Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 24 de outubro de 2011

COLUNA DA SEMANA


* Por Luiz Nardelli



Perda de cadeira
O DEM cascavelense se prepara para enfrentar uma discussão política que deverá mexer com toda a população. O DEM quer a cadeira do vereador Marcos Rios (PDT) que se elegeu em 2008 vereador do PSDB e acabou por deixar a sigla no início deste mês. O DEM, na referida eleição, estava coligado na proporcional com o PSDB.



Engajamento político
O vereador Mário Seibert (PTC) demorou quase três anos para decidir e descer do muro quanto à disposição e posição do PTC na Câmara. Na semana que passou, o PTC indicou três cargos na administração Edgar Bueno, faltando agora apenas o cargo de secretário que está separado para o ex-vereador, Juarez Damo.

Mês de férias
Janeiro, mês de férias e de muito calor. Como ninguém é de ferro, provavelmente o prefeito Edgar Bueno anunciará férias coletivas para iniciar depois do Natal para todos dos servidores da prefeitura. Apesar de ter quem aposte que isto não vai acontecer. Porém 2012 é ano eleitoral, e tem que disfarçar um pouco...



Edgar na berlinda
O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, voltou a ser notícia novamente na cidade. Durante a semana, na sessão da Câmara de Vereadores, o assunto que vem rendendo desgaste político ao alcaide voltou a ser pauta dos veículos de comunicação. A compra de tênis “de quinta” e uniformes frágeis, fez com que o vereador Julio César (PMDB) utilizasse boa parte do tempo livre da sessão para fazer uma demonstração sobre o que denunciou e o que a sindicância da prefeitura apurou.


Sindicância
Os membros da sindicância montada para apurar os fatos sobre a licitação dos tênis e dos uniformes escolares surpreenderam até mesmo o vereador denunciante do problema. O relatório enviado à Câmara, trouxe justamente o que o vereador Julio César denunciou. Catve, rádio CBN e mais os jornais Hoje e Manchete Popular, sempre acompanharam pari-passu o problema, divulgando e até mesmo ajudando indicar as irregularidades ao prefeito. Agora o que fazer se as denúncias de Julio César estavam corretas?

Moralização na Câmara
Finalmente a Câmara Municipal de Cascavel parece que terá gestão do erário. O presidente Marcos Damaceno (PDT), após receber recomendação do Ministério Público pedindo a revogação de uma lei municipal, não titubeou e elaborou uma resolução e levou a plenário, que teve votação unânime. A resolução vem de encontro com o pedido do MP: tirar a gratificação para assessores que são nomeados.


Palácio da sacanagem
Por alguns anos uma entidade que defende os interesses patronais vinha celebrando vitória. Chegado o período eleitoral, esta entidade é classificada como um forte cabo eleitoral e transforma sua sede em um grande palácio da sacanagem. Nos encontros realizados semanalmente, o Palácio da Sacanagem é o maior destaque. Para uns muito, para outros nada.



“Pré-fatura”
Os rumores nos bastidores políticos de Cascavel são de que o prefeito Edgar Bueno já não consegue mais administrar a cidade sem que a “pré-fatura” apareça. Segundo conta a lenda, os arautos da moralidade cascavelense são os primeiros a enviar ao poder público a “pré-fatura”. Muitos querem a mamata de estar à frente do poder. O Observatório Social que ainda não começou a observar, poderia iniciar pela “pré-fatura”, que se bem investigado, chegará a uma simples resposta: o ladrão mora ao lado!

0 comentários: