Coluna Luiz Nardelli

Coluna Luiz Nardelli
colunaluiznardelli@gmail.com

quinta-feira, 8 de dezembro de 2011

Pagina Refresco em PÓ

* Por Luiz Nardelli

DILUÍDO E CONCENTRADO

Não se iluda, não se desgaste, apenas interprete o que é ser um vereador. Em Cascavel, os vereadores vêm sofrendo uma punição imensa, punição esta investida na forma de dúvidas. Aqueles que foram eleitos para serem representantes da população mudaram as regras e passaram a ser representantes deles mesmo. Não é difícil perceber, na sua maioria, os vereadores acuados, com medo, semblantes alterados, tudo devido à cortina de denúncias que rondam o prédio do Legislativo cascavelense. São denúncias de improbidade administrativa e crime contra o erário. O estopim desta crise parlamentar ocorreu justamente quando foi divulgado que havia suspeita de vereadores se apropriando de salário de assessores ou parte deles, o que acarretou na descoberta de possíveis nomeações “fantasmas” na administração. O Ministério Público vem investigando todos os casos, porém, até o momento, não há condenados e tampouco criminosos quanto a estes assuntos. A facilidade de nomeações na administração da Câmara, muitas delas reivindicadas pelos próprios vereadores, fizeram com que uma suposta “caixa preta” fosse guardada a sete chaves. No momento foi aberta e gerou toda esta situação vergonhosa. Mas muitos dos que levaram vantagens políticas - e porque não dizer, financeiras, - se esconde atrás do anonimato para não se comprometer, e assim, quem sabe sair ileso deste triste episódio. Uma coisa vale a pena ressaltar. Não há corrupto, se não haver o corruptor. Então, viva as salsichas, por que, o molho já está pronto!

POSITIVO

Finalmente, depois de meses de atraso da entrega, entre falta de pedras e mudança de projetos, as obras de ampliação na pista do Aeroporto de Cascavel terminaram e foram entregues à cidade.

NEGATIVO

Mesmo com as obras prontas e com a pista preparada para pousos e decolagens de aviões de grande porte o Aeroporto de Cascavel ainda não está recebendo os prometidos vôos comerciais.

NOTAS

Crise familiar

Tudo indica que a crise familiar assolou mesmo nas famílias Bueno e Sotille. Parece que num passado não muito distante, o prefeito Edgar Bueno e o sobrinho presidente da Câmara não estavam falando a mesma linguagem. Não conversaram e as denúncias de suposta corrupção na Câmara fez com que os laços familiares ficassem distanciados. Nenhum dos dois confirma, mas a situação entre os dois mandatários do Município, um no Executivo e o outro no Legislativo, não caminham para uma harmonia consistente.

Brigas entre vereadores

Com as denúncias de supostas fraudes na Câmara de Vereadores de Cascavel, com nomeações de assessores que sequer sabem dizer onde exerciam as funções, o que restou foi alfinetada entre os próprios vereadores. Há “briga” entre eles, já não há mais como esconder. Alguns concordam com a atitude do presidente em exonerar todos de uma só vez, outros nem tanto. Todavia, os comentários são de que se um cair, outros poderão seguir o mesmo caminho!

Cadê o denunciante?

Cascavel vive nos últimos dias nas manchetes dos principais veículos de comunicações. A Câmara de Vereadores acatou as orientações do Ministério Público, não se opôs, fez tudo o que o MP determinou. Porque será? Um denunciante sem mostrar a face, causou todo este transtorno? Bem, o certo seria o MP buscar o “cara escondida” e interpelar este que poderá virar herói. Porém, se o “cara escondida” for uma farsa, então teremos de rever algumas coisas. Mas pelo menos serviu pra uma coisa, colocar ordem na Casa, de Leis!

Luzes da Ribalta

Chaplin fez o mundo rir, sem dizer uma palavra! Já os vereadores de Cascavel estão fazendo a população chorar, dizendo muitas palavras. Na maioria das vezes, calar-se é o melhor remédio. No caso da “bomba” que estourou na Câmara nos últimos dias, o melhor seria os vereadores ao invés de dar explicações, repensar seus atos e quem sabe compor uma melodia como Luzes da Ribalta. Não precisa de palavras para explicar sentimentos, basta ser aquilo que se propôs a ser. Não é vergonha copiar, ainda mais quando a cópia é de uma personalidade como Charlie Chaplin.

MIGUÉ DA MÍDIA

Miguelaço mesmo foi a TV Tarobá mostrar a imagem ofuscada de uma pessoa denunciando vereadores que estavam se apropriando do salário dos assessores e o Ministério Público ainda não solicitar a Tarobá o nome da denunciante de cara escondida. Se já o fez, então porque não divulgar o nome e quem é o herói ou a heroína?

AS PAREDES TÊM...VIDA PRÓPRIA

As paredes não conseguem mesmo guardar segredos. Elas contataram a coluna para informar que um “golpe de mestre” está para acontecer no PMDB local. Segundo elas, o empresário e ex-presidente do PMDB cascavelense, Marcos Formighieri, quer que os atuais dirigentes do partido chamem as eleições do diretório para os próximos dias. Além de colocar o nome a disposição para presidir a sigla novamente.

As divisórias do mesmo local onde as paredes estão situadas foram além e disseram que uma trama para Marcos Formighieri se tornar presidente do Partido foi montada. Na trama que não tem nada de drama, aparecem figuras importantes da política nativa. Na trama montada, Marcos Formighieri vira presidente do PMDB e coloca o partido para apoiar a candidatura de Edgar Bueno (PDT) à reeleição. Edgar ganha os minutos que precisa para ser utilizado no horário gratuito de rádio e televisão e dá em troca a cadeira do vice para o PMDB.

Os biombos por sua vez, capricharam nas análises e deixaram escorregar a informação à coluna que a estratégia foi montada para o PMDB cascavelense cair fácil nas mãos de Formighieri. Isto acontecendo, o partido indica o candidato a vice-prefeito de Edgar Bueno. Que é nada mais nada menos que o vereador Nelsinho Padovani (PMDB). Segundo os biombos, a estratégia foi montada pelo deputado federal e pai de Nelsinho, Nelson Padovani do PSC e Marcos Formighieri.

Já os tapumes que não presenciaram a reunião dos articuladores, Nelson “Pai-do-vani” e Marcos Formighieri, deram pitacos no assunto. Trouxeram quentinhas para a Refresco em Pó que o candidato a vice-prefeito na chapa de Edgar Bueno, Nelsinho Padovani, tem tudo para se consolidar, caso Formighieri seja eleito presidente do PMDB. Ainda os fofoqueiros tapumes, disseram que tudo já está devidamente costurado entre Edgar, Pai-do-vani e Formighieri!

CHUPA QUE A CANA É DOCE

Vanderlei dos Anjos, promoter cultural, tem dado demonstração de querer ser o presidente do PMDB local, mas o sonho pode esbarrar na articulação de Marcos Formighieri e Nelson Padovani (PSC). Vanderlei presidente do PMDB de Cascavel, não soma para a coligação com o PDT de Edgar Bueno. Então, se deduz que Vanderlei dificilmente se tornará presidente do PMDB. Os bagrinhos do partido terão de chupar o bagaço da cana, porque o doce caldo é do Formighieri e do “Pai-do-vani”

ARDE MAIS NÃO QUEIMA

Ainda bem que o prefeito de Cascavel, Edgar Bueno não é prefeito de Cairo no Egito. Se fosse, com certeza, iria demolir as pirâmides do Egito. Elas estão lá por mais de 2.000 anos “sem nenhuma utilidade”. Tal como a justificativa dado para a demolição do Teatro Barracão do Lago Municipal.

O prefeito Edgar Bueno acaba de entregar mais uma casa na Cidade de Cascavel. Trata-se da casa do Papai Noel. Se bem que é uma reposição, já que a do ano passado, a Suzana construiu e o Renato deixou queimar.

Nunca na história de Cascavel foram baixados tantos tributos dos imóveis do deputado Nelson Padovani (PSC) sem o devido pagamento, como nos últimos tempos. Tudo devidamente prescrito pelo tempo.

CHUTANDO O BALDE

Alguns vereadores aproveitaram a exoneração em massa que o presidente do Legislativo, Marcos Damaceno (PDT), fez para arrumar a Casa quanto ao quadro de assessores nomeados, e, acabaram por chutar o balde em não mais recontratando alguns daqueles assessores “mala” que os próprios edis já não suportavam mais. Porém, a via é de duas mãos, alguns prometem meter a boca no trombone e contar tudo o que sabe.

BOCA DE PENICO

Quem fala demais dá bom dia a cavalo! O boca de penico da semana vai para aquele assessor que além de ser um péssimo profissional, aceitando ser nomeado sem cumprir suas funções na Câmara de Vereadores, ainda aceitou que os “espertos” amigos fizessem financiamento em seu nome. As parcelas do financiamento eram pagas com o dinheiro que recebia mensalmente. Como agora foi exonerado, o que vai falar, como vai pagar, uma vez que o vereador que fez o financiamento no nome do “laranja” não tem como quitar mais as parcelas, até porque parece que a farra acabou!

DIZEM QUE...

...as denúncias de suposta corrupção da Câmara de Vereadores de Cascavel partiram de fogo amigo. Será verdade?

...pode não demorar muito para alguns dos atuais vereadores de Cascavel façam “sessões ordinárias” na 15ª SDP. Será verdade?

...se continuar no ritmo que está a política cascavelense, em breve faltará promotor público para investigar tanta maracutaia. Será verdade?

SAIDEIRA

“Se o povo soubesse como são feitas as leis e as salsichas!”. Chanceler Otto Von Bismarck (1815-1898)

2 comentários:

Anônimo disse...

Caro Luiz Nardelli,

As obras no aeroporto não terminaram, como você divulgou.

Na verdade, falta ainda todo o trecho de ampliação da pista, 15 metros na largura e 120 no comprimento, além de duas camadas adicionais de asfalto no trecho antigo.

Na prática a pista continua com o mesmo tamanho anterior.

Pior que para receber aviões maiores, falta ao aeroporto o enquadramento na categoria 6 de combate à incêndios, que hoje é de 3. Para atingir esta categoria deverá ser adquirido um caminhão de bombeiros específicos.

Até para operar o ERJ-145 da Passaredo é necessária a categoria 6.

Se possível investigue isso junto à ANAC, que é a responsável pela liberação de voos e de aeródromos.

Anônimo disse...

é isso aí é nelsinho para vice ele é um bom nome e um bom vereador tem visão de futuro parabéns padovani e formigueri.