Coluna Luiz Nardelli

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quinta-feira, 1 de março de 2012

DEPUTADO PADOVANI AGENDA REUNIÃO DO PREFEITO EDGAR BUENO (CASCAVEL) COM REPRESENTANTES DA ANAC

Brasília, 28/fevereiro – Acompanhado do prefeito Edgar Bueno e do presidente da Companhia de Engenharia de Transporte e Trânsito (Cettrans), Paulo Porsch, o deputado federal Nelson Padovani (PSC-PR) esteve reunido, em Brasília, com diretores da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) para pedir que o órgão autorize, mesmo em caráter provisório, o início dos voos da Passaredo Linhas Aéreas em Cascavel, previsto para o próximo dia 12 de março. Ele alegou que a prefeitura e o governo do Estado já tomaram todas as providências possíveis para melhorar a infraestrutura do aeroporto, porém será necessário um prazo de adequação às normas de segurança estabelecidas pelo órgão.
Carlos Pellegrino, diretor de Operações, informou que, “atendendo a um pedido do deputado Padovani”, a Anac está reavaliando todo o processo envolvendo a Passaredo em Cascavel, mas observou, no entanto, que “a segurança não pode ser negligenciada”, e que a concessão de prazos de adequação só vale para serviços já em operação, e não para novas concessões. Já o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária, Fábio Rabbani, disse que autorizar a operação dos voos agora, mesmo que provisoriamente, abriria um precedente perigoso, o que levaria as demais companhias aéreas a requerer o mesmo tratamento, passando a operar sob exceção. Ele disse ainda que, além de um caminhão de bombeiros categoria AP2, o aeroporto de Cascavel precisa contar com uma brigada de incêndio especificamente treinada para atuar em aeroportos.
Ao final da reunião, os diretores deixaram claro que a discussão no momento é meramente técnica, e que todas as providências tomadas pelo município de Cascavel estão sendo analisadas.
Padovani, Edgar Bueno e o presidente da Cettrans também estiveram na Infraero, onde se reuniram com o assessor da presidência, Solimar Wichrowski. Eles apresentaram a situação do aeroporto e a problemática envolvendo os voos da Passaredo e aproveitaram para solicitar a doação de um caminhão bombeiro para o município e autorização para que a Infraero de Londrina treine as equipes de Cascavel. O deputado se diz confiante de que o caso Passaredo seja resolvido nos próximos dias.
Histórico:
A autorização para os voos da Passaredo foi dada pela Anac ainda em dezembro, mediante termo de segurança operacional apresentado pela Cettans e a empresa. A Passaredo iria operar com aeronave ERJ-145, com capacidade para 50 passageiros, em dois voos diários, ligando Cascavel a Curitiba e Ribeirão Preto (SP) e mais 18 localidades. Segundo a prefeitura, a empresa vendeu cerca de 2.500 bilhetes em pouco mais de um mês. A autorização foi suspensa pela Anac há duas semanas. Com isso, apenas a TRIP continua operando em Cascavel, com aeronave ATR-72/600 (turboélice). São quatro voos diários, ligando Cascavel, Londrina, Curitiba, Guarulhos (SP) e Campo Grande (MS).

2 comentários:

Anônimo disse...

O prefeito Edgar Bueno tem se esforçado muito para trazer o desenvolvido à Cascavel, com a ampliação do aeroporto municipal.

Muito se deve também ao Pessuti, que ao contrário de Requião, parece que nada tinha contra Cascavel.

Porém, o amadorismo como a coisa é feita e anunciada chega a ser acachapante.

Erraram todos os prazos e previsões. Erraram no cálculo do material.

Erraram e erram quando nas entrevistas informam a dimensão da pista, uns falam em 1730, outros 1800, outros 1750, e por aí vai.

Agora, parece que tentaram no jeitinho brasileiro trazer a Passaredo. Um tiro n´água (ou no pé), pois não passou na rigorosa análise da ANAC.

Pior ainda é o cenário que se vislumbra. A prefeitura tem pela frente a burocracia na hora de pedir aumento do efetivo dos bombeiros junto ao comando; a burocracia na hora da compra do caminhão, que já devia ter sido comprado em 2010, no anúncio da obra; a burocracia na hora fechar novamente o aeroporto (sim, ele será fechado pois falta uma camada de asfalto); a burocracia na hora se fazer o novo terminal; a burocracia na hora da compra dos equipamentos novos para a pista, como controle de voo e tráfego, iluminação e tantos outros exigidos pela ANAC e companhias.

Nota 10 ao Edgar pelo empenho. Nota zero para o planejamento.

Anônimo disse...

O prefeito Edgar Bueno tem se esforçado muito para trazer o desenvolvido à Cascavel, com a ampliação do aeroporto municipal.

Muito se deve também ao Pessuti, que ao contrário de Requião, parece que nada tinha contra Cascavel.

Porém, o amadorismo como a coisa é feita e anunciada chega a ser acachapante.

Erraram todos os prazos e previsões. Erraram no cálculo do material.

Erraram e erram quando nas entrevistas informam a dimensão da pista, uns falam em 1730, outros 1800, outros 1750, e por aí vai.

Agora, parece que tentaram no jeitinho brasileiro trazer a Passaredo. Um tiro n´água (ou no pé), pois não passou na rigorosa análise da ANAC.

Pior ainda é o cenário que se vislumbra. A prefeitura tem pela frente a burocracia na hora de pedir aumento do efetivo dos bombeiros junto ao comando; a burocracia na hora da compra do caminhão, que já devia ter sido comprado em 2010, no anúncio da obra; a burocracia na hora fechar novamente o aeroporto (sim, ele será fechado pois falta uma camada de asfalto); a burocracia na hora se fazer o novo terminal; a burocracia na hora da compra dos equipamentos novos para a pista, como controle de voo e tráfego, iluminação e tantos outros exigidos pela ANAC e companhias.

Nota 10 ao Edgar pelo empenho. Nota zero para o planejamento.