Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

REFRESCO EM PÓ DE 12 a 18/2011

* Por Luiz Nardelli

DILUÍDO E CONCENTRADO

Revolta de todos os lados na Câmara de Vereadores de Cascavel. Assessores nomeados do Legislativo perderam a “gratificação” de cargo; este foi o entendimento do Ministério Público e acatado pelo presidente da Câmara, Marcos Damaceno. Em seguida veio a revolta dos vereadores da base de sustentabilidade do governo no Legislativo; cinco vereadores resolveram dar uma demonstração do poder que os parlamentares possuem, caso o prefeito queira continuar decidindo sozinho como os vereadores devem legislar. Por outro lado, não vai demorar mais do que uma semana para tudo voltar como antes, ou seja, o prefeito dar as ordens e indicar como os intitulados vereadores da base votar. “sempre votando a favor do prefeito”. Entenderam porque a revolta. Então vou explicar só mais uma vez leitor! Os vereadores deram uma demonstração do que é ser vereador caso o prefeito não colabore! Isto é fato, uma semana e tudo volta ao normal, basta o prefeito sentar e conversar com os vereadores revoltados, que tudo se ajeita! Entendeu né? Para terminar a semana, uma denúncia deixou alguns vereadores atônicos, pois a denúncia de (BV) – Bate-Volta -, aquele conhecido esquema de alguém receber uma grana, faz de conta que prestou um serviço, mas na realidade volta às origens em e$pécie -, foi feita por uma conhecedora do esquema. Segundo a denunciante, tem vereador nomeando assessor e pegando o salário do nomeado de volta. Pena que a denunciante não mostrou a face! “Mostra sua cara”!, e entregue os nomes, pelo menos pra sabermos quem são!


POSITIVO

A Cettrans divulgou que trinta novos agentes de transito foram formados e estão prontos para irem às ruas.


NEGATIVO

Os semáforos do trânsito local – administrados pela Cettrans – que continuam sem qualquer sincronia.


NOTAS

Jogo de tênis

Os tênis do prefeito Edgar continuam dando dores de cabeça ao chefe do executivo. Agora a razão da encefalia é uma decisão do Tribunal de Justiça que anulou as sanções aplicadas pela prefeitura à empresa Giro. Não custa nada lembrar que estes kits de uniforme escolar quase levaram à cassação do prefeito.

André prefeito

Corre notícias nos bastidores políticos de Cascavel que o prefeito Edgar Bueno pode renunciar o mandato em março de 2012. Segundo os comentários, o prefeito deixa o poder para que André Bueno (PDT), o filho pródigo possa ser o candidato da família Bueno a prefeito da cidade.


Sai Bueno, entra Bueno

Caso se confirme algumas denúncias de possíveis irregularidades na gestão Edgar Bueno com a prerrogativa de perder os direitos políticos, o PDT de Cascavel tem na manga uma segunda opção; a estratégia do partido é fazer com que Edgar renuncie a prefeitura e assim o PDT poder lançar André Bueno candidato a prefeito. Somente quando março chegar e os processos que tramitam na Justiça tiverem uma definição, é que o PDT decidirá qual estratégia de lançamento de candidatura vai ser escolhida. De qualquer maneira, um Bueno será candidato a prefeito, seja o Pai, o filho e até ... o Ivanzinho!!!


A “Rosa” que murchou

A Rosa desabrochou, virou um símbolo, na “saúde” e nas ruas de Cascavel, sempre esteve presente nas lidas políticas. Mas acabou como todas, “murchou”. Sem água e terra, não existe “rosa” que resista, nem mesmo a “Rosa da Saúde”. A Rosa murchou, mas acabou derrubando também sua folhagem, ou seja, derrubou do poder o suplente que estava vereador, Josué de Souza.


Muita história

Sete dias e um fim. Voltar a ser suplente de vereador sem nenhuma perspectiva de assumir a cadeira novamente. Isto foi o que aconteceu com Josué de Souza. Calvo, alto, dinâmico e partidário, Josué volta à lida de assessor, seja do Executivo ou do Legislativo. Mas os 7 dias que esteve vereador, vão render muita história ainda. Os passos de “rosa” serão seguidos até a eleição do próximo ano, então, não falte ao trabalho para fazer política, porque o bicho vai pegar, é o que dizem nos corredores da Câmara Municipal.


“Xou” das “pracas”

A campanha do próximo ano será umas das mais acirradas, de um lado o atual prefeito Edgar Bueno tentando a reeleição, do outro, alguns nomes importantes disputarão a majoritária. Nomes como de Chico Menin (PPS), Alfredo Kaefer (PSDB) e Hélio Laurindo (PSB). Agora surge um novo embate político de rua, será o “xou” das “praças” na campanha de vereador. O que se sabe é que não ficará “pracas” de pé, principalmente as “Rosa”. É esperar pra ver!


MIGUÉ DA MÍDIA

Alguém pode me explicar qual o grau de confiabilidade das “consultas públicas” feitas através de enquetes na internet? Nem mesmo os programas reality show têm esta convicção, tanto que criam sistemas de segurança computacional e nem assim têm esta garantia. Especialmente quando estatisticamente o resultado sempre dá a favor de quem faz a consulta. Esta na hora da Prefeitura de Cascavel arranjar outro meio mais crível de medir a opinião pública da cidade. Caso contrário, não venha com migué que fazer enquete na internet é uma consulta pública legítima.


ARDE MAS NÃO QUEIMA

O ministro do Trabalho, Carlos Lupi (PDT) deve estar ardendo e quase queimando depois do festival de verborragia patrocinado por ele mesmo. Lupi esbravejou aos quatro cantos que só sairia do cargo “à bala”. Vamos ver até quando.

Passado o prazo de filiações partidárias, quando os pré-candidatos tiveram de se estabelecer em partidos, uma calmaria paira no ar. Apenas aparentemente...

O governador Beto Richa ficou dez meses sem aparecer em Cascavel, mas o mês mal completou dez dias e ele aparece pela segunda vez. O que estaria acontecendo de diferente?


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

Bafafá dos grandes no restaurante China durante a semana. As paredes disseram que tudo começou com um convite do prefeito Edgar Bueno aos vereadores da base para um PF. Os vereadores sem entender muito de abreviaturas compareceram, alguns pensando em “Por Fora”, tudo o que estava engasgado, {risos}, mas era somente um Prato Feito e jogar conversa fora, além da apresentação do novo líder de governo na Câmara escolhido pelo prefeito, o vereador Mário Seibert (PTC).

As divisórias nos contaram que a revolta foi total quando no anúncio da pauta da reunião. Disseram as fofoqueiras divisórias que do pagamento do PF (Prato Feito), gerou murmúrios inclusive no momento, por parte de alguns dos edis. Ao usar a palavra, comentaram em voz alta que se fosse para o prefeito convocar a reunião para falar de líder de governo e o PF daquele momento (Prato Feito) a reunião nem precisava ter acontecido, pois a base já vota tudo o que o prefeito manda, então para que líder de governo e pagamento de um PF (Prato Feito) tão somente precisar se reunir!

Os biombos da Secretaria de Saúde estão atentos a tudo. Segundo as informações a ordem é não dar trégua a funcionários da Saúde que querem ser candidatos a vereador e que não estejam no partido do prefeito ou partidos aliados para o futuro. A recomendação recai até mesmo para Rosa da Saúde que está filiada ao PSD, partido que tem o membro Jorge Lange, presidente da Cettrans. O assunto é pertinente, já que politicagem não pode ser feita durante o horário de expediente, caso aconteça, processos administrativos acontecerão.

Os tapumes das obras que deveriam estar colocados no Centro Esportivo Ciro Nardi, para construção da Arena Multi-uso, o que não estão porque não existe obra, nos informaram que o projeto não foi enviado ao Ministério dos Esportes ainda, porque a empresa que venceu a licitação do projeto, não consegue entregar o “memorial descritivo” da obra. Segundo informações, a empresa se mostra incapaz de elaborar as planilhas do memorial descritivo. Segundo os tapumes, isto vai atrapalhar em muito a busca de verbas junto a União, já que este projeto para ser contemplado terá que estar orçamento da União para o ano de 2012.


CHUPA QUE A CANA É DOCE

Mário Seibert quebrou a cara. Querendo fazer política em cima de Josué – conhecido aliado político – teve que voltar de sua licença antes do período de trinta dias para evitar que Rosa da Saúde assumisse a vaga garantida pela justiça. Lá se foram as férias antecipadas...


CHUTANDO O BALDE

A “base aliada” do prefeito Edgar Bueno na Câmara de Vereadores resolveu chutar o balde após não terem alguns de seus pedidos atendidos pelo mandatário do Executivo. Os outrora “fiéis aliados” que votavam e aprovavam toda e qualquer matéria enviada à Câmara pelo prefeito, sem qualquer questionamento ou discussão, resolveram em uma única sessão realizar todos os pedidos de vista atrasando a votação de projetos de lei de interesse do Executivo como forma de infantil protesto.

Dizem que seria porque o prefeito havia nomeado o vereador Mário Seibert como líder da base. A real intenção do grupo, não se sabe qual é... Fato é que a população saiu ganhando, uma vez que toda e qualquer discussão a respeito das matérias é sempre salutar...


BOCA DE PENICO

A suplente de vereador, Rosa da Saúde, que mesmo se desfiliando do PSC – partido que participava da coligação vencedora da vaga ocupada por Mário Seibert – resolveu pedir a vaga ocupada na semana por Josué de Souza. A suplente repetiu exaustivamente em entrevistas: “a vaga é minha, é minha”. A questão é que a vaga não fosse do partido ou da coligação – situação que não é pacífica no meio jurídico -; ainda sim a vaga seria da população e não de quem quer que seja.

O ministro do Trabalho, que depois de se auto declarar intocável, “baixou a bola”, mas continuou dando fora. Ainda em tom irônico e demonstrando total falta de respeito com a presidente da República, soltou a frase: “presidente Dilma [...] eu te amo”.


DIZEM QUE...

...é bom ficar de olho na sessão “limpa gaveta” da Câmara, já que na ânsia de se votar tudo rapidamente sempre tem no conjunto de projetos alguns “sacaninhas”. Será verdade?

...depois que o advogado Pascoal Muzelli assumiu sua vaga na Câmara de Vereadores morreu de vez o assunto sobre o pedido de impeachment do prefeito. Será verdade?

...também anda esquecido em Cascavel o assunto sobre a redução do número de cadeiras na Casa de Leis de 21 para 15. Será verdade?

...e mais esquecido ainda está o assunto sobre a meta de se alcançar duzentos mil eleitores na cidade. Será verdade?

...por causa do preço “popular” do prato típico de Cascavel, a quantidade dos ingressos vendidos para o costelão de fogo de chão promovida pela secretaria de cultura da prefeitura será a piada do ano. Será verdade?


SAIDEIRA

“Como a vaga é do partido e o mesmo me solicitou para que voltasse, estou reassumindo minha cadeira”. Mário Seibert (PTC), vereador cascavelense, tentando justificar o injustificável e escondendo o real motivo de sua volta.

0 comentários: