Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

COLUNA LUIZ NARDELLI DE 18 Á 23 FEVEREIRO


DILUÍDO E CONCENTRADO

Quem comeu o canário? Será que estamos surdos ou as pessoas é que estão falando muito baixinho? Homens, sempre sérios, não têm papas na língua na hora de fazer denúncias, seja qual for a gravidade, mas na hora de dar nome aos bois, começam a falar baixinho, bem baixinho. Os medíocres que procurem seu caminho. Ora, se vejo um gato comendo um canário, não vi apenas um “crime”, vi também quem foi quem comeu, sei se o gato é branco, preto ou pardo. Se você leitor ainda não percebeu, o cotidiano dos profissionais de imprensa é isso. Falamos às vezes do próprio umbigo, mas o toró de denúncias que inunda a imprensa cascavelense é quase sempre extraído dos meios políticos. Foi-se o tempo em que as denúncias eram tão somente de casos de polícia. Não se sabe qual o sinônimo certo para isso, podemos chamar de máfia transparente ou invisível. Máfia esta, embutida por vezes dentro da própria sociedade obscura em que vivemos. Vejo que a imprensa como um todo, não é uma panela de cozimento em fogo brando, ou uma frigideira com carvão ao redor, ela é aquilo que demonstra ser. A imprensa muitas vezes faz a parte da Justiça, do Ministério Público, da Promotoria Pública e age sobre a vontade da população, entretanto, em muitos casos fica para a imprensa o ônus da denúncia. Por isso nos entristecem algumas ações que deveriam ser tomadas pela Justiça, mesmo que tardia, e que não são; deixa mesmo para a mídia fazer o papel de defesa deste ou daquele, menos da população. Talvez uma agilidade maior em alguns casos, poderia ser evitado que no futuro pudéssemos ter como representantes nos cargos eletivos, pessoas de índole duvidosa. Com o perdão da palavra, é um saco ver que uns pensam que somos idiotas e que outros simplesmente, por vezes inocentes, confiam em qualquer coisa, até mesmo em “Papai Noel”. Então, onde está o erro? Quem comeu o canário, se o gato é, foi, ou pode ser nosso amigo?


POSITIVO

As obras do Autódromo Internacional de Cascavel estão a todo vapor, principalmente neste período de carnaval. Sinal de que alguns trabalham na Prefeitura.


NEGATIVO

Os Cmeis fecharem as portas na sexta-feira e abri-las somente na quinta-feira próxima. Onde os trabalhadores deixarão seus filhos para poder ganhar o sustento?

NOTAS

Candidatura própria

Parte dos membros do PTB de Cascavel não esconde mais o desejo de ter candidatura própria a prefeito neste ano. Segundo informações, Renato Silva e Jadir de Mattos podem figurar na lista de prefeituráveis quando junho chegar. Renato diz que não, mas ostenta a vontade de disputar novamente a cadeira de prefeito. Jadir, mesmo com a idade avançada, tem mostrado competência no trato da função pública. Portanto, qualquer um dos dois poderá representar bem o PTB na Prefeitura em 2013, afirmam membros do PTB.

Jogo político

Mesmo o PTB discutindo nomes para prefeito, ainda há quem diz que tudo isso não passa de um jogo político para favorecer a reeleição de Edgar Bueno. No sentido da frase “de quanto, maior, melhor” para Edgar Bueno navegar “solito” na liderança de votação no primeiro turno. Quanto mais candidatos, melhor para ele garantir vaga no segundo turno. Daí em diante, os acordos políticos juntados com o poder da máquina pública, resolverão o resto!

Jogado ao “Léo”

Coube ao 1º secretário da Mesa Diretora da Câmara Municipal de Cascavel, Léo Mion (PSDB), assumir a cadeira de membro da Comissão de Economia e Finanças do Legislativo. Marcos Rios (PDT) jogou o “pepino” para cima e não quis mais a função na Comissão. Segundo informações, isso poderia atrapalhar e muito seus planos futuro, ainda mais agora que está no partido do prefeito Edgar Bueno. Então mais uma vez, o “pepino” da incapacidade legislativa dos representantes da população foi “jogado ao Léo”.

Pré-candidato

O jovem Misael Junior, primeiro suplente de vereador da coligação (PP/PMDB) da eleição de 2008, não está para brincadeira quando o assunto é política. De partido novo, o PSD, Misael Junior vai disputar a cadeira de vereador, porém, é quase certo que virá em 2014 disputar uma das cadeiras de deputado. Ainda não sabe qual, se de deputado estadual ou federal. Membros do alto coturno da política nacional e estadual trabalham com estas duas hipóteses para ter Misael Junior em uma das duas Casas de Lei.

Pipocando

Começam a pipocar denúncias de corrupção no governo Beto Richa (PSDB). Passado mais de um ano a frente do governo do Estado, a administração ainda não mostrou para que foi eleita. Fontes palacianas garantem que o chefe da Casa Civil do Paraná, junto com um deputado estadual, pode deixar a pasta para assumir cargo no Tribunal de Contas do Estado. Mas não antes de ter direcionado milhões de verbas aos municípios de sua base eleitoral (e a fundo perdido). Enquanto alguns municípios estão se humilhando para conseguir algumas migalhas, os municípios da base do deputado nadam de braçadas.

Pano de chão

O vereador Mário Seibert (PTC) mais parece um pano de chão do que um legislador. Cabos eleitorais e membros do PTC fazem dele o pano de chão para limpar as sujeiras da política partidária comprometida. Não querem desligar da teta, por isso manipulam o vereador para que este seja sempre aquele pano de chão sujo e sem serventia alguma. Falta coragem ao vereador para dar um basta nisso tudo, argumentam alguns eleitores de Seibert.


AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes informaram que uma estratégia forte acontece no Paço Municipal com membros da administração, visando à eleição de outubro. Segundo as paredes, comenta-se que uma injeção de ânimo a Chico Menin (PPS) deve ser dada nos próximos dias, para que ele não desista de ser candidato a prefeito. Uma vez que apostam as fichas na fraqueza de Chico Menin em um possível plebiscito, ou seja, de mano a mano num segundo turno.

As divisórias por sua vez, ouviram a cúpula de partidos manifestarem interesse de uma possível coligação. PTB, PP, PMDB e PT podem formar um agrupamento já no primeiro turno e bater de frente com o restante das candidaturas. Conversas neste sentido já estão sendo feitas, porém, nenhum dos dirigentes partidários confirma que a estratégia é derrotar Edgar Bueno já no primeiro turno.

Os biombos de uma grande empresa de Cascavel comentaram que algumas reuniões são realizadas no local. Segundo os biombos, dois grupos de oposição deverão ser formados para disputar a eleição de prefeito. A intenção é ter apenas três grupos fortes disputando a cadeira de prefeito. Seriam então as duas chapas de oposição e da situação, no caso, do prefeito Edgar Bueno. O G-11 aposta que uma das duas passará para o segundo turno, ou até as duas de oposição, vencendo assim, a eleição. Caso passe uma somente, a união é certa no segundo turno.

Os tapumes das obras públicas de Cascavel vêem tudo o que acontece. Eles comentaram que o prefeito Edgar Bueno determinou a todos os envolvidos nos cargos de primeiro e segundo escalão que façam de tudo para que as obras em execução sejam entregues para inauguração no mês de agosto. Para os tapumes, a intenção do quanto mais próximo da eleição, melhor!!!

MIGUÉ DA MÍDIA

O Pitoco anunciou, o povo leu e interpretou. Mas parece ainda não ser definitivo. Frangão é o nome do PMDB para disputar a cadeira de prefeito de Cascavel, SIM. O informativo de 15 anos de existência, não informou que o 15 (número do PMDB) discute a participação de Frangão como candidato. A discussão tem tomado proporções animadoras entre membros de grupos da oposição. O próprio Frangão declarou a este colunista que ainda é cedo para ter uma definição, mas poderá sim, disputar a cadeira, ainda mais que contará com o apoio de partidos de ponta e aqueles em ascensão no município de Cascavel. Então o Migué está aí, o Pitoco publicou para agradar o “Rei”.

CHUPA QUE A CANA É DOCE

O promotor do Patrimônio Público de Cascavel vai à Justiça para cancelar a compra de Netbooks que a prefeitura de Cascavel estava pretendendo adquirir para “doar” aos alunos da rede municipal de educação. No entendimento da Promotoria, e do Observatório Social que começou a observar as ações do Executivo Municipal, os argumentos da compra no afogadilho, direciona para uma possível campanha eleitoral antecipada e com a intenção de lograr êxito nas urnas. A compra no afogadilho e a falta de planejamento fazem com que o ato seja transformado em suspeita de crime eleitoral. Chupa essa que a cana é doce, mas às vezes amarga o caldo.

ARDE MAS NÃO QUEIMA

O presidente da Ferroeste Maurício Quirino (o Magal) começou a sofrer da síndrome do ciúme. Pode ter a cadeira puxada a qualquer momento.

Está quase certa a nomeação do prefeito de Corbélia, Eliezer Fontana (PP), em um cargo de secretário no governo Beto Richa.

Região Metropolitana de Cascavel deverá ser pauta de discussão em breve na Assembleia Legislativa. O projeto continua engavetado, apenas por enquanto, afirma o deputado estadual Paranhos (PSC).

CHUTANDO O BALDE

Quem resolveu chutar o balde durante a semana foi o vereador Mário Seibert (PTC). Com requerimento em mãos, Seibert ameaçou protocolar durante a sessão da última terça-feira o pedido de desligamento como membro da Mesa Diretora da Câmara (2º vice-presidente). A turma do “deixa disso”, chegou e acabou vendo o requerimento ser rasgado. A turma em referência foi simplesmente membros do PTC cascavelense que não quer que Seibert seja independente nas ações no Legislativo, pois se assim acontecer, perderão a “teta” na administração Edgar Bueno. Agnaldo Carvalho e Josué de Souza devem ter motivo$ suficientes para não querer sair da prefeitura. Então o chute do balde ficou para outra ocasião.

DIZEM QUE...

...tem partido político em Cascavel que ao invés de colocar o bloco na rua, quer colocar o bloco na administração pública. Será verdade?

...quando março terminar, membros do partido e outros membros que compõem o grupo do deputado Adelino Ribeiro e que estão nomeados na prefeitura pedirão exoneração. Será verdade?

...Adelino Ribeiro vai mesmo de Kaefer (PSDB). As aparições junto ao Prefeito Edgar Bueno são somente para cobrar a parceria de 2008. Será verdade?

...o pedido de CEI teve somente três votos favoráveis à criação, porque os independentes e os vereadores de oposição ainda não sabem onde buscar as verbas para a campanha eleitoral que se aproxima. Será verdade?

SAIDEIRA

“Essa lei é fruto do cansaço, da saturação do povo com os maus tratos infligidos à coisa pública". Ministro Ayres Britto em votação da lei do Ficha Limpa.

0 comentários: