Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

segunda-feira, 9 de julho de 2012

Candidatos a prefeito de Cascavel

Campanha eleitoral
Se eu fosse um autor, escrevia um roteiro para filme de “curta metragem” sobre a eleição deste pleito em Cascavel. O título seria: Cinco homens e duas mulheres em busca do poder.



Lísias Tomé
Candidato a prefeito pelo PSDC em chapa puro sangue. Segundo informações, a candidatura de Lísias Tomé vem para mostrar obras realizadas em sua gestão e também na busca de uma vaga no segundo turno das eleições. Há quem diz que a candidatura de Lísias pode ser surpresa, já que tem dado demonstração de que aprendeu a ser político.



Chico Menin
Esta candidatura pode se dizer que é uma candidatura da persistência. Ao longo destes quase quatro anos da última eleição, Menin concentrou forças na busca de ser candidato neste pleito. Mesmo com “ofertas” vantajosas para ele não disputar a eleição de prefeito, Menin continuou firme em busca de seu propósito: ser prefeito de Cascavel.



Rosana Nazzari
Uma candidatura puramente ideológica, mas com discurso consistente sobre como governar com o povo. Apesar de ter de lutar contra a tão propagada “burguesia” dita por eles – membros dos partidos coligados -, a candidatura de Nazzari vem para representar a esquerda e escrever mais um capítulo da “legítima oposição” neste pleito eleitoral.



Idalina Barreiros
Considerada por muitos, mãe dos oprimidos, dos esquecidos, a candidatura de Idalina Barreiras, lançada nos últimos minutos do prazo final de candidaturas, pegou boa parte dos políticos cascavelenses de surpresa. Porém, deverá amargar durante a campanha, chacotas e citações de seus familiares, já que para alguns, a candidatura de Idalina é para suprir o ego do marido e filhos, além de o sobrenome Barreiros continuar inserido na política local.



Jorge Lange
Apesar de a crítica política ter duvidado da candidatura do PSD, o lançamento e o registro formalizado, demonstra que em Cascavel mais um grupo de políticos foi criado. A candidatura de Jorge Lange, não só rompe a linha das críticas negativas, como propõe mudanças na forma de governabilidade. Uma vez que o PSD é base de sustentação do governo do Paraná, assim como é base do governo federal. Esta candidatura é a união do útil com o agradável!



Edgar Bueno
Candidatura que veio confirmar o que sempre soubemos. Se há eleição, Edgar disputa. Porém, a estratégia utilizada pelo atual prefeito, em manter sua base e buscar no adversário o seu vice, é algo que só as urnas poderão dar a resposta. Todavia, toda eleição estrategicamente elaborada, mostra um dinamismo diferenciado. Uma coisa é se utilizar de estratégia, outra é fazer votos suficientes para se eleger, então, por mais que a situação do atual alcaide esteja aparentemente tranquila, o que será determinante mesmo será o voto!



Professor Lemos
Candidato do PT rumo à eleição deste ano, Professor Lemos, cidadão de fala mansa e cadenciada, ainda é uma incógnita. Mesmo contando com o apoio incondicional do governo federal, buscou para vice, o PMDB que forma chapa majoritária no governo Dilma. Resta saber se todo o potencial econômico e estratégico do governo federal virá a Cascavel, caso contrário, Professor Lemos poderá ser mais um daqueles que sai candidato esperando uma coisa e termina recebendo outra!




0 comentários: