Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

terça-feira, 19 de junho de 2012



DILUÍDO E CONCENTRADO
A vida como ela é: Marcos Damaceno (PDT), presidente da Câmara Municipal de Cascavel, empossou a segunda suplente de vereadora da coligação PTC/PSC das eleições de 2008, Rosa da Saúde (PSD) na vaga do vereador afastado pela Justiça, Mário Seibert (PTC). O primeiro suplente, Alcebíades Pereira (hoje no PDT), reivindicou a vaga na Justiça, porque a análise do procurador da Câmara, Pascoal Muzelli Neto foi de que Rosa da Saúde não cometeu infidelidade partidária quando na mudança de partido, saindo do PSC e se filiando no PSD, partido recém criado. No entanto, Rosa Ligeiro Rafael, (Rosa da Saúde), foi mais “ligeira” – como o próprio nome enfatiza -, do que o PDT. Rosa assumiu e na segunda sessão assinou a proposição de abertura de CPI para investigar o prefeito Edgar Bueno (PDT) por denúncias de recebimento de propina – processo já em trâmite na Promotoria Pública -, mas que estava adormecido em uma das gavetas do Legislativo cascavelense, com apenas quatro assinaturas e precisava da quinta, para completar 1/3 de assinaturas. Então se deduz que a posse de Rosa da Saúde pode ter sido um tiro no pé para o presidente Damaceno como para o prefeito Edgar Bueno, ambos do PDT. Alcebíades Pereira só assumiu na sexta-feira a cadeira de vereador com uma liminar concedida pela justiça na quinta-feira.


POSITIVO
Foi a Justiça conceder liminar favorável ao suplente de vereador Alcebíades Pereira (PDT) que obteve 2.287 votos na eleição de 2008 para assumir a cadeira do vereador Mário Seibert, afastado pela justiça. 


NEGATIVO
Foi a Câmara empossar na semana passada a segunda suplente de vereador, Rosa da Saúde (PSD) sem consultar a Justiça Eleitoral. Fizeram as análises ao bel prazer, como se a Justiça não existisse. 


NOTAS
A vida é como é!
Comenta-se nos bastidores que Damaceno empossou Rosa por temer a entrada de Alcebíades Pereira, que é do mesmo partido, o PDT, e isso dificultaria sua reeleição. Mas não pensou que, se tivesse nomeado Alcebíades já na sequência do afastamento de Seibert, suplente do mesmo partido do prefeito e do próprio presidente, esta CPI não teria sido protocolada, tampouco iria para votação em plenário. Até porque, o desgaste é grande, tanto para o prefeito Edgar Bueno, quanto para os vereadores que não votaram favorável a abertura da CPI neste período que antecede a campanha eleitoral. 


Reeleição
É possível que todos os atuais vereadores (15) irão buscar a reeleição. Mesmo que alguns dizem estar indecisos, é certo que vão, até porque não conseguem ficar longe das “tetas” públicas. Além de que, muitos deles, se perderem esta “mordomia”, não sabem fazer mais nada.


Ciranda das cadeiras
Após a ciranda de posse que ora acontece para ocupar a cadeira do vereador Mário Seibert (PTC) afastado judicialmente do cargo, a expectativa dentro do próprio Legislativo é de que nos próximos dias mais ciranda acontecerá. Alguns otimistas chegaram a fazer contas que no mínimo teremos mais 10 posses no Legislativo até o final do mandato de 2012. 


Ministério Público
Tais comentários sobre a ciranda das cadeiras na Câmara de Cascavel ainda neste mandato são devido ao Ministério Público estar investigando os 15 vereadores. Caso o Promotor denuncie mais alguns que ora estão em investigação, mais afastamentos de titulares das cadeiras poderão acontecer. Indicativos são de que alguns poderão ser afastados ainda este mês, tudo para não atrapalhar as investigações. Será?


Alcebíades vereador
Foi dada posse ao suplente de vereador Alcebíades Pereira (PDT) na sexta pela manhã, na Câmara de Vereadores de Cascavel. Alcebíades que é o primeiro suplente da coligação de 2008 que contou com PTdoB/PTC/PSC foi empossado depois de obter liminar na justiça para assumir, já que a Câmara havia empossado Rosa da Saúde (segunda suplente) na vaga de Mário Seibert (PTC) afastado pela Justiça na semana passada. 


PR conversando?
O Partido da República de Cascavel está conversando com partidos de ponta no Município. O presidente do PR no estado do Paraná, deputado Fernando Giacobo, declarou que está conversando com o Deputado Alfredo Kaefer (PSDB), com a cúpula do PT e também com o prefeito Edgar Bueno (PDT). Isto significa que tudo continua como dantes, nada decidido ainda. Porém, conversas de bastidores são de que a executiva do PR de Cascavel já está alinhada com o PDT, até porque são base do governo na Câmara, fora os cargos de 2º escalão que o PR tem na prefeitura.


Chico candidato
Candidatíssimo a prefeito de Cascavel, Chico Menin (PPS) não esconde sua ansiedade. Durante a semana numa roda de conversas, Chico declarou que tem a possibilidade de vencer o Edgar Bueno já no primeiro turno. A declaração deixou alguns que estavam presentes boquiabertos, já que na maioria das discussões sobre prefeituráveis, todos querem saber quem vai para o segundo turno com Edgar Bueno. No caso, Menin é o primeiro a dizer que tem condições de ser eleito no primeiro turno, isto se os outros pretendentes ao cargo, não atrapalhar.



AS PAREDES TÊM... VIDA PRÓPRIA
As paredes do Palácio Iguaçu informaram à coluna sobre uma reunião acontecida por lá dias desses, entre o deputado federal, Alfredo Kaefer (PSDB), com membros do alto coturno do governo tucano, sobre a eleição de prefeito em Cascavel. Nela, a discussão foi para dar diretrizes de como será essa articulação. E aí, segundo as paredes, o deputado Alfredo pediu prazo até o dia 20 deste mês para dar uma resposta, se vai, ou não disputar a eleição. 


As divisórias, por sua vez, contemplaram a coluna com a informação de que a cúpula do alto coturno do governo tucano deixou claro para o deputado Alfredo de que seja qual for a decisão dele, uma coisa é certa, vai por conta própria. Tudo porque, o PSDB de Cascavel tinha a incumbência de buscar nos outros partidos que estiveram alinhado na campanha de Beto Richa uma discussão e todos caminharem juntos. O que não aconteceu, e caso venha acontecer, o prazo é curto e a maioria deles, já tem definido a que caminho irão seguir. 


Os biombos da Casa Civil informaram que a reunião entre Valdomiro Cantini (DEM), Ademar Traiano (PSDB), Valdir Rossoni (PSDB), Sergio Terres (sub-governador-PSDB) e o presidente do PSB do Estado, o Severino, substituindo Hélio Laurindo de Cascavel, acordaram que vão com Alfredo Kaefer. Sinal de que muitas coisas irão acontecer, porém, isto parece não ter agradado o empresário Hélio Laurindo que vem buscando sua candidatura e partidos para 
uma aliança há tempos. 


Os tapumes das obras do Autódromo Internacional de Cascavel informaram que a Fórmula Truck vai sair em agosto e ainda de lambuja, teremos em setembro a corrida da Stock Car. Tudo está devidamente alinhavado entre o prefeito Edgar Bueno e os representantes e detentores dos direitos da realização desses eventos. A reinauguração do Autódromo com estes eventos já é o suficiente para colocar o prefeito Edgar Bueno no segundo turno das eleições, asseguraram os tapumes. 


MIGUÉ DA MÍDIA
A mídia constrói, mas em Cascavel parece que ela mais destrói. É fácil relacionar 10 a 13 nomes que poderão figurar como candidatos a prefeito. Porém, esta mesma mídia que tem feito isto, já se preocupou em mostrar para população quanto custará a campanha de prefeito em Cascavel. Só para o primeiro turno? De onde estes que se intitulam candidatos buscarão o dinheiro para campanha? Pois bem, este é o maior migué que a mídia faz. Porque não dizer que uma campanha de prefeito em Cascavel, não custará menos de R$ 1,5 milhão, isto para uma campanha “pobre”. Então, se deduz que eles já largam na campanha se vendendo!



CHUPA QUE A CANA É DOCE
Candidatos já estão nas ruas abraçando criancinhas e fazendo promessas que não serão cumpridas. Em período eleitoral, a população consegue pelo menos enxergar alguns desses caçadores de votos nos bairros e periferia. A população passa 3,5 anos sem ver sequer aquele que um dia pediu ou “comprou” seu voto, com promessas e mais promessas, porém acaba mesmo é chupando o bagaço da cana, porque o caldo, se eleito, é o político que acaba ingerindo.



ARDE MAS NÃO QUEIMA
Tem gente colocando o nome para disputar a eleição de prefeito para valorizar o passe nas convenções.


Hélio Laurindo (PSB) é o nome que todos os pretensos candidatos a prefeito querem de vice. Tudo por causa do dinheiro que dizem que ele tem e vai colocar na campanha. 


Outro que todos querem como aliado é Alfredo Kaefer, também pelo dinheiro que ele diz ter, e não pela capacidade política administrativa que ele possui. 


Paulo Mion (PSL) e o deputado estadual Adelino Ribeiro (PSL) estiveram reunidos durante a semana. O assunto discutido parece ter sido o lançamento da candidatura de Mion a prefeito pelo PSL.


Marlise da Cruz do PV, aliada de Hélio Laurindo (PSB), parece que foi negociada no mesmo pacote com o DEM e PSB em Curitiba para apoiar Alfredo Kaefer do PSDB a prefeito em Cascavel. 


CHUTANDO O BALDE
Os bastidores da política em Cascavel têm sido assunto todo dia. Com o afastamento do vereador Mário Seibert (PTC) feito pela justiça, levantou-se uma discussão: quem é o suplente? Quem assume? Aliás, ninguém se entende nesta ciranda de discussões que ora acontece.


O certo mesmo é que o vereador Mário Seibert, no momento afastado, caso não veja possibilidade de retorno em curto prazo, vai chutar o balde de vez e renunciar a vereança. Assim, acaba com a discussão de quem assumirá a sua cadeira. Fica o suplente do partido, no caso Josué de Souza (PTC). Pelo menos é o que a lei de fidelidade partidária prevê!


Quem está próximo de chutar o balde e abandonar a intenção de disputar candidatura a prefeito em Cascavel é Hélio Laurindo (PSB). Segundo informações, Hélio é chamado para todas as reuniões de partidos aliados ao governo do Estado, porém, seu nome, mesmo colocado em discussão já há tempos, é excluído quando o assunto é a formação de chapa majoritária. Hélio até que topa ser o candidato de oposição, porém não quer ser usado para “acordos” por alguns espertalhões.


BOCA DE PENICO 
Vejo tanta gente falando asneira nas análises políticas no momento que o ícone desta semana ficaria pequeno demais para caber tanta “merda” que é jogada como informação. São advogados debatendo assuntos que não conhecem, políticos analisando e dando parecer de casos que não lhe competem, e a população engolindo toda essa desinformação por não entender de política e tão pouco estar inserido no processo, muito por conta de que esta mesma população não procura saber escolher seus dignos representantes. Então o ícone desta semana, ficará sem nominar nomes para o penico. Será coletivo!


DIZEM QUE...
...quem não decidiu se vai disputar as eleições e só fica discutindo pelas beiradas é porque na realidade só quer negociar. Será verdade? 


...em time que está ganhando não se mexe. Caso o PSDB não coligar com Edgar Bueno (PDT), o vice continuará sendo Jadir de Mattos. Será verdade? 


...o diretor da 10ª Regional de Saúde de Cascavel, Miroslau Bailak, poderá ser o nome indicado pelo PSDB para uma possível coligação com o PDT, caso Kaefer desistir da candidatura. Será verdade? 


...não será surpresa ver PMDB, PP e PT juntos nesta eleição. A ordem estaria vindo de Brasília. Será verdade? 


SAIDEIRA
“É sem dúvida mais fácil enganar uma multidão do que um só homem”. Heródoto.

0 comentários: