Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Contaminação

O jornal Hoje publicou duas pesquisas na semana passada. No dia 18 (quinta-feira), tratou do assunto tênis. No dia 21 (domingo) da aprovação do governo Edgar Bueno, Beto Richa e Dilma. Até aí nada demais. O que chama atenção é o fato das duas pesquisas serem feitas juntas. Do dia 29 de julho ao dia 09 de agosto, data da votação do impeachment na Câmara. Ou seja, primeiro se questionou se o prefeito pessoalmente tinha envolvimento no caso dos tênis, depois as perguntas foram feitas para avaliar o governo. É correto fazer as duas pesquisas, quando uma pode contaminar a outra?

Páreo duro
Se a intenção era mostrar que a atual administração estava desgastada, o tiro saiu pela culatra. Mais de 60% da população aprova o governo. E ao avaliar a atual administração, Edgar Bueno conseguiu aproximadamente 47% de ótimo e bom. Só para referenciar. Segundo o sociólogo Carlos Alberto Almeida, autor do livro “A cabeça do eleitor”, um governante avaliado com mais de 50% de ótimo e bom tem grandes chances de se reeleger. Então que se mecham os opositores de Edgar, porque senão, com tênis ou sem tênis, Edgar será um páreo duro no ano que vem.

Cadê os números Alfredo?
Qualquer pessoa que conhece o deputado federal Alfredo Kaefer (PSDB) imagina que ele não pesquisou só os dois itens citados - tênis e aprovação do governo Edgar Bueno. A pesquisa deve ter medido também a atual intenção de votos dos diversos pretensos candidatos do próximo ano, inclusive do atual prefeito. Se não publicou é porque os números não parecem ter sido bons para ele, já que Alfredo tem dito que será candidato a prefeito no ano que vem. Será que os números do Alfredo não lhe encorajaram a publicar a pesquisa? Com a palavra Chico Tebaldi, proprietário da Exatta Pesquisas.

0 comentários: