Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

domingo, 13 de fevereiro de 2011

PÁGINA "REFRESCO EM PÓ" - JORNAL MANCHETE POPULAR

* Por Luiz Nardelli

DILUÍDO E CONCENTRADO

Nada mais cômico, ou melhor, nada mais ridículo do que a passagem do governador Beto Richa pelo Show Rural Coopavel na última quarta-feira. A “cambada” de puxa-sacos estava lá para se mostrar, muitos a distância, outros nem tanto. A fila formada para percorrer o Show foi tão grande que era passível de riso. A concentração de pseudo-políticos que acompanharam Beto não era só para manter um elo entre o governo do Estado com o Município, mas muitos daqueles estavam lá justamente pensando em obter uma das “tetas” dos cargos regional para administrar, ou quem sabe, para se alimentar. Em suma, a concentração dos “ratos de porão” demonstrou imaturidade política mais uma vez, embora tenha servido para Richa confirmar o que já imaginava durante a sua eleição e posse: que Cascavel definitivamente tem muitos “ratos” e poucas ratoeiras. Cargos são bastante, gente competente para exercer as funções são poucas. Mesmo assim muitos dos que querem estar apalpando o “ubre da mimosa” pensam que são “os-bão”, mas na realidade foram e são “os-mar”.

POSITIVO

Mais uma vez o Show Rural Coopavel mostrou porque é um dos maiores eventos neste segmento mundo afora.

NEGATIVO

Não foi neste ano que o visitante conseguiu chegar ao evento no horário e sem enfrentar congestionamento.

NOTAS

Vigilantes I

Para não perder o posto que Cascavel ocupa como uma cidade ainda do “Velho Oeste, vigias querem status de vigilantes, alguns até de polícia patrimonial. A guarda patrimonial ficou só no pensamento daqueles que passaram, embora no momento o prefeito Edgar queira retomar as discussões e montar uma tal categoria intitulada de Agente de Segurança Patrimonial.

Vigilantes II

Os vigias estão vigilantes e não querem a criação deste novo cargo; querem mesmo é mudar de nomenclatura. O caso vai para a Câmara discutir, e neste caso é que o bicho pega. Se os vereadores resolver fazer politicagem, teremos apenas vigias; se resolverem criar uma nova categoria, muitos dos vigias de hoje poderão ser os agentes de amanhã, basta apenas ter conhecimento técnico do que praticam no dia a dia e passar naquela “provinha” básica. Caso contrário, continuaram vigias até a aposentadoria. Sem arma e podendo dormir no local de trabalho!

De A a Z

A CVM, empresa de limpeza e conservação - a mesma que ganhou a licitação dos artistas de circo que precisou de uma correção de edital na última semana – também foi habilitada em licitação para disponibilização de profissionais para os programas redutores de danos, saúde mental e assessoria em gestão de sistemas e serviços do SUS. É só conferir o Diário Oficial do dia 07/02/2011. Esta empresa é melhor que a FGV e a NASA juntos. Tem know how desde arte circense até saúde mental passando por administração do SUS. Eita empresinha fera!!!

De volta a Capitão

A Nelsi – aquela suplente de vereadora em Capitão Leônidas Marques que foi nomeada em cargo de confiança na prefeitura de Cascavel em 2010, fato noticiado neste espaço alertando que a nomeação era puramente política e não técnica -, acabou abandonando o cargo na Prefeitura para ser empossada vereadora em seu município de origem, depois da morte do vereador Edo, no trágico acidente na BR 277 em dezembro.

Irmã de criação?

Para surpresa da coluna, sem entender a nomeação da Nelsi em Cascavel, mas com algumas desconfianças sobre a questão política naquele momento, a coluna acabou recebendo a informação de que Nelsi tem uma ligação de “irmã de criação” com o vereador Marquinhos Rios (PSDB). Aí se inicia todo o entendimento pela nomeação dela em cargo de confiança na prefeitura de Cascavel.

Comissões

A eleição das comissões da Câmara de Vereadores de Cascavel deu muito buchicho nas cercanias. O discurso do vereador Otto Reis, que queria permanecer na Comissão de Justiça Redação e Veto, parece ter sido aos ventos. Otto perdeu a vaga para o estreante Gilmar Gaitkoski (PSL) que articulou melhor os votos e recebeu o apoio de mais três companheiros do Legislativo. Otto fez a sua parte, só não pediu votos para os vereadores, o que fez com que perdesse a condição de ser o único técnico na CJRV. Mas pode também ter tido influência das cercanias, conforme o próprio Otto relatou em seu discurso. Será?

MIGUÉ DA MÍDIA

Por ter o costume de não honrar com a palavra, tem político da cidade que recebeu o apelido de Pinóquio. De tão grande o nariz, só apareceu a ponta da “nareba” na foto publicada pelo jornal Hoje (net) na matéria da entrevista coletiva do governador do Estado no Show Rural. Resta saber se o “corte” na foto foi proposital, ou se foi o tamanho da “chulapa” que atrapalhou a estética da foto.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

Obras de asfalto, escolas, creches, postos de Saúde, bem como o Teatro e as obras de desassoreamento do Lago vão dar assunto para mais de metro. É o que promete a Comissão de Viação e Obras Públicas da Câmara Municipal de Cascavel.

A Comissão - composta pelos vereadores Julio Cesar, Paulo Bebber e Leo Mion - bem que poderia acrescentar à lista, vistorias nos salões comunitários. Se é que resta algum ainda de pé.

O deputado Adelino Ribeiro (PSL) quebrou os pratos com Beto Richa. Passou mensagem desaforada ao governador e tudo indica que não terá voz ativa diante do Betinho.

O deputado Paranhos tem sido pauta de matérias e notinhas em veículo de grande circulação local e estadual. Tudo porque o escrevente quer uma “teta” da assessoria do deputado.

Quanto é a comissão para ser um membro de Comissão? No Carnaval, para ser comissão de frente paga-se bem! Para comissão legislativa, paga-se, ou ganha-se?

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes do diretório estadual do PPS que tem no comando o deputado federal Rubens Bueno e como segundo homem forte, Rubico Camargo, acabaram ouvindo que muitos dos diretórios e executivas do Paraná serão destituídos. Cascavel, mesmo sob sigilo, é uma das cidades que terá a formação de um novo grupo no comando. Durante a semana, “bombeiros” apagaram o incêndio entre Sergio Terres - que não caiu - e Chico Menin, mas as paredes garantem que a ordem é tirar Tuiuiú.

As divisórias meteram a colher na discussão do PPS local e acabaram por saber que a puxada de tapete para cima de Terres só não aconteceu porque tem gente no grupo que está jogando duplamente. Para um pousa de bonzinho e amigo, para o outro, pousa de estrategista. As paredes não quiseram divulgar por enquanto quem é o estrategista da história.

Os biombos voltaram das férias com tudo. Segundo eles, o PSC local é o partido mais forte no momento. Contabiliza em seu quadro de filiados, ex-prefeitos, ex-vereadores e atualmente dois deputados: Paranhos, estadual, e Nelson Padovani, federal. Segundo os biombos, reuniões com a presença desses deputados estão sendo realizadas, porém ainda é muito cedo para afirmar se algum dos dois será o candidato ou se ambos apoiarão um nome de consenso de outros agrupamentos para derrubar Edgar Bueno do trono.

Os tapumes da construção do prédio da ACIC – terreno do povo de Cascavel – andam de olho em quem entra e sai da Câmara de Vereadores. Segundo eles, tem gente graúda e com intenções não muito boas (digamos assim) visitando cotidianamente alguns gabinetes. Eles não puderam apurar e ouvir as conversas, mas alertam que possivelmente algo muito estranho poderá acontecer nos próximos dias.

CHUPA QUE A CANA É DOCE

Só uma coisa é certa nessa nova estruturação do sistema binário e viário de Cascavel. Percebe-se que mais uma vez as árvores plantadas ao bel-prazer por alguns dos prefeitos das antigas estão mesmo ultrapassadas e atrapalham o desenvolvimento da cidade. Que culpa tem os radares fixo se “nasceram” debaixo das árvores. Será que os prefeitos antigos não imaginaram que um dia ali iria ser fixado um radar? Do jeito que vão as coisas, daqui um pouco não serão os radares que invadiram lugares impróprios, mas sim as árvores que foram plantadas em lugares errados. Chupa essa que a cana é doce, mas o bagaço amarga o bolso.

CHUTANDO O BALDE

Quem deu muitos indicativos nesta semana de que não será mais candidato a prefeito em 2012 por Cascavel foi Chico Menin (PPS). Depois de várias reuniões e da última, tudo caiu por terra e Menin quase chutou o balde na última terça-feira. Durante a discussão para eleição da nova executiva do PPS local – que deixou tudo como dantes, no quartel de Abrantes -, Menin ameaçou desistir de tudo: da presidência do partido e até da candidatura a prefeito. Segundo ele, vai colocar em prática outro projeto. Dá até para deduzir que ele voltará a Santa Teresa do Oeste para ser candidato a prefeito, caso resolva mesmo chutar o balde em Cascavel, ou, ser chutado daqui.

Quem deve chutar o balde nos próximos dias, conforme conversas nos bastidores políticos, é Mario Galavotti, técnico legislativo da Câmara de Cascavel. São fortes os rumores de que ele poderá deixar o cargo para assessorar um deputado de Cascavel. Caso isso aconteça, vereadores sofrerão para poder analisar e elaborar projetos, uam vez que muitos desses projetos e até pareceres técnicos tem o aval de Galavotti. Por si só isso seria um chute no balde e na bunda de muitos!!!

BOCA DE PENICO

Por mais que a intenção seja boa, o passado não nega. Vai aí uma dica para os guardas patrimoniais de Cascavel que em reunião na última semana ficaram com uma promessa por parte de alguns vereadores de que votariam contra a criação do cargo de agente de segurança patrimonial. É bom não confiar muito, pois no ano passado os procuradores do Município também receberam a promessa de que estes mesmos vereadores não votariam em anteprojeto que mexesse com a categoria, no entanto, na última sessão do ano, com pedido de urgência, o anteprojeto foi votado. O que vem da boca de alguns vereadores desta legislatura não passa de puro conteúdo do penico.

DIZEM QUE...

... a quantidade de recursos na Cettrans é diretamente proporcional ao número de multas. Será verdade?

... já que o dinheiro das multas só pode ser utilizado no trânsito, com o montante entrando no caixa, Cascavel terá a melhor sinalização de trânsito do País. Será verdade?

... o deputado Alfredo não confia mais em Adelino Ribeiro. Kaefer foi pessoalmente conversar com o presidente da Sanepar sobre Cascavel. Será verdade?

... o secretário de governo de Edgar Bueno, o sempre presente Atair Gomes (PDT), é o 16º vereador do município. Participa de tudo da Câmara, até das reuniões com portas fechadas que só participa vereadores. Será verdade?

... o patrão, Vilson de Oliveira, sabe muito sobre a situação do PPS, mas continua ouvindo muito e falando pouco, pelo menos para os membros daqui, já os de Curitiba é outra conversa. Será verdade?

SAIDEIRA

“Só filmando para mostrar ao mundo, ao vivo e em cores, a vergonha que é o Trevo Cataratas”. Deputado Nelson Padovani em entrevista na rádio CBN/Cascavel, explicando que filmou durante toda a semana do Show Rural o caos do trânsito neste cruzamento.

0 comentários: