Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 31 de outubro de 2011

PÁGINA REFRESCO EM PÓ DE 29/10 à 04/11

* Por Luiz Nardelli


DILUÍDO E CONCENTRADO

Mais uma vergonha aos cascavelenses. Comércio da cidade não abrirá no dia 14 de novembro, porém, no dia 15 de novembro, dia da Proclamação da República, feriado nacional, o comércio cascavelense abrirá as portas normalmente. Acic e Sindicato do Comércio, através de convenção coletiva de trabalho, resolveram ‘cancelar’ o feriado nacional. “A Acic informa que, conforme o decreto número 9.706 de 20 de dezembro de 2010, o comércio de Cascavel não vai abrir as portas no dia 14 de novembro - dia do aniversário do Município. A decisão está contida na convenção coletiva que rege relações trabalhistas entre patrões e empregados - Sindilojas e Sindec. A cláusula 24ª diz que no dia 15 de novembro, Dia da Proclamação da República, haverá expediente normal, observadas as normas do município e outras legislações aplicadas. O parágrafo 1º diz: Em compensação ao trabalho do dia 15 de novembro de 2011, dia da Proclamação da República, as empresas dispensarão seus funcionários nos dias 20 e 21 de fevereiro de 2012 (Carnaval) - os supermercados somente no dia 21 de fevereiro”. COMO DIRIA BORIS CASOI, ISSO É UMA VERGONHA!!!



POSITIVO

A excelente campanha da delegação brasileira no Pan de Guadalajara que vem trazendo orgulho e sentimento de nacionalismo para todos os brasileiros estejam ou não no Brasil.



NEGATIVO

Inversamente proporcional acontece quanto às notícias de corrupção no Ministério do Esporte com o desvio de dinheiro público que serviria para financiar o treino de nossos atletas.



NOTAS

Interesses pessoais

O reitor eleito da Unioeste, Paulo Sérgio Wolff, o Cascá, em sua primeira entrevista após a vitória nas urnas, deu a seguinte declaração quando questionado sobre a convivência neste resto de mandato com o atual reitor, Alcibíades Luiz Orlando. “Não podemos deixar que os interesses pessoais e particulares do professor Alcibíades e o meu atrapalhem o desenvolvimento e a transição da Unioeste”. Cascá e Alcibíades não fazem parte do mesmo grupo há tempos, porém um terá que suportar o outro neste restinho de mandato para o bem da Unioeste.


Bom aos vereadores

O prefeito Edgar Bueno (PDT) não perde a mania de ajudar os vereadores. Após estender tapetes vermelhos aos vereadores da base em muitas ações, agora facilitou a todos, presenteando-os ao atender a população com as portas de seu gabinete. Como os pedidos eram muitos aos vereadores - como passagem, dinheiro para rifas e outros pedidos absurdos -, com esta atitude o prefeito passará a atender a população de portas abertas, é será ele quem terá de descascar o(s) abacaxi(s).


Serviços de acompanhantes

Mesmo em poucos dias da implantação de portas abertas na Prefeitura já existem vereadores que determinaram um assessor para acompanhar os “pedintes” até a prefeitura nas quintas-feiras ao terceiro piso do Paço. Empurraram o pepino para o prefeito descascar. Os serviços de assessores acompanhantes deverão ser o mais novo cargo criado na Câmara Municipal, uma vez que a mordomia de gratificações aos nomeados políticos da Casa de Lei foi cortado.


Teatro Municipal

O prefeito de Cascavel, Edgar Bueno, e seus asseclas continuam afirmando que o Teatro Municipal será inaugurado no início do ano que vem. Segundo informações, se as verbas do Ministério da Cultura e da Secretaria do Estado não vierem, a Prefeitura vai pagar a conta e entregar o teatro à população. Há quem diga que só acredita vendo e participando da inauguração - mas não vale inaugurar sem que esteja devidamente terminado. Inauguração “meia-boa”, faltando tudo, não vale, comenta os pessimistas!


Candidato a prefeito

Tem gente graúda na cidade de Cascavel, no tamanho e na coragem, que diz ser candidato a prefeito para lá na frente poder “vender-se” para um afortunado também na pretensão de candidatura. Dizem que já tem até valor estipulado: R$ 2 milhões para não ser candidato. Quem será este esperto? Alguém se arrisca? Por menos que isso, muita “gente boa” deixará de ser candidato, até mesmo o prefeito atual. Isto é muito mais do que o prefeito recebe por quatro anos de mandato e ainda não corre o risco de perder dinheiro na campanha eleitoral e não se eleger.


CHUPA QUE A CANA É DOCE

Enquanto o DER e a Prefeitura de Cascavel ficam discutindo se a pista de pouso do Aeroporto tem ondulações, que precisa refazer o projeto, se é legal ou não a subempreitada de maquinários e funcionários, se há ou não e quem paga as pedras britas da obras, quem tem de chupar a cana – e, pior, bem devargarinho - é a população cascavelenses que mora numa cidade relativamente grande e em flanco desenvolvimento, mas não desfruta de mobilidade urbana, já que o transporte aéreo, seja de cargas ou passageiros, é fundamental para um município que se diz “ Cidade do Futuro”. Será que de vinte dias (prazo inicial da obra), seis meses não serão o suficiente? Será que a aeroporto será aberto até o final do ano? Vamos chupando essa.

E mais uma vez, pela terceira consecutiva, os alunos do ensino médio que fizeram o exame nacional de avaliação do ensino médio terão de chupar a cana e ficar com o bagaço, já que novamente há denúncias de fraudes da prova. Eita brasilzão! E o ministro continua firme e forte no cargo.


MIGUÉ DA MÍDIA

A imprensa local fez uma auê com a ocupação de uma casa no distrito de São João por um pastor evangélico, porque segundo os jornais, a casa deveria estar ocupada por um policial militar. Até agora não entendi qual foi o pecado cometido. Se for porque não há um policial no distrito, como foi previsto, tudo bem; mas se for porque tem um evangélico ocupando um local da prefeitura é o maior migué da mídia já realizado pelos jornais locais. Isto porque a igreja católica ocupa, historicamente, muito mais metragem quadrada de local público – até quadras inteiras – e ninguém fala nada.


ARDE MAS NÃO QUEIMA

O deputado Romário está exatamente onde deveria estar: sendo comentarista nos jogos pan-americano no México, bem longe da Câmara.

Com a entrada da RPC TV na era da TV digital a disputa entre as emissoras televisivas em Cascavel e região tende a se acirrar ainda mais.

Renato Silva saiu do governo municipal, mas nem por isso deixou a teta, já que articula a locação de salas de aula em sua universidade para o uso da Prefeitura.

Uma coisa é certa. Os binários podem ter até diminuído o número de mortes no trânsito em Cascavel, mas nunca na história desta cidade se viu tantos capotamentos de veículos.

O desquite até demorou, talvez esperando uma reconciliação, mas em fim veio a separação. Em Cascavel, o PSDB finalmente se posicionou como oposição ao prefeito do PDT.


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes da sala de reuniões do PSDB de Cascavel nos contaram que a empolgação do deputado federal Alfredo Kaefer em disputar a prefeitura de Cascavel é muito grande. Segundo as paredes, o deputado tem dito que o PSDB de Cascavel vai mostrar sua potencialidade eleitoral, uma vez que o prefeito Edgar Bueno, depois de ser eleito em 2008 com a ajuda dos tucanos, os abandonou e tem se achado a última bolacha do pacote, mesmo que seja embolorada.

As divisórias do departamento de compras da prefeitura nos informaram que o edital de licitação do Restaurante Popular foi elaborado errado. Segundo as divisórias, o erro grotesco no projeto poderá atrapalhar o início das obras e tardar a conclusão da mesma. A licitação fora feito sem contemplar “laje”. O difícil para os “aspones” foi dar a notícia ao alcaide. A empresa, segunda colocada no certame, já entrou com pedido de cancelamento da licitação. Tudo por incompetência na elaboração do Edital.

Os biombos da prefeitura, aqueles que ficam próximos ao “estagiário” incompetente ou do “articulador-mor” para derrubar o prefeito Edgar Bueno do posto de alcaide municipal, disseram que após a divulgação do preço do combustível pago pela prefeitura, lançado de modo duvidoso no portal Transparência do Município, a oposição iniciou uma varredura nas demais contas e notas fiscais lançadas no portal. Tudo porque o incompetente “estagiário” pode ter lançado outros itens adquiridos pela prefeitura com valor superfaturado. “O que não é verdade, asseguram os biombos”, rsrsrsrsrs, mas, sempre é bom dar uma olhadinha!!!

Os tapumes das obras do Aeroporto Municipal - aqueles que vêem tudo, escutam tudo, mas que falam através de sinais -, asseguraram que as “pedrinhas” que estão faltando para a conclusão das obras não são pedras britas, mas sim, pedras para não deixar o presidente da Cettrans, Jorge Lange, colocar o nome na placa de inauguração do aeroporto. Lange dever deixar a Cettrans no final do mês de novembro e disputar a prefeitura de Cascavel em 2012 pelo PSD, contra o prefeito Edgar. Conhecendo Edgar, alguém imagina que ele vai deixar o Lange aparecer na fotografia para ser seu oponente na eleição como o “cara” que fez?


CHUTANDO O BALDE

O presidente da Câmara de Cascavel, Marcos Damaceno, resolveu chutar o balde de vez. Ao receber orientação do Ministério Público para não pagar mais gratificação aos funcionários da Câmara com cargos de nomeação, acatou imediatamente a orientação. Resolução aprovada tira as benesses dos cabos eleitorais nomeados na Casa, e também nas assessorias dos vereadores. Antes, porém de votar a resolução, Damaceno esteve com o Promotor, informando que no mês de outubro a folha de pagamento dos funcionários serão pagas integralmente, mas para o mês de novembro, a carne, a gordura e as benesses, acabarão aos folgados. O presidente Damaceno informou aos reclamantes que acatou a recomendação do MP para que no futuro não tenha de pagar por um ato que não lhe traz vantagens política ou financeira alguma; Assunto que poderia render devolução do dinheiro pago no futuro. Então, ao invés de levar o chute no futuro, resolveu ele mesmo chutar o balde primeiro.


BOCA DE PENICO

Após o vereador Marcos Rios (PDT) ser homenageado aqui no ícone, a expectativa durante a semana era de que ele pudesse se retratar quanto à discriminação ao deputado Alfredo Kaefer pronunciada na Tribuna da Câmara quando chamou o deputado de “homem das muletas”. Rios, mais uma vez decepcionou seu eleitorado, fez de conta que nada aconteceu, omitiu-se, foi arrogante e empinou o nariz mais uma vez. Mesmo depois do assunto ter virado notícia nacional. O protagonista da infelicidade na sua oratória, Marcos Rios, depois de ter assinado ficha no PDT, pensa que pode tudo, até mesmo na qualidade de vereador discriminar seus apoiadores e eleitores.


DIZEM QUE...

...os vereadores de Cascavel estão agradecendo ao prefeito por abrir o gabinete todas as quintas, porque daí todos os populares que só fazem pedir são “remanejados” da Câmara para a Prefeitura. Será verdade?

...a Unioeste de Cascavel deverá ser mais prestigiada com a tomada de posse do reitor vencedor nas urnas da comunidade, já que ele vem da “velha serpente”. Será verdade?

...uma corrente de e-mail circula na internet questionando os interesses do deputado federal Nelson Padovani nas ações na Câmara dos Deputados. Será verdade?


SAIDEIRA

“Na verdade o que precisa acabar é a corrupção na saúde. Tem muita gente que reclama, mas está ficando rica com o SUS”. Deputado Adelino Ribeiro, sobre o resultado da CPI dos Leitos do SUS.

0 comentários: