reuniões de corneteiros regados a ovelha vai continuar, mesmo que as discussões não sejam as eleições de 2012. Para a próxima edição das “cornetadas” podem figurar nas fotos: Muffatinhos, Batatinha, Scanagatta, Salazar e Alfredo Kaefer.

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes, antenadas que são, ouviram que o PPS de Cascavel vai realizar eleições em março, ou seja, neste mês haverá indicação da executiva provisória e a eleição do diretório será em setembro. Assim, membros do PPS de Cascavel iniciaram as articulações da sigla. Os mais afoitos querem derrubar Sérgio Terres da presidência. Para as paredes não será uma tarefa muito fácil, já que Serjão Tuiuiú goza de grande amizade do presidente estadual do PPS e deputado federal, Rubens Bueno.

As divisórias, primas das paredes do terceiro piso do Paço municipal, disseram que tem um assessor do prefeito Edgar Bueno - não quiseram informar se é secretário ou presidente-, que dia sim e outro também, recebe mijada do alcaide. Todavia as divisórias não entendem o porquê que o "mijado" anda tão cordeiro assim, até por que em um passado não muito distante, o hoje cordeirinho, tentava acertar o rim deste que hoje é seu chefão, ou seja, o prefeito!

Os biombos do Palácio das Araucárias disseram que no final da semana passada, a ex-chefe do IAP de Cascavel, Marlise da Cruz, esteve reunida com membros da administração do governador Richa. Segundo informações, são grandes as possibilidades dela assumir a chefia Regional do IAP/Cascavel no início do mês de fevereiro. Os biombos adiantaram que as indicações são de políticos de Cascavel, porém como muitos dos indicados sequer têm suas vagas asseguradas, é esperar pra ver no que dá.

Os tapumes da construção das casas populares do Rivadávia na região do Jardim Alvorada estão sendo edificados por funcionários da Cohavel. Se for verídico as informações dos tapumes, é legítimo que a Prefeitura informe a população sobre o que foi feito com as empresas que venceram o certame licitatório ainda em 2008. Se foram pagas algumas parcelas e quantos em percentual foram pagos às empreiteiras durante esses dois anos.

CHUPA QUE A CANA É DOCE

A prefeitura de Cascavel, através da secretaria de finanças, não quer saber onde vai chegar, mas quer arrecadar também dos advogados a taxa de alvará para funcionamento. Segundo alguns advogados que estão sendo executados, a prefeitura quer cobrar algo inconstitucional, já que advogados não podem ser fiscalizados pela prefeitura e sim pela OAB. Neste sentido advogados deverão entrar com ações contra a prefeitura para eliminar esta cobrança. Se já não bastasse a briga do secretário de Assuntos Jurídicos com os advogados (procuradores) da Prefeitura, agora o Kennedy arruma confusão também com todos os demais advogados da cidade. Chupa essa cana agora que eu quero ver.

CHUTANDO O BALDE

Com a situação criada pela secretaria de finanças da prefeitura de Cascavel no sentido de cobrar taxa de alvará dos advogados de Cascavel, quem deverá chutar o balde de uma vez é o secretário de Assuntos Jurídicos Kennedy Machado. Se o parecer do secretário for a favor da prefeitura, chuta o balde e os advogados da OAB/Subseção-Cascavel. Se o parecer for a favor dos advogados, acabará chutando o balde da Prefeitura. Agora que vamos ver quais são as diretrizes do homem público Kennedy Machado: se chuta as “tetas da barrosa” ou chuta os colegas de profissão?

BOCA DE PENICO

Algumas figurinhas de nossa cidade não se aguentam. Querem mesmo é estar no topo da mídia sempre. Alguns querem colocar o nome para ser o “cara” para disputar a prefeitura em 2012, porém falta articulação, já que campanha eleitoral se inicia na formação de grupos e isso alguns intitulados “pré-candidatos” não conseguem. Chico Menin (PPS) não quer voltar para Santa Teresa do Oeste, onde pode ter eleição para prefeito garantida; quer é disputar a prefeitura de Cascavel, quando no muito, sobrará vaga para disputar uma cadeira na Câmara de Vereadores. Quando o desejo e o ego são maiores do que as possibilidades, o que fazer?

DIZEM QUE...

... um complô contra a Cettrans está sendo articulado em Cascavel. Ninguém vai dirigir a mais de 60 km/h na área urbana, só para dar prejuízo aos cofres da Companhia e assim ela ter que pagar o aluguel com dinheiro que não é de multas. Será verdade?

... Julio César (ainda PMDB), Chico Menin (PPS), Scanagatta (sem partido), Edgar Bueno (PDT), Alfredo Kaefer (PSDB), Leonaldo Paranhos (PSC), Nelsinho Padovani (PMDB), Léo Mion (PSDB) são nomes certos para disputar a prefeitura em 2012. Será verdade?

... tem empreiteira cascavelense criada pós eleição de Richa querendo abocanhar obras na Ferroeste de Cascavel. Será verdade?

SAIDEIRA

“Alô senador Alvaro Dias, vossa excelência não está autorizada a fazer caridade com o meu dinheiro”. Do jornalista Marcelo Tas, em seu twitter, para o senador que diz repassar sua aposentadoria de governador para entidades beneficentes.

1 comentários:

magno disse...

por favor luizinho, o julio cesar e candidato toda eleiçao e desiste depois de fazer os acertos, o jacy esta muito velho se aposentou, o menin vai para santa teresa, apesar de que graças a ele o edgar e prefeito hoje, senao fosse o menin o prefeito era o salazar, acho que surgirao novos nomes, os mufatinhos, o jorge se criar coragem, o importante e que surgisse um nome diferente