Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 22 de agosto de 2011

OS "OCULTOS" VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO QUE REALMENTE FAZEM ACONTECER EM CASCAVEL?

Pesquisa

O jornal Hoje/O Paraná junto com o Instituto Exata trouxeram na semana pesquisa sobre o acompanhamento da população no caso dos uniformes escolares. Segundo dados da pesquisa, 84% da população cascavelense acompanharam o caso via imprensa. Mesmo assim, uma pequena parcela da população respondeu que o prefeito ou a administração não tinha conhecimento do assunto, mais de 57% dos 84% que acompanharam o caso, opinaram que o prefeito tem conhecimento de tudo sobre os problemas apontados na compra dos kits dos uniformes escolares.

Análise

Como a própria pesquisa aponta tal conhecimento da população sobre o caso dos uniformes escolares; e analisando junto com mais tudo do que foi falado na cidade - ora na emissora de rádio CBN/Cascavel, ora na Catve e TV 21, junto aos jornais O Paraná e Hoje, acompanhado pelo jornal Manchete Popular -, passamos a analisar melhor esta e outras pesquisas.

Revendo pesquisas

Segundo afirmação de algumas pesquisas encomendadas (e também a voz que escoa do Paço Municipal), jornais como o Manchete Popular, Hoje e O Paraná, veículos como a rádio CBN/Cascavel, e as emissoras Catve e TV 21, são meios de comunicação que não tem audiência e tão pouco, leitores. Então perguntamos: se não tem esta audiência toda, porque a divulgação do caso chegou à casa dos 84%? Se estes veículos - apontados por pesquisas encomendadas por altos preços para ser “mexidas” - apontam baixo números de audiência, então porque o caso dos uniformes escolares atingiu este número de conhecimento?

Engraçado

A pesquisa divulgada na semana e que aponta um conhecimento de 84% da população sobre o caso dos uniformes escolares, cala a boca de Institutos de Pesquisas e de membros do Paço, haja visto que os veículos que se intitulam “grandes” não deram ênfase ao assunto como foi dados nos veículos acima mencionados. Então se deduz que os “grandes” que ocultaram a informação da população - por interesses sabe lá do que -, não são tão “grandes” como pensam. Ou as pesquisas e conversas são manipuladas, ou os veículos de comunicação que divulgaram o caso possuem mais audiência do que os “poderosos” insinuam.

0 comentários: